A palavra é meu domínio sobre o mundo.
Olá!
A resenha de hoje é de As palavras, Clarisse Lispector .
É uma obra definitiva sobre as frases de Clarisse. Roberto Corrêa dos Santos fez a seleção das frases. Ao ler, temos uma nova perspectiva, mesmo para quem já conhece a obra.
Nota-se que o livro foi feito com muito cuidado e as frases têm referência da obra de onde foi retirada. Imperdível.
Capa, ficha técnica, sinopse
AS PALAVRAS
Nada Têm a Ver Com as Sensações
Organização de Roberto Corrêa dos Santos
Clarice Lispector
ISBN: 97885-325-28759
Editora: Rocco
Número de páginas: 312
Encadernação: Brochura
Formato: 16X 23 cm
Ano Edição: 2013
Sinopse
Mergulhar em As palavras, livro que reúne fragmentos da obra de Clarice Lispector, com curadoria de Roberto Corrêa dos Santos, é quase como presenciar uma declaração dupla de amor. Amor do acadêmico e pesquisador pela obra de Clarice, que transparece na seleção das frases, pinçadas com o intuito de revelar a genialidade da escrita da autora e de inserir o leitor em seu universo poético. E amor de Clarice pela vida, pela busca incessante em tentar expressar em palavras aquilo que parece indizível: os sentimentos, o mundo interior.
A seleção inclui todo tipo de escrita realizada pela autora. Há desde trechos de romances, contos e crônicas, até cartas e anotações pessoais. Apesar de não cobrir toda a obra da escritora, o livro dá conta de boa parte dela. As frases revelam Clarice em diferentes etapas de sua vida, já que estão presentes trechos de seu romance de estreia, Perto do coração selvagem, escrito quando ela tinha apenas 19 anos, até fragmentos de seu último livro, Um sopro de vida, publicado postumamente em 1978.
A leitura da sucessão de frases traz a impressão de que estamos diante da fala da própria autora, de suas crenças sobre a vida. Mas, ao mesmo tempo, aproxima o leitor do que está sendo dito, favorece a identificação. “Tempo para mim significa a desagregação da matéria”, afirma a narradora de Um sopro de vida. “Que ninguém se engane, só consigo a simplicidade através de muito trabalho”, diz o narrador de A hora da estrela. “A atualidade sou eu sempre no já”, revela um dos trechos de Água viva.
Nas notas que fecham a publicação, Roberto Corrêa dos Santos afirma que procurou realizar um trabalho de curadoria de artista. O livro é organizado quase como uma exposição, onde é possível conhecer as palavras de Clarice. Mas estamos diante de uma mostra sem início, meio ou fim. É possível fazer diversas trajetórias de leitura. Ao leitor cabe explorar. As palavras funciona como um convite para entrar na obra de uma das mais importantes escritoras brasileiras de todos os tempos.
“Sou uma pessoa que tem um coração que por vezes percebe, sou uma pessoa que pretendeu pôr em palavras um mundo ininteligível e um mundo impalpável. Sobretudo uma pessoa cujo coração bate de alegria levíssima quando consegue em uma frase dizer alguma coisa sobre a vida humana ou animal”, Clarice Lispector.
Boa leitura
See ya!
Rosana Gutierrrez
Compre o livro em um dos links abaixo
Fantástico reunir trechos das obras de Clarice em um livro, realmente deve ser possível acompanhar toda a sua vida por essas frases, eu como leitor viciado na sua vida e obra preciso conferir.