Hugh Howey – Silo @intrinseca #Resenha #SemanaEspecialSilo


Silo Hugh Howey

Olá!

Dando continuidade à #SemanaEspecialSilo @intrinseca hoje publico a resenha de Silo.

Agora vocês já sabem que é uma trilogia e que começou como contos vendidos pelo autor na Amazon. Também já contei que teve os direitos vendidos para adaptação cinematográfica.

Silo é uma distopia, que conta a história de pessoas que vivem em um silo subterrâneo com 144 níveis, em um mundo pós-apocalíptico onde o ar exterior é tóxico, totalmente mortal.

Estão há séculos vivendo confinados ali e nem sabem ao certo, como as coisas eram antes, pois houve revoltas, onde muito foi destruído, mas há antigos livros infantis que sobraram, com animais e o mundo coloridos, e ninguém acredita que um dia o mundo pode ter tido algo assim. Há leis proibindo qualquer menção ao mundo exterior também. Lá tudo é punido. Sendo a maior punição ser enviado para limpeza. Tudo está explicado no Pacto.

O exterior somente é observado através de câmeras que mostram o que há do lado de fora, mas elas vão gradualmente ficando sujas pela poeira do exterior e a limpeza é feita pelos cidadãos que sofrem punição e, saindo não voltam mais, morrem no ambiente tóxico.

O mundo todo dessas pessoas que vivem no Silo é dividido por somente uma escada que atravessa os níveis , cada um responsável por algo e o número de nascimentos, controlado por uma loteria. Quem é agraciado com isso tem autorização para ” reprodução”. Mas não antes da morte de alguém.

A narrativa é em terceira pessoa, densa, assustadora , intrigante e se inicia no que seriam as horas finais do xerife Holston, um homem de luto, pois sua esposa foi “punida” anos antes por pedir para sair e condenada a limpeza do lado de fora. Ele está cansado também por todos os anos como xerife . E o que pode haver além das rígidas regras e todos esses andares, e séculos de confinamento.

Juliette é escolhida pela prefeita e passa a ser a personagem principal assumindo o lugar de Holston com forte desejo de consertar injustiças. Mas ela se vê no meio de segredos e intrigas, aumentando sua curiosidade e investigações do porquê da existência desse Silo. Assim, ela mesma cai em uma armadilha sendo condenada a limpeza e as coisas não saem como o esperado e a crença de que não conseguem encontrar uma maneira das pessoas regressem vivas pode não estar bem certa e toda estrutura mantida com esse mistério, pode ruir e assim os dias do Silo podem estar contados. Talvez não seja um deus benevolente que criou o Silo para protegê-los da atmosfera mortal…

O livro tem elementos tratados de forma brilhante como o mistério da origem do Silo e do que houve, os capítulos divididos de forma a deixar a leitura rápida e interessante e são 512 páginas !

O autor captura o leitor, envolvendo nesse ambiente distópico e claustrofóbico de maneira singular e brinca com as personagens bem construídas.

E aos leitores com coração mais mole, já aviso, ele não tem dó das personagens.

A capa é muito interessante, nos leva a pensar na corrosão do aço que envolve o silo e do próprio mundo. O projeto gráfico é ótimo e com folhas em papel amarelado, que deixam a leitura agradável. Encontrei alguns erros, o que é  incomum nos livros da Intrínseca, por isso me incomodaram, tendo um logo na primeira página 🙁 Mas não compromete a leitura.

Mal vejo a hora de ler os próximos! Recomendo e muito a leitura.

Capa, ficha técnica, sinopse

Silo Hugh Howey

Silo

Wool

Hugh Howey
ISBN: 9788580574739
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 512
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2014
Tradução: Edmundo Barreiros

Também em eBook

Sinopse

Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras.

Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo.

Um crime cuja punição é simples e mortal.
Elas são levadas para o lado de fora.
Juliette é uma dessas pessoas.
E talvez seja a última.

Boa leitura.

See ya!

Rosana Gutierrez

Selo Silo

Compre o livro com desconto no link abaixo

Buscapé

Previous Um Drink no Inferno
Next Leve Silo de Hugh Howey para casa! #SemanaEspecialSilo @intrinseca

19 Comments

  1. Mônica Oliveira
    07/05/2014

    Oi Rosana,
    Li boas críticas e primeiras impressões do livro e como distopia está em alta acabou entrando na minha lista de futuras leituras..
    Depois dessa resenha fiquei bem intrigada com o mundo que o autor criou e também já meio ciente do que esperar.. Quanto a ser coração mole, confesso sou um pouco e pelo jeito sofrerei na leitura rs

  2. ELIZABETH MACHADO SALLES
    22/04/2014

    Estou doida pra ler este livro. Só vejo elogios pra este romance e pelo que já li nas resenhas, tem uma estória incrível. Não vejo a hora de ter o meu. Beijos.

  3. Willian
    18/04/2014

    Resenha muito boa, apontando passagens importantes do livro, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

  4. Cristiane de oliveira
    18/04/2014

    Gosto muito de distopias e esta já está na minha lista de desejados, mas pretendo ler só quando a trilogia estiver toda em minhas mãos, sou dessas que gosta de ler série ou trilogia de uma só vez, não gosto de ficar esperando.Gostei muito da capa e louca pra ficar sabendo de tudo que acontece no SIlo.

  5. Maíra Souza
    17/04/2014

    O pouco que li sobre Silo foi o suficiente pra me deixar super afim de ler. Consigo até imaginar como é a convivência entre as pessoas lá, porque achei um pouco Under the Dome por causa das mentiras e intrigas num lugar totalmente fechado e que não tem como sair. Tenho certeza que a história é intrigante e boa! Só não imaginava que o livro era tão grande. Mas isso não tem problema, na minha cabeça essa história é boa e não tem como ser ruim, não pode, não pode!!! Tô na pilha pra ler! =*

  6. 17/04/2014

    Olá tudo bem? Descobri este livro no Skoob e me interessei bastante. Primeiro que esta capa é muito top! Outra, este título faz você viajar nas várias possíveis histórias que ele deve contar. Fui dar uma olhada nas resenhas e realmente eu fiquei louco! A história é muito criativa, interessante, diderente, única, e muito envolvente. É um livro que já prevejo um grande futuro sucesso, e um grande filme nos cinemas. Não tem como de falar muito sobre ele pois teria que já ter tido lido, mas pelas resenhas já da para imaginar que conteúdo maravilhoso ele deve possuir. E sei que as características dele são de muito meu agrado kkk Brochura e tem 512 paginas!!! Sou fã de livros grandes, mas admiro todos, até porque nao é a quandidade de páginas qur vai fazê-lo bom ou ruim. Aqui na torcida para ganhar o kit de vocês. Abraço.

  7. janaina silva
    16/04/2014

    Uau!!!
    Que estória eletrizante e cheia f
    adrenalina. Se é que se pode falar
    assim de um livro.
    Nunca li nenhuma resenha sobre o
    livro, essa é a primeira vez e adorei!
    Pretendo lê-lo com certeza.

  8. Solange Cristina
    15/04/2014

    Minhas nossa !! Esse livro a cada resenha que eu leio eu vejo um lado diferente da história e cada vez ela fica mais fascinante.
    Amo distopias pós-apocalipticas, e acho que essa vai ficar entre as melhores .. e vai ter filme *-*
    Pena que como é uma trilogia é capaz de eu começar só quando sair o terceiro D: (PFVR Intrínseca, acelera o negócio aee.. )
    Vish, e sobre eles viverem dentro da terra, cara que demais. Só pode ser sucesso mesmo!

  9. Milena Soares
    15/04/2014

    Nossa eu já gosto muito de distopia, e cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais ansiosa pra ler, ele parece mesmo ser maravilhoso!

  10. Leonardo Ribeiro
    15/04/2014

    MEU DEUS!
    Uma distopia que promete me deixar sem ar e totalmente viciado esperando o próximo livro, imaginar que estamos presos e o mundo está devastado, bem como na organização do silo, o autor realmente criou um mundo novo e surpreendente, uma trilogia que quero ter o prazer de conhecer o mais rápido possível.
    Parabéns pela resenha!

  11. 15/04/2014

    Olá
    Obrigada pela dica
    Vou dar uma olhada

  12. Jessica Marques
    13/04/2014

    Estou gostando cada vez mais de distopia, e lançada pela intrínseca só pode ser boa, mas erros também me incomodam, mesmo quando são poucos, dou até uma travadinha.
    Finalmente li uma resenha que diz que é uma distopia pós-apocalíptica, porque ao meu ver também é isso.
    Silo parece ser uma obra fantástica. Estou curiosa para conhecer o que há em Silo . Só fiquei temerosa porque sou coração mole, detesto autor matando protagonistas, espero mesmo que em Silo não seja assim, mesmo sabendo que pelo gênero chega a ser natural isso. E adoro livros grandes, quando a leitura é fluída, e pelo que você disse é muito! 🙂

  13. Érika Rufo
    12/04/2014

    Não estava animada para começar mais uma trilogia, mas não vou conseguir resistir a essa! A resenha me deixou intrigada para saber mais sobre a história. Preciso ler logo!!!!

  14. Andréia Harter
    11/04/2014

    Adorei a resenha e me interessei muito vou pesquisar mais para ler este livro!!!

  15. 11/04/2014

    Achei muito interessante! Compreendo a descrença das pessoas, como acreditar que o mundo era lindo se vivem enfurnados num silo?
    Adoro distopia e estou super curiosa para descobrir o motivo dos habitantes viverem num lugar assim!
    Gostei muito da capa e nem o fato de ter 512 páginas ou de ser uma trilogia me desanimaram! 😉

  16. Léo
    11/04/2014

    Estou curioso com esse livro. Distopia não é meu gênero favorito, mas todo mundo está falando tão bem. Vi até um twitter dia desses, que era tipo um fã-clube dedicado só a fãs desse livro.

    Enfim, a história me deixou curioso, a Intrínseca caprichou na edição, então já está na minha lista de próximas leituras 🙂

  17. David Galan
    11/04/2014

    Capa perfeita, e depois da resenha fiquei com mais vontade de ler, gosto muito do universo das distopias, onde os autores usam e abusam do mistério e da criatividade, não tendo dó mesmo dos personagens…kkk
    Sem falar que a premissa de a população de morar em um silo, totalmente vigiada e como punição a morte é muito interresante.
    Espero poder ler esse livro e toda a trilogia o mais rápido possível.

  18. Mey
    11/04/2014

    Assim que li a sinopse do livro fiquei fascinada, sou apaixonada por distopias e essa já me ganhou no ato. Já está na lista de desejado dos desejados e a capa ficou realmente otima. Amei. Quero muito mesmo. Parece ser daqueles livros que a gente não consegue largar por um segundo. Pena que por ser uma trilogia, vai demorar para eu ler. Só costumo ler uma quando tenho todos os livros, detesto esperar lançamentos, fico ansiosa, esqueço metade da historia, então…o jeito é apenas suspirar e aguardar… Bjksss

  19. 10/04/2014

    A cada leitura de algo sobre Silo fico mais intrigada com essa história!
    Só fiquei preocupada com a parte ” ele não tem dó das personagens” pois eu sou meio coração mole mesmo!rsrs

    Parece ser uma história fascinante e já me pergunto se essa história toda de vida pós-apocalíptica é mesmo verdade…Gostaria de saber como tudo isso começou!

    Mas o que me deixa triste e ao mesmo tempo curiosa é o fato de ser uma trilogia, então, minhas dúvidas não serão respondida no primeiro livro…Nos resta aguardar e torcer para que não demore!

    Necessitando já desse livro! ?

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)