Olá!
Nessa época em que vivemos o sucesso instantâneo que é esquecido proporcionalmente a velocidade em que é criado, quem não conhece Pink Floyd ( em que planeta você estava?), tem o dever de ao menos ouvir uma música e assistir ao vídeo da música Another Brick in the wall.
Eu cresci ouvindo música, muito rock, e não consigo pensar em uma ”trilha sonora” da minha adolescência até hoje , que não tenha Pink Floyd e lamento nunca ter assisstido no Brasil a um show deles ( não só do Roger Waters).
Já li outros livros de biografia de bandas e do Pink Floyd também, mas esse é muito, muito bom e diferente dos outros, começando da mensagem do tradutor Alexandre Callari ao prefácio brasileiro, muito bem escrito, e já preparando o leitor para o que vem.
Nos bastidores do Pink Floyd relata detalhes de uma banda controversa, onde seus integrantes tem sérios problemas de comunicação e o ego domina. As brigas, a tensão entre Roger Waters, David Gilmour e cia é lendária. Tanto que a banda se dividiu e Roger Waters é bem conhecido em sua carreira solo, e David Gilmour e cia, depois de disputa judiciais com Waters ”ficou” com o nome Pink Floyd e continuou se apresentando com outros integrantes da banda.
O autor colheu um material impressionante e cheio de detalhes através de suas entrevistas ( amigos, rodies, ex integrantes,produtores e etc ), inclusive pessoas que nunca antes haviam se disposto a falar sobre a banda ( a banda sempre teve suas reservas em relação a entrevistas). O texto é completo, agradável e revela uma história complexa dos integrantes, as personalidades de quem estava no processo criativo, o começo e podemos entender e conhecer o cenário e impressões de uma época, e também dando uma outra perspectiva sobre o papel de Syd Barret.
O livro começa já com a tensão do show que eles fizeram para o live 8 ( em 2005), tanto das autoridades pelo número de pessoas como a bomba que poderia explodir entre Gilmour e Watters e os outros integrantes apesar da trégua.
No dia em que a reunião do Pink Floyd foi anunciada, circularam rumores de um produtor que ofereceu 50 milhões de dólares para ter os quatro em turnê
Há passagens excelentes e cheias de ego também, uma delas é quando Waters, já solo, convida Eric Claptom para gravar as guitarras do disco e saem em turnê, mas no show, as pessoas ficam extasiadas com Clapton em seus solos de guitarra, avendendo isqueiros e Waters sente-se como coadjuvante, joga o baixo no chão gritando: ” O grande Eric Clapton” e sai do palco, mas volta depois e diz “Não fui profissional”.
Uma outra interessante é que entre as sessões de gravação, Nick Manson correu com sua Ferrari em Le Mans e chegou em segundo lugar.
O autor seguiu uma linha do tempo, e em em seguida temos o panorama dos anos 6o e as ”experiências” musicais, Cambridge, LSD e as viagens com música do Pink Floyd, o ego, as brigas. E daí por diante é toda a história de uma banda, de uma maneira nunca antes exposta, e esse livro é completo, cheio de detalhes e informações para os fãs, e para quem ainda não conhece se não a melhor, uma das melhores e mais influentes bandas de rock progressivo. Imperdível.
Eu li o livro, obviamente, ao som de Floyd. As folhas não são brancas, o que proporciona uma leitura mais agradável, a diagramção também é muito bem feita e a capa é totalmente a ver, seguiu a capa original, mas gostei muito mais da brasileira. Pink Floyd é o ícone do Rock progressivo e o livro faz jus a sua história!
O Pink Floyd tem uma história secreta, conturbada e fascinante, que começa em Cambridge na Inglaterra, nos tempos da Segunda Guerra Mundial, quando seus integrantes ainda eram crianças, e se estende até recentemente.
Capa, ficha técnica e sinopse
Nos bastidores do Pink Floyd
Pigs might fly
Mark Blake
ISBN: 9788563993342
Editora: Generale
Número de páginas: 456
Encadernação:Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2012
Sinopse
A vida e a música Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett, assim como seus conflitos, neuroses, medos, paixões e vitórias, são esmiuçados, em um relato que impressiona pela riqueza de detalhes. Contendo entrevistas com dezenas de pessoas próximas aos músicos – amigos, namoradas, parceiros de trabalho, testemunhas, críticos musicais -, bem como depoimentos dos próprios membros da banda, Nos bastidores do Pink Floyd acompanha passo a passo a gênese do Pink Floyd e toda a sua carreira.
Capa original
How I wish, how I wish you were here
We’re just two lost souls
Swimming in a fish bowl,
Year after year,
Running over the same old ground.
What have we found?
The same old fears
Wish you were here
Trecho de I wish you were here
* Como eu gostaria que você estivesse aqui/ Somos apenas duas almas perdidas / Nadando em um aquário/ ano após ano/ Correndo sobre esse mesmo velho chão/ O que nós encontramos? / Os mesmos velhos medos / gostaria que estivesse aqui…
Another Brick in The Wall ( vídeo)
Dica:
Assista ao filme ”The Wall” ( 1982) de Alan Parker , também ao viajante – Pink Floyd: Live at Pompeii (1972)
E a algum show em vídeo, é uma experiência sem igual.
Site oficial: Pink Floyd
Depois do livro e de tudo isso, se você não se tornar um fã, garanto que a viagem pelo menos terá sido inesquecível!
Boa leitura.
Você pode comprar o livro com uma oferta legal na ->>> Saraiva
See ya!
Rosana
Eu não curto muito Pink Floyd, mas concordo que quem não conhece só pode que mora em outro planeta, kkkkkkkkkkkkkk! Eu gostei mais da capa brasileira do que a original.