Olá! Hoje, a resenha sobre o livro Lições de Vida da autora Anne Tyler.
Maggie e Ira formam um casal comum a não ser pelo detalhe de sua esposa ser tagarela, desastrada e um tanto desajeitada.
Ira, o marido, quieto, sisudo afeito ao seu baralho nas horas vagas, não perdendo nenhuma oportunidade de jogar paciência. Nem o banco da igreja escapou de suas cartadas.
Os dois saem de sua residência em Baltimore para Pensilvânia onde acontecerá o funeral de Max, marido de uma amiga de infância, Serena.
No caminho, Ira irrita Maggie assobiando músicas que despertam nela os sentimentos mais variados. Durante esse percurso surgem fatos inusitados: colisão, discussões e reflexão sobre a vida dos filhos. Memórias e lembranças de parentes e amigos não faltam.
É uma comédia humana por assim dizer e é interessante observar que apesar de muitos anos de vida em comum ( 28 anos de casamento) há respeito mútuo.
Entre tantas passagens e reflexões acerca das pessoas, percebe-se que os valores vão mudando , transformando-se com a evolução da sociedade.
Maggie nos dá bem essa idéia ao tentar consertar o casamento de seu filho Jesse. As coisas não são como queremos que sejam, mas como elas são de fato.
“O que a mãe de Maggie dissera era verdade: as gerações estavam indo ladeira abaixo nessa família. Estavam em todos os aspectos, não somente nas profissões e na escolaridade, mas na maneira como criavam seus filhos e no modo como dirigiam seus lares.” pág 289
Um livro para se distrair. Interessante, terno e rico em histórias e nos lembra como a vida a dois é cheia de cumplicidade e complexa 🙂 A diagramação é agradável para leitura. Um bom entretenimento.
Capa, ficha técnica e sinopse
Lições de vida
Breathing Lessons
Anne Tyler
ISBN:9788581632247
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Também em eBook
Sinopse
Maggie Moran e seu marido são comuns, até um pouco tediosos. E é esse realismo que torna esta história tão eficaz e comovente…
Começa em um dia de verão, quando Maggie e Ira viajam de Baltimore para a Pensilvânia para um funeral. Maggie é impetuosa, desastrada, desajeitada, propensa a acidentes e tagarela. Ira é reservado, preciso, respeitável, tem uma mania irritante de assobiar músicas que traem seus pensamentos mais profundos e acha que sua esposa transforma os fatos de maneira que se encaixem na sua opinião sobre as pessoas que ama. Ambos sentem que seus filhos são estranhos, que a cultura das novas gerações está indo por água abaixo e que, de alguma forma, se enganaram com essa sociedade cujos valores não reconhecem mais. Mas esta viagem vai levá-los a refletir sobre estas angústias, e vai mostrá-los como é importante reavaliar seus sentimentos.
Book trailer
Boa leitura
See ya!
Rosana
Compre o livro neste link – um parceiro do Livrólogos 🙂
Primeiramente a sipnose não me convenceu, mas depois que li a resenha e vi o book trailer fiquei em dúvida em relação ao livro, parece ser uma leitura leve mas não uma que se possa criar muitas expectativas.
Estava em dúvida em ler ou não o livro. Na verdade ainda não estou convencida em lê-lo, mas gostei da sua resenha e vou tentar dar uma chance à leitura!
O livro parece ser bom, mas não me interessou muito =/
Acho que como têm vários livros que quero ler, alguns com uma tematica similar, esse não chamou tanto minha atenção.