Para iníco de conversa, espionagem é um dos meus gêneros favoritos! Se é o seu também, pegue o livro, acomode-se e prepare-se para uma história de tirar o fôlego. O livro já me encantou, e o filme ainda não assisti, mas soube por amigos que é muito bom.
A história do livro é um relato de Antonio Mendez, um ex-agente da Cia, ou seja, baseado em fatos reais, sobre uma operação “de resgate” de seis diplomatas, no Irã.
O quadro é o seguinte: fim dos anos 70, os EUA apoiavam o xá Mohammad Reza Pahlevo que não era apreciado pelo povo ( novidade os EUA fazerem algo assin, não?) e quando ele saiu do país os EUA deram asilo político para ele e negam devolvê-lo para ser julgado, Khomeini que assumiu o poder não aceita o que os EUA fizeram, corta relações com e os iranianos invadem a embaixada dos EUA em Teerã fazendo reféns 66 funcionários do governo americano. Na confusão seis diplomatas conseguem fugir e ficam escondidos na casa do embaixador canadense. A situação é tensa e se descobrirem esses seis diplomatas é morte na certa. Os funcionários que permaneceram, ficaram como reféns por 444 dias!
Assim, o agente Tony Mendez cria um plano genial – ele pretende se passar por um produtor de cinema interessado em filmar uma ficção científica no Irã, junto com mais outros agententes especializados em falsificação e até em efeitos especiais e assim os seis americanos a serem resgatados, se passariam por membros da sua equipe de filmagem. O filme de ficção é Argo ( que é a operação de resgate, a “exfiltração”). Qualquer detalhe que eu fale vai acabar com a graça da história.
Enquanto guardava os pincéis, os estágios iniciais de umplano começaram a surgir. Não precisamos apenas criar novas identidades e disfarces para os americanos. Alguém teria de se infiltrar no Irã, fazer contato com eles e avaliar sua capacidade de executar o plano.
O que posso dizer é que o ex-agente dá detalhes até demais durante a narrativa do livro. Ele começa contando que gostava de pintar mas a vida acabou o levando para CIA e tornou-se especialista em desenhos, com isso acabou especialista em disfarces. Além de narrar como foi esse “resgate”, ele cita um mundo de nomes e fatos, mescla as suas experiências pessoais, dando um ótimo panorama do que acontecia na época.Os EUA eram aliados do Irã e os apoiavam, sabiam? Talvez não muitos lembrem do Kholmeini, mas na década de oitenta víamos na tv muitos horrores associados a ele. Somos muito bem situados com a narrativa, com certeza 🙂 E ao contrário do que é comum, os EUA no livro não são enaltecidos e o agente agradece ao Canadá que foi realmente o país que o ajudou.
É um livro sobre espionagem e ao mesmo tempo muito bom para entendermos a história do que aconteceu na época. É real. Não é como 007 bem fantasioso 🙂 E a idéia de como “resgatar” os americanos é genial demais, você fica preso na leitura. Imperdível. Recomendo!
Capa, ficha técnica e sinopse:
Argo
Argo
Antonio Mendez e Matt Baglio
ISBN:9788580572445
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 256
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 cm
Ano Edição: 2012
Sinopse
Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 53 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo.
Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem e inspirou o filme Argo. Dirigido e protagonizado por Ben Afleck , o longa tem produção de Grant Heslov e George Clooney e ainda conta com Bryan Cranston, Alan Arkin e John Goodman no elenco.
Boa leitura.
See ya!
Rosana
Gostaria muito de me interessar por este tipo de livro, além de sentir o desejo de alugar o filme, mas esse tipo de história não me atrai e faz com que eu nem pense remotamente em ter em minhas mãos qualquer exemplar.
Não vi o filme, mas conheço a estória. Gostei da resenha e é o tipo de livro que distrai bastante.
espionagem também é um dos meus gêneros favoritos, e, pela resenha, parece que eu vou amar ler esse livro! o livro parece ser O MÁXIMO!
Eu amo livro desse jeito, que tem espionagem e fatos verdadeiros. E ainda mais quando se fala da CIA e Irã! Irã um Estado tão distante e sombrio. Estou louca para ler o livro, pois prefiro que assistir ao filme!
Beijos
Adriana
Quero ler o livro e ver o filme… Parabéns pela resenha, perfeita!
Bjus
Ju
Estou louca para ler 😉
filme sensacional! louca pra ler o livro 🙂
Amei o filme, tenho certeza que vou amar o livro 🙂
Eu nunca li esse tipo de livro… Acho que o menos menininha que li foi O poderoso Chefão… Mas vou procurar o livro! E muito bacana o fato de ser baseado em fatos reais, desperta mais a minha curiosidade.
Agora, virou filme… Com Ben Affleck? Tinha alguém menos canastrão?
nunca li esse genero, comecei um mas não gostei, esse promete.
o que me chamou a atenção neste livro foi a capa , achei ela muito legal, e a historia tbem não parece ser ruim, quero ler esse livro e acabar com aminha curiosidade kkk
Muitooo bom recomendado
Gostei muito do filme, espero que o livro esteja no mesmo patamar ou acima.
Ótimo filme recomendado
LOuca pra ler. Depois que li a resenha, despertou em mim uma vontade de ler.
Eu gosto de temáticas assim, mas realmente a história tem que está bem clara pois se confundir entre as épocas e momentos passados é facinho.
A história é bem interessante. não vi o filme, pois queria ler o livro antes.
Um livro baseado em fatos reais, meus olhos brilham imensamente. Parece coisa de filme, tanto que se tornou filme realmente e com ninguém menos que Ben Affleck, um cara que sempre achei meia-boca e que acabou me calando quando dirigiu seu irmão extremamente talentoso, Casey, no filme Medo da Verdade (baseado em Gone, baby, gone de Dennis Lehane, o qual sou fã de carteirinha). Estou vendo o auê que estão fazendo com o filme para o Oscar, então quero ler este livro urgentemente.
Desde que esse filme foi anunciado eu quis assistir.
Sou apaixonado por sócio-política e economia.
Nem sabia que tinha livro desse acontecimento.
Lerei com certeza! E verei o filme tambem.
Oi… gostei muito de resenha, me deixou muito curiosa, não conhecia o filme tbem!!!
Deve ser bem legal a historia, por te sido real e de espionagem, vou tentar ler sim e depois vejo o filme!!
bjos
Bah, depois dessa resenha descobri que preciso ler esse livro. Adoro temas como espionagem e saber que a história foi inspirada em eventos reais vai ser de tirar o fôlego!
adorei, quero ler
Nossa Argo está conquistando vários prêmios no mundo do cinema,quem sabe até um Oscar por roteiro original ou melhor filme?
Mas a história tem que ser contada e essa em especial é interessante, como será que foi para os reféns decidirem escapar e se esconderem na residência do embaixador do Canadá?
A situação realmente era muito tensa.
Bom , pelo que me parece o livro parece ser maravilhoso ^^
Mas só vou ver o filme depois de ler o livro … Um hábito antigo , pra ver onde erraram ou não colocaram personagens ou fatos !!!
Mas fiquei mtooooooooo interessada nos dois ^^
Bjus
Tenho lido muitas criticas positiva sobre o filme, que eu ainda não assisti e nem li o livro. Sua resenha está muito legal.
Gosto muito de livros de espionagem e baseados em fatos reais, com certeza pela resenha vou adorar o livro.
Eu comecei a assistir ao filme sobre o livro e adorei, a temática do livro parece bem interessante também, CIA e espionagem é uma das literaturas que mais gosto de ler, espero ter oportunidade de ler Argo.
[…] Argo […]
nao sabia que o filme foi baseado em um livro, tinha assistido o filme ja bom saber vou colocar na minha lista! Adoro livros deste genero.
A crítica está elogiando muito o filme e a direção. Ben Afleck realmente encontrou uma história de tirar o fôlego. O ano mal começou e já tenho uma lista imensa… Que bom!!
Realmente em 007 acontece de TUDO mesmo, kkkkk
Fiquei interessada, gosto dessa temática, 😉
Eu adoro filmes de espionagem, que envolve Cia e tal 😉 Acho tão emocionante e empolgante. kkkkkkkkk!
Ainda não conhecia o livro, mas depois da resenha quero muito ler. Quero ver o filme só porque é com o Ben, acho que ele trabalha muito bem.
beijos