Olá!
A resenha de hoje é de mais um ótimo livro da Série Scarpetta: restos Mortais – terceiro livro da série Scarpetta.
Como mencionei na resenha de Post Mortem, a Companhia das Letras está relançando os livros dessa série, sob o selo Paralela.
Apesar de ser uma série, quem não leu os anteriores não terá problema em ler “Restos Mortais” , pois as histórias não são continuações. Mas ler os anteriores é interessante para conhecer melhor as personagens e ver a evolução delas.
A doutora Kay Scarpetta é legista chefe do departamento de medicina legal de Richmond, Virgínia e junto com o tenente Pete Marino resolvem casos escabrosos.
Em “Restos Mortais” , o jovem casal Fred Cheyney e Deborah Harvey desaparece, deixando o carro em uma área de descanso na estrada. Sendo que a garota é filha de uma influente política , que é responsável pela caça as drogas nos EUA.
O casal pode ter fugido, ou pode ser um crime político, para afastar a mãe de Deborah . Mas o problema é que a dra Scarpetta passa a acreditar que o crime está ligado aos outros casos, que já contabilizam oito corpos. Mas como não há corpos ainda, não há maneira de identificar o modus operandi do assassino.
Após um tempo, os corpos são encontrados numa área de caça e apresentam o mesmo modus operandi dos outros casos. O casal está sem meias e sapatos e um valete de baralho é encontrado, a questão é que esse valete, nos outros casos, estava no carro, desta vez, está dentro da bolsa da garota. Como os restos mortais ficaram expostos ao tempo, pouco dá para saber o que houve, como foram mortos, mas desta vez, uma bala é encontrada no corpo da garota e o rumo das investigações mudam.
Como sempre a dra Scarpetta mergulha fundo na investigação, acompanhada do tenente Marino e desta vez o agente Benton Wesley, do FBI que sempre os auxilia, está estranho e pedindo para não liberarem informações para família e agindo diferente e a a dra também não consegue ter acesso total aos relatórios da investigação.
A vida pessoal da dra está como sempre em segundo plano, e ela e Mark, que no último livro pareciam ter retomado o relacionamento, neste, parecem ter se desentendido, apesar de se gostarem, ele se transferiu para outro estado. Mas Mark faz algumas aparições na história, e fica na casa do amigo e também agente do FBI Benton Wesley.
Além do FBI não estar ajudando como a dra esperava, ainda há a jornalista Abby , que está escrevendo um livro sobre esse caso e está paranóica, achando que está sendo vigiada. Seria uma conspiração, para ninguém saber a verdade sobre o crime?
A dra Scarpetta e Marino terão que desvendar o que há por trás dos crimes e se esse caso pode ser de um imitador, e se o FBI e até a Cia poderão estar envolvidos.
Eu adorei o livro, e como sempre a autora descreve os procedimentos e como a mente da dra analisa os fatos. Além das reviravoltas na trama. Recomendo.
A capa tem tudo a ver com a trama, a diagramação, revisão, tradução, impecáveis.
Leia um trecho do livro AQUI
Abaixo, a ordem correta da Série Scarpetta (nome e ano de publicação nos EUA e depois nome e ano de publicação e reedição aqui)
Série Scarpetta
- Postmortem (1990) – Post Mortem (1999) ( 2012) ( resenha no blog)
- Body of Evidence (1991) – Corpo de Delito (1995) ( 2013) ( resenha no blog)
- All That Remains (1992) – Restos Mortais (1999) (2013) ( resenha no blog)
- Cruel and Unusual (1993) – Desumano e degradante ( 1996)
- The Body Farm (1994) – Lavoura de corpos ( 1998)
- From Potter’s Field (1995) – Cemitério de Indigentes (1997)
- Cause of Death (1996) – Causa mortis (2000)
- Unnatural Exposure (1997) – Contágio criminoso( 2001)
- Point of Origin (1998) – Foco inicial ( 2002)
- Black Notice (1999) – Alerta negro ( 2004)
- The Last Precinct (2000) – A última delegacia ( 2005)
- Blow Fly (2003) – Mosca -varejeira ( 2006)
- Trace (2004) – Vestígio ( 2008)
- Predator (2005) – Predador ( 2009)
- Book of the Dead (2007) – O livro dos mortos (2010)
- Scarpetta (2008) – Scarpetta ( 2012)
- The Scarpetta Factor (2009)
- Port Mortuary (2010)
- Red Mist (2011)
Capa, ficha técnica e sinopse:
Restos Mortais
All that remains
Patricia Cornwell
ISBN: 9788565530286
Editora: Paralela
Número de páginas: 312
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Celso Nogueira
Sinopse
Nos Estados Unidos, Patricia Cornwell vende em média 1,5 milhão de exemplares por título. O que ela faz ao escrever é transformar sua experiência de vida numa fascinante experiência literária. Explorando o que aprendeu como repórter policial, integrante voluntária da polícia e funcionária do Instituto Médico-Legal do estado de Virgínia, nos Estados Unidos, ela criou a dra. Scarpetta, médica-legista obcecada pela verdade humana que se oculta nos corpos decompostos.
Em Restos mortais, a história começa quando um casal de namorados some sem deixar vestígios, tudo indicando que eles partilharão o destino de outros tantos jovens casais desaparecidos: serão encontrados meses depois, em estado de putrefação no meio do mato. Com sua frieza profissional temperada por um caráter passional e obsessivo, Kay Scarpetta estará na cena do crime desde o início. Acompanhá-la no trabalho é participar de uma engrenagem feita de medo, suspense e compaixão.
Boa leitura.
See ya!
Rosana Gutierrez
UFA, ainda bem que não precisa ler necessariamente na ordem, apesar de eu preferir! Mas nesse caso, são muitoooos livros. hehe Tenho bastante interesse na série pois amo o gênero policial e a autora é muito bem comentada! 🙂
Que série grande! Mais uma né? Eu não conhecia, vou procurar.
Bjs, Rose.
Adoro este tipo de leitura ainda mais sendo bem detalhado que é o que parece por sua resenha olha nem li o livro e já estou virando fã de Patricia Cornwell adoro o tema e me prende do inicio ao fim tenho uma amiga que acompanha e adora acho que vou pegar os livros com ela para adiantar a leitura =)
Não li nenhum livro da série pq não é meu gênero favorito, mas a premissa parece muito boa. Se eu pegar para ler acho que vou gostar bastante.
A série é grande demais e só isso já me faz dar uma desanimada boa, prefiro não ler séries tão extensas pelo fato de que acompanhar até mesmo o lançamento aqui no Brasil fica puxado.
Gosto desse tipo de livro e queria dar uma conferida nesse livro. Parece ser bom, a trama é legal. Mas sei lá se vou ler ou não….