Hoje é o dia mundial do livro. Nada melhor que começar citando um grande autor que adoro, Stephen King:
A ficção é a verdade dentro da mentira.
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura[1], a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995[2].
A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega[3]. Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo[4].
Todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o dia
Fonte: Wikipedia
Um leitor inteligente descobre frequentemente nos escritos alheios perfeições outras que as que neles foram postas e percebidas pelo autor, e empresta-lhes sentidos e aspectos mais ricos.
Michel de Montaigne
E para finalizar, Eça de Queirós. Imagine o que ele pensaria dos e-readers, tablets e etc onde lemos ebooks e todas outras formas de leitura!
Esta expressão «Leitura», há cem anos, sugeria logo a imagem de uma livraria silenciosa, com bustos de Platão e de Séneca, uma ampla poltrona almofadada, uma janela aberta sobre os aromas de um jardim: e neste retiro austero de paz estudiosa, um homem fino, erudito, saboreando linha a linha o seu livro, num recolhimento quase amoroso. A ideia da leitura, hoje, lembra apenas uma turba folheando páginas à pressa, no rumor de uma praça.
Eça de Queirós
See ya!
Rosana
Eça de Queiroz deve estar se remexendo no túmulo, coitado!
Oi Rô!
Realmente, esse dia é muito especial para os viciados na leitura o/
Bjs!