Tenet #filme


Trilogia Cavaleiro das Trevas; A Origem; Interestelar; O Grande Truque; Dunkirk. Não é por acaso que quando o diretor Christopher Nolan anuncia um filme, logo se cria uma grande expectativa. Foram tantos acertos, tantos elencos de peso, tantos roteiros complexos e instigantes que fica difícil, de fato, achar que não se irá assistir a mais um grande filme ao ver o nome do diretor abaixo do título. Aí, veio o louco ano de 2020, a pandemia, e Nolan lançou Tenet, que, vale ressaltar, tem a cara do diretor em vários aspectos: a claridade e a clareza das cenas, a trama propositadamente confusa que propõe um quebra-cabeças de mais de duas horas ao público, o elenco de peso, os inícios a mil por hora; realmente, Christopher Nolan não é diretor para filmes bobos e de puro entretenimento, mas…

Uma ideia raramente é tão valiosa quanto sua execução e eu devo admitir que a premissa de Tenet é muito interessante, mas o bom senso que se fez presente nas produções citadas acima aqui faltou. O quebra-cabeças ficou chato, perdeu fôlego e acabou por tornar cenas muito bem-feitas – como, aliás, o diretor sempre faz – irrelevantes. Para quem assistiu A Origem, esse talvez seja seu trabalho mais parecido com Tenet, mas infinitamente mais bem executado e com história muito mais cativante. A química entre os viajantes do tempo vividos por John David Washington e Robert Pattinson é perfeita, mas insuficiente para segurar uma história confusa e talvez um pouco pedante.

Jamais direi que Tenet é um filme ruim, até por se amparar em gente altamente competente no elenco e na produção, mas, com certeza, de todas as obras de Nolan, é a mais chata e a única que me fez olhar para o relógio ao longo de suas duas horas e meia de duração.  Talvez fosse mais curto, com menos cenas explicativas sobre paradoxos temporais que nós, reles mortais, por vezes não entendemos, fosse a obra-prima do diretor. Mas não é. Bem longe disso, aliás.

Ficha técnica, sinopse

Tenet

Direção: Christopher Nolan

Elenco: John David Washington, Kenneth Branagh, Robert Pattinson e outros

Nacionalidade Eua

Sinopse

Um agente da CIA conhecido como O Protagonista (John David Washington) é recrutado por uma organização misteriosa, chamada Tenet, para participar de uma missão de escala global. Eles precisam impedir que Andrei Sator (Kenneth Branagh), um renegado oligarca russo com meios de se comunicar com o futuro, inicie a Terceira Guerra Mundial. A organização está em posse de uma arma de fogo que consegue fazer o tempo correr ao contrário, acreditando que o objeto veio do futuro. Com essa habilidade em mãos, O Protagonista precisará usá-la como forma de se opor à ameaça que está por vir, impedindo que os planos de Sator se concretizem.

Previous Ian Hawkey - Di Stéfano #resenha
Next Os Novos Mutantes #filme

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *