Franck Thilliez – Gataca – @intrinseca


Olá!

Gataca, de Franck Thilliez é fantástico, arrebatador! Pessoal da Intrinseca, vocês estão de parabéns.

Fadada a ser repetitiva, novamente falarei sobre a série em si. Esse autor,tornou-se meu queridinho.  Já vi que “Síndrome E” vai para as telonas. Espero que este também. saiba mais sobre Síndrome E na resenha, aqui, no Livrólogos. O autor pesquisa bastante e nos convence de suas teorias 🙂

Site do autor

Esclarecimentos sobre a série

A Síndrome E  e Gataca fazem parte de uma série que não tem nome, e por isso os protagonistas deste livro, aparecem resolvendo casos, em livros anteriores na série. E até a ordem cronológica, em determinado ponto, não é bem linear. Por exemplo, cronologicamente falando “La chambre des morts” tem fatos que ocorrem antes de “La Mémoire fantôme” .

Até o livro A Síndrome E, os protagonistas Franck Sharko e Lucie Hennebelle não se conhecem, à partir dele, a série passa a ter os dois trabalhando juntos nas investigações. Ou seja, seria o terceiro livro somente se considerarmos os dois protagonistas , talvez seja isso que tenha feito aparecer informações confusas na internet, dizendo que A Síndrome E é o terceiro livro da Série. Não é. É o quinto livro da série. E Gataca é o sexto. Veja abaixo :

  1. Train d’enfer pour Ange rouge (2004) 1°livro de Sharko
  2. La Chambre des morts (2005) – 1° livro de Lucie
  3. Deuils de miel (2006) – 2° livro de Sharko
  4. La Mémoire fantôme (2007) 2° livro de Lucie
  5. Le Syndrome E (2010) – A Síndrome E ( Intrínseca – 2013) – 3°livro de Lucie e 3°livro de Sharko
  6. Gataca (2011) – ( Intrínseca – 2013) – 4° de Lucie e 4° de  Sharko
  7. Atom[ka] (2012) – 5° de Lucie e 5° de Sharko

Leia o primeiro capítulo aqui

Apesar da presença de Franck Sharko e Lucie Hennebelle com reminiscências dos acontecimentos finais de A Síndrome E, pois estão envolvidos nos terríveis acontecimentos , como o próprio autor explica aos leitores, as narrativas são independentes. Se não leu um, a leitura do outro não será prejudicada. Mas há alguns pequenos spoilers na resenha, haja vista que a desgraça que paira sobre os protagonistas de A Síndrome E, é citada.

Sharko abatido pelos acontecimentos que antecedem Gataca, de Comissário, que trabalhava em perfis, trabalhando fora das ruas, volta as ruas em um cargo inferior. Ele definha sob todos os aspectos, a culpa o esmaga, o terrível desfecho de seu caso com Lucie, pois a ama, o sequestro das gêmeas. Ele acredita que seu fim está na escória das ruas onde foi seu início como policial. Eugènie, a alucinação de Sharko não está mais presente. Seu amor por Lucie fez com que ela fosse “embora”. No momento ele só tem a dor da perda, a que já carregava de sua família e a de Lucie…

Agora em homicídios, seu superior não gosta dele e passa a trama toda o perseguindo, tentando incriminá-lo e provar que continua com algum parafuso solto.

Paralelamente, Lucie tenta se reerguer da tragédia que a abateu, deixa a polícia e durante a história vamos entendendo o que realmente houve.

Mas o destino faz com que a vida de Sharko e Lucie se cruzem novamente. Ela precisa de um ponto final, uma explicação para o que aconteceu e um homicídio que Sharko está investigando cruza de alguma maneira com o assassino que Lucie tenta entender.

O homicídio que pode ter sido provocado por um primata leva a investigação para um caminho inesperado, que tem a ver com a Teoria da evolução de Darwin, com corpos pré-históricos congelados numa gruta, com experiências genéticas, genoma, e até um autista com Savanismo, culminando com assassinos presos e até com o que interessa a Lucie.

Os dois passam a investigar, Sharko pela polícia e Lucie usando seus conhecimentos de anos de força policial, para fazer uma instigação à parte. Quem sabe os dois consigam curar suas feridas, a loucura se transformando em cura. E desta vez, eles irão da Europa para uma tribo praticamente pré-histórica, intocada, nas profundezas da floresta em Manaus, no Brasil.

Os canhotos ficarão com a pulga trás da orelha ao ler o livro, claro que foi a intenção do autor. E ao falar sobre a evolução, o que nosso DNA guarda dentro dele, quem imagina o que está inerte dentro de cada ser humano?  Qual a origem da violência? Franck Thilliez é um grande pesquisador e nos coloca em contato com o genoma, e muitos outros temas, com suas teorias absurdamente críveis.

Ele é detalhista e como em A Sindrome E, mescla a realidade com ficção, nesse thriller. Uma trama, como disse, com teorias completamente críveis que nos prende do início ao fim, com uma história intrincada que trata também do relacionamento humano. As personagens são muito reias. Sofrem e lutam. Sensacional. Recomendo.

Tradução, projeto gráfico e revisão impecáveis.

Capa, ficha técnica, sinopse

gataca

GATACA

Gataca

Franck Thilliez
ISBN: 9788580573237
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 432
Encadernação: Brochura
Formato: 16  X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução : Mauro Pinheiro

Também em eBook

sinopse

O cadáver de uma jovem cientista descoberto na jaula de um centro de estudos de primatas, provavelmente espancado por um chimpanzé. Os restos mortais de uma família de neandertais, assassinada por um primitivo homem de Cro-Magnon, achados no topo de uma montanha nos Alpes. O assassino de crianças Gregory Carnot encontrado morto em sua cela, na cadeia.

Um ginecologista especializado em genética selvagemente assassinado dentro de casa. Que elo invisível une esses crimes atrozes, cometidos com trinta mil anos de diferença? Os policiais Lucie Henebelle e Franck Sharko se lançam numa investigação em conjunto. Destroçados pelas terríveis experiências que compartilharam, devorados e estimulados pelo ódio, Lucie e Sharko seguem a trilha da Evolução das espécies, num suspense arrebatador que os conduzirá às origens do Mal.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

Aproveite e compre o livro em um dos links abaixo e também ajude o Livrólogos 🙂

Submarino

Saraiva

Fnac

Livraria da Folha

Livraria da Travessa

em eBook

iba

 

 

Previous Grupo Editorial record - Vencedores Prêmio Jabuti
Next O Sal da Vida - Lançamento @EdValentina

16 Comments

  1. 12/12/2013

    Adoro livros de suspense, policiais… esse se enquadra perfeitamento nos preferidos!
    Já li livro que mesclam realidade com ficção, os bons mesmo nos fazem acreditar nos fatos descritos… espero que seja esse o caso.
    Uma pena a editora publicar a série fora de ordem,. Se eu aguentar, esperarei lançar todos para ler na ordem! rsrsrs

  2. Nardonio
    04/12/2013

    Até hoje, só tenho lido resenhas positivas em relação aos “A Síndrome E” e “Gataca”. Gosto bastante quando os autores pesquisam muito, e acabam colocando tudo o que aprenderam no livro, e de uma maneira que fica sensacional. Gosto também dessas tramas e personagens que parecem mais reais. Estou bem curioso pra ler os dois livros.

    @_Dom_Dom

  3. 28/11/2013

    Oi!
    De certa maneira vc tem razão. E a série, não exige que se leia os anteriores para compreender. Tanto que até o autor fala isso no livro Gataca.
    Mas por outro lado, eu li e posso te dizer que sutilezas sempre se perdem. Como a história da própria Lucie no livro 2 , onde conhecemos as gêmeas ainda bebês, ou do livro do Sharko que é o 1. Entendemos o pq do trenzinho do livro Síndrome E.
    São sutilezas, que não interferem nas histórias, mas que completam a personalidade deles.
    Eu estou louca para ler o próximo!
    Obrigada por participar e comentar.
    Bj

  4. Alexandre Matias dos Santos Junior
    28/11/2013

    Eu achei válido “ignorarem” os outros livros da série antes da “fusão” dos personagens, pois se não se tornaria mais uma saga investigativa, e acredito que é muito mais fácil se interessar por um livro em que haja dois protagonistas.

    A Sindrome E é bastante tenso, e se Gataca for tão quanto, já é um livro ótimo.

  5. Daniele Naliati Caminero
    21/11/2013

    achei que se tratava daquel filme com o Ethan Hawk, de mesmo nome! me enganei!
    Daniele Naliati Caminero

  6. Thaynan Lira Galhardo
    18/11/2013

    Muito curiosa pra ler esse livro. Entrou pra lista de desejados.

  7. Andressa Nunes
    16/11/2013

    Resenha muito boa, abordando pontos relevantes do livro, de forma inteligente, prendendo a atenção dos leitores.

  8. Manuela
    16/11/2013

    Acho que o livro já me ganhou pelo nome, parece interessante…

  9. 15/11/2013

    Estou lendo A Síndrome E e estou achando animal, adoro livros policiais com alto teor psicológico na trama. Não ligo muito para o fato de haver spoilers na resenha, já que mesmo sabendo coisas a mais, me interesso para ver o “como” da coisa toda. Outra coisa da qual estou gostando em A Síndrome E e me atrai muito em Gataca é a presença de Lucie e Sharko, estou gostando muito deles dois, da vida meio louca que eles levam.
    E nossa, não sabia que a série já tinha 7 volumes.

    Um beijo, Livro Lab

  10. ELIZABETH MACHADO SALLES
    15/11/2013

    Achei o livro interessante e até fiquei curiosa com a história que você tão bem colocou aqui. não pensei que fosse isso tudo e vou tentar acompanhar na leitura os detalhes que você mencionou. Beijos.

  11. Cris Aragão
    15/11/2013

    Apesar de não gostar muito de séries com muitos livros essa é uma série que está decididamente na minha lista de “preciso ler”, trata-se do meu gênero preferido e parecem ser histórias imperdíveis.

  12. Solange Cristina
    15/11/2013

    Adoro livros policiais .. ctz que vou amar esse 😉

  13. Thais Alves
    15/11/2013

    Parece interressante

  14. Thainá
    03/11/2013

    Eu achei a divisão da série bem complicadinha, apesar de genial! Principalmente pelo fato da série não ter um nome!

  15. Marcos Paulo
    29/10/2013

    Policial é o estilo que mais leio. Li Sindrome E e fiquei impressionado,o cara escreve muito.
    Já vou comprar gataca. Ótima resenha.
    Valeu.

  16. Cris Silveira
    26/10/2013

    Se amei sindrome E, imagine esse. Vou comprar, ou melhor, pedir de aniversário hahah
    Bjs

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)