Olá!
Alma? é um livro delicioso de ler. Adoro Urban Fantasy (fantasia urbana ) e essa em especial é steampunk. A tradução de steam é vapor. É o primeiro livro da série “O Protetorado da Sombrinha”, uma das mais importantes e cultuadas séries de steampunk no mundo.
Para quem não sabe, resumidamente steampunk é um tipo de ficção científica que se passa num passado ou época anteriror a história humana que conhecemos, onde a ciência e tecnologia são avançadas, mas usando vapor , máquinas a vapor e a eletricidade fica em segundo plano 🙂 E se passa usualmente na era vitoriana, com sociedades secretas, conspirações … Não vou entrar em detalhes de quando surgiu, onde e etc, é só mesmo uma breve explicação.
No caso de Alma? é muito legal, pois além desse cenário vitoriano, ainda temos seres sobrenaturais que vivem em meio a sociedade e são conhecidos. São fantasmas, vampiros , lobisomens … muitos fazem parte do DAS, que é como uma polícia que mantem a ordem e registro de seres sobrenaturais e preternaturais. Preternatural? Sim, nossa heroína é um desses seres preternaturais, ela não tem alma e como consequência disso age como um “antídoto” momentâneo para os vampiros e lobisomens, ela os neutraliza ao tocar em um deles os deixando humano momentaneamente.
No desenrolar da trama, entendemos melhor o que a srta Tarabotti é. Mas uma coisa garanto, ela não é somente uma solteirona, mas espirituosa, muito inteligente, perspicaz e vive discutindo com Lorde Maccon que é o Alfa da alcateia e o “chefão” do DAS. Temos também o segundo em comando , o Beta do Lorde Maccon, o professor Lyall e o vampiro que sabe de tudo e tem um gosto no mínimo espalhafatoso para moda, e amigo da srta Tarabotti ,Lorde Akeldama e uma amiga com gosto duvidoso para chapéus , a srta Ivy Hisselpenny.
” A srta Tarabotti não possuía alma para apreciar de verdade todas aquelas raridades. Entretanto, tinha noção suficiente de estilo para saber que estava rodeada por ele. ” pág 78
(…) Minha pesquisa inicial parece indicar que não representa nenhum tipo de aura nem uma pigmentação da pele. Há teorias por aí: algumas dizem que a alma fica numa parte do cérebro, outras afirmam que é um elemento fluido, talvez nos olhos, ou elétrico por natureza.” pág 129
Mesclando romance histórico, urban fantasy, a trama é muito envolvente e cheia de mistério. Os lobos tem sua alcateia e são assitidos pelos zeladores , os vampiros vivem em uma colmeia onde há a vampira rainha que possui os zangões que as assistem, alguns com o tempo são transformados pela rainha em vampiros. Mas tudo isso de transformação é muito controlado, não vão transformando a esmo lobisomens e vampiros, há regras de como se portar na sociedade e entre eles também.
De forma geral a convivência é pacífica, não podem sair mordendo as pessoas para beber sangue, somente se autorizados e os lobisomens, exceto na noite de lua cheia onde permanecem trancados pois ficam animalescos. Os zangões cuidam de suas rainhas e os zeladores dos lobisomens.
A srta Tarabotti sem querer provoca a morte com sua sombrinha ( que é praticamente uma arma !!!) de um vampiro errante e sem modos. Daí para frente a história desencadeia um monte de acontecimentos e vem a tona que muitos vampiros errantes e lobisomens sem alcateia andam sumindo e Lorde Maccon e o professor Lyall passam a investigar. A srta Tarabotti se mete em várias encrencas, mas graças a sua inteligência e por ser amiga do vampiro, Lorde Akeldama, descobre fatos importantes, inclusive se encrecam juntos. No meio disso tudo ela e Lorde Maccon se aproximam e é muito engraçado o começo do envolvimento deles. Ela uma solteirona inexperiente e preternatural, ele um lobo alfa com séculos kkkkk . Uma conspiração pode estar por trás de tudo e é garantido além de um bom mistério, boas risadas.
A descrição e os diálogos são ricos e a história é no mínimo original. A diagramação e capas são ótimas. O livro é agradabilíssimo de ler. Adorei. Uma pitada de romance, comédia e mistério. Recomendo.
Leia o primeiro capítulo AQUI
Capa , ficha técnica e sinopse
Alma?
O Protetorado da Sombrinha: O Primeiro Livro
UM ROMANCE SOBRE VAMPIROS, LOBISOMENS E SOMBRINHAS.
Soulless
Gail Carriger
ISBN:9788565859042
Editora: Valentina
Número de páginas: 308
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Sinopse
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana.
Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ? ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e… será que vai ter torta de melado?
Boa leitura.
See ya!
Rosana
[…] Alma? […]
[…] A resenha de hoje é de Metamorfose? Sequência da série Stempunk, iniciada com Alma? […]
Ganhei esse livro em uma promoção, mas ainda não chegou… =( Estou louca para ler!
Bem bacana o estilo do livro já li várias resenhas sobre ele e mesmo não gostando muito do gênero, me parece um pouco diferente do que já li.
Esse livro é bem legal, vc vai gostar 🙂
Bj
Quero ler esse livro, mas sempre compro outro na frente, mas agora que eu li sua resenha ele me chamou mais atenção, vou comprar assim que puder!
Amei a resenha, bjos.
Oie. Obrigada Francine.
O livro vale a pena ler :
Bjks
Oi Laura, vc vai gostar desse livro. Além de tudo ainda tem trechos cômicos.
Bjks
Gostei de cara do livro, achei a capa linda e o nome bem sobrenatural. Fiquei com um pé atrás no começo por o livro misturar muitos seres sobrenaturais, mas depois vi que todas as resenhas dos blogs falavam muito bem. Gostei da mocinha também, ela não é o tipo sem sal como na maioria dos livros. Ainda não li nada do gênero steampunk e pretendo começar com Alma?. Adorei a resenha, beijos.
estou querendo ler esse livro a muito tempo. antes mesmo de ter lançado em portugues. mas sempre me dava preguiça de ler ele em ingles. agora tenho que ler correndo. amei sua resenha;
obrigada
Obrigada Wanessa! A ed Valentina tem acertado em seus lançamentos e esse não é excessão.
bjs
Parabéns pela resenha maravilhosa,Rosana!
Nossa, vai ser uma aventura acompanhar Alexia uma heroína tão espirituosa,personagens diferentes e seres sobrenaturais como:fantasmas, vampiros, lobisomens …
Interessante a sinopse, vi vários blogs comentando, li o primeiro capítulo e gostei,pela pequena biografia da Autora Gail Carriger ( Tofa Borregaard) que é um tanto exótica,já podemos esperar surpresas.
Também adoro Urban Fantasy .
Realmente deve ser interessante acompanhar Alexia em sua jornada durante os livros da série,o romance,o cenário londrino o clima sobrenatural,as aventuras,as capas estão criativas e bonitas.
A Editora Valentina está de parabéns!
Parabéns pela resenha maravilhosa,Rosana!
Nossa,Alexia já vivia uma vida cheia de problemas e ainda ganhou mais um ao ser mordida por um vampiro e ela ainda o mata?
Interessante a sinopse, vários blogs comentaram e li o primeiro capítulo e gostei,pela pequena biografia da autora que é um tanto exótica,já podemos esperar surpresas.
Também adoro Urban Fantasy .
Realmente deve ser interessante acompanhar Alexia em sua jornada durante os livros da série,o romance,o cenário londrino o clima sobrenatural,as aventuras,as capas estão criativas e bonitas.
A Editora Valentina está de parabéns!
Olá Jéssica, ele é bem diferente. Talvez quem seja muito fã do gênero Steampunk ache um pouco meloso 🙂
Para quem não conhece o gênero, é um começo suave.
bjks
O estilo de história que gosto, vampirescos aushuhsuh A resenha ótima, a capa linda, só falta tempo para ler \o/
Quero muito ler esse livro, é sempre bom ler mais um resenha falando bem dele xD
A caracterização dos personagens parece ser interessante. Creio que nunca li nada steampunk também, mas ao lado de todo o clima sobrenatural, me deixou esperançosa de ser uma série diferente das que andam sendo publicadas desse tipo.
Adorei a sua explicação para o Steampunk. Nunca li nada desse genero. E esse deve ser uma delicia já que vc colocou que tem romance e muita ação. E a capa do livro é mesmo muito linda. Eu quero muito ler.
Beijos
Adriana
Obrigada! Que bom que despertei o seu interesse.
Bjks
Oi!
Ah, com certeza vc lendo o livro entenderá a trama.
São conspirações e seres sobrenaturais as investigando , além de um toque de romance.
bjs
Vou ser sincera, Rosana. Fiquei MEGA confusa com essa sua resenha. Eu entendi o básico, mas pra saber MESMO do que você tá falando, vou ter que ler o livro.
E por mais que não tenha entendido, eu gostei!
Beijoca!
e ps.: Brigada pela explicação do que é steampunk, eu estava meio perdida (quédizê…).
Minha flor, essa frase: “No caso de Alma? é muito legal, pois além desse cenário vitoriano, ainda temos seres sobrenaturais que vivem em meio a sociedade e são conhecidos.” RESUME todo o meu interesse nesse livro!!!
Fui até as Livrarias Curitiba e Fnac para obtê-lo, mas não tinham esse livro! Estou muito ansiosa para conhecer a obra, porque li várias resenhas e como você expôs tão bem… Alma? parece um steampunk de gênero único. *u*
Estou participando de várias promoções para ganhá-lo, mas minha sorte não é das melhores (kkk). O engraçado é que não me canso de ler resenhas sobre a obra, sabe? Cada ponto de vista dos leitores me atrai. A sua resenha destacou tudo o que valorizo em uma obra. Adorei ler sua opinião, maaaaaas… Só provocou maior vontade em conhecer o livro!
Mérito seu, porque boas resenhas nos provocam esse desejo. Ainda que o comentário sobre a obra seja negativo, um bom resenhista provoca até mesmo o interesse em ler para saber se o livro é tão ruim quanto parece (rs). Parabéns.
Beijo carinhoso =*
Oie Rosana.
Essa é mais uma das resenhas que leio sobre esse livro. E mais uma vez uma resenha bacana.
Quero muito ler esse livro. A história parece muito boa.
Bjks.
Tantas resenhas positivas sobre o livro que resolvi dar uma chance para a leitura..esperando me surpreender…a sua resenha tb fala tão bem do livro..estou curiosa e ansiosa para ler.
Já li essa serie em inglês e é definitivamente uma das minhas favoritas! Ainda bem que estão lançando aqui no BR 🙂
Este livro so pela capa ja chama minha atenção ela é muito linda.
Eu fico aqui tentando imaginar vampiros que vivem em colmeias, zangão, e coisas do tipo e não consigo rs.
Mas pela suaa resenha e outras coisas que tenho lido o livro é muito bom e original, isto so me deixa ainda mais ansiosa pela leitura, pretendo lê lo em breve.
beijos.
Já tenho esse livro na lista de desejados faz um tempo, a capa já é bonita, a sipnose então muito interessante, só de ler as primeiras linhas da resenha já pensei “tenho que ler esse livro” adoro quando os autoras “misturam” as criaturas sobrenaturais nos livros de forma natural, gostei da explicação do gênero, já sabia o que era stampunk mas ajuda a relembrar. Não tem uma resenha que tenha lido desse livro, que a avaliação não seja maravilhosa.
o livro “alma” parece ser otimo!!! super empolgada para lê-lo!!!
Oi Glaucia.
É bem diferente mesmo. E muito legal, com certeza.
bj
Eu sou suspeita para falar kkkk
Adorei o livro. E mal posso esperar pela continuação.
bj
Clau, eu adoro o gênero. Stemapunk é muito legal pq é na época vitoriana, ao mesmo tempo que há tecnologia. E nesse caso, o sobrenatural. Vc vao adorar a leitura tb. bjkssssss
Adorei a resenha, deve ser um livro muito interessante e estou super afim de ler. Ele é bem diferente do que estamos acostumadas a ler por ai né ?
Bjus
muito boa essa história, fiquei doida pra ler esse livro e é demais *-*
Adorei o que foi feito com ele e a aprovação é grande, deve mesmo ser um ótimo livro.
Vou adorar ler este livro.Me pareceu bem interessante,com vampiros e uma personagem sem alma que ameaça os vampiros da região.Legal.
Esse livro é totalmente diferente dos livros que já li, achei a resenha muito interessante e com isso atiçou minha curiosidade, gostaria muito de lê-lo.
Alma é um bom começo para vc “experimentar” o estilo steampunk. Acredito que vc vai gostar.
bj
Amei a explicação de o que é steampunk. Eu pelo menos não sabia do que se tratava! Bom, logo que o vi não gostei de jeio nenhum, mas acho que estava tendo uma visão errada acerca da história. Pela sua resenha percebi que não havia entendido sobre o que, de fato o livro fala. Enfim, estou quase dando uma chance ao livro! 😉
Todos os blogs que acompanho estão falando muito bem desse livro!
Alma parece ser muito bom e interessante. Ele parece ser um pouco diferente dos livros desse gênero e isso me deixou ainda mais curiosa!!