A inglesa Frances Hardinge estreia no Brasil com o romance
Canção do cuco, um lançamento da Novo Século Editora
Canção do cuco, da autora britânica Frances Hardinge, é a grande aposta da literatura estrangeira da Novo Século Editora para agosto. O YA de terror também marca o début da consagrada escritora no Brasil
Este é o sexto livro de Frances Hardinge, sendo seu primeiro lançamento no Brasil. Lançado na Inglaterra em 2014, Canção do cuco foi indicado pelo Guide Book 2014 como o melhor livro para o público juvenil. Também foi escolhido como um dos 100 melhores clássicos infantis modernos pelo jornal inglês Sunday Times e indicado para os prêmios James Herbert e da Associação Científica Britânica, na categoria de melhor romance de ficção, além do Prêmio Fantasia 2015.
A autora conduz o leitor pelos caminhos sombrios trilhados pela jovem Triss Crescent que, ao acordar após um acidente, percebe-se dentro de um pesadelo sem fim ao constatar que algo terrivelmente errado está acontecendo com ela e com o mundo ao seu redor. De início, sente uma fome insaciável e implacável. Depois, a própria irmã demonstra estar apavorada com a simples presença de Triss, que, além de tudo, chora teias de aranha.
Ao procurar seu diário para ter alguma pista sobre o que possa ter acontecido, percebe que as páginas foram arrancadas. Uma terrível sensação de estranheza a invade quando ela suspeita que não é quem imaginava. Sua única saída, então, é enfrentar um mundo hostil em busca de sua verdade e de si mesma. Antes que seja tarde demais.
Além de provocar arrepios nos apreciadores do gênero terror, Canção do cuco é um romance extremamente bem-escrito, capaz de causar as mais variadas sensações no leitor, com uma densidade que só uma autora do calibre Hardinge apresenta. Ela demonstra essa habilidade desde o seu primeiro conto sombrio, escrito aos seis anos. Nele, a pequena Frances conseguiu criar situações tenebrosas como um envenenamento, um assassinato simulado e um vilão atirado de um penhasco; tudo isso em apenas uma única página!
Pelo processo mágico da leitura, o leitor será transportado para a Inglaterra pós-Primeira Guerra Mundial e vivenciará, com os personagens, as dificuldades de sobreviver em um período tão angustiante.
Canção do cuco é, sobretudo, um livro que versa sobre as diferenças entre as pessoas, suas identidades reais e imaginadas, sobre a autonomia e a liberdade de, finalmente, conseguirmos ser quem realmente somos. Essa fantástica contadora de histórias ainda manda um recado para o seu leitor: fique atento, pois nada é o que parece ser. Nem você.
Sobre a autora
Frances Hardinge passou sua infância em uma enorme e antiga casa de uma pequena aldeia em Kent. Essa região isolada da Inglaterra rural, onde o vento uiva o tempo todo, tornou-se o cenário ideal para os romances de Frances, que, desde pequena, escreve suas histórias sombrias e cheias de mistério. Seu amor pelas Letras e pelos lugares sombrios a levou a estudar Inglês na célebre Universidade de Oxford, em meio às suas torres medievais, capelas e pequenas gárgulas em pedra tomando conta das suas entradas. Canção do cuco é seu sexto romance, sendo seu primeiro lançamento no Brasil. Foi listado pelo CILIP Carnegie Medal em 2014.
Boa leitura
Terror?
Estou fora… Sou super cag… ops, medrosa!! rs…
beijos
Camis