Por Gianapolo Celli, consultor do ALITERAÇÃO SERVIÇOS LITERÁRIOS
Acho interessante que boa parte dos autores que está começando sequer conhece ou considera aspectos do mercado. FALA SÉRIO! Recordo de discussões que tive com amadores que sequer sabiam a porcentagem do valor de capa do livro que ficava com a livraria. E quando comentei a respeito, acharam que eu estava mentindo. Como se precisasse fazer isso!
Na verdade, mesmo quando o escritor conhece o mercado, muitas vezes cai em armadilhas (FALA SÉRIO! Muitas vezes armadas por ele mesmo ou por seu ego), como, por exemplo, querer vender uma trilogia só com o primeiro número em mãos ou fazer seu marketing pessoal para publicar o livro e depois de pronto esquecer que para que seja vendido os leitores precisam saber que ele existe. Certas coisas como apresentação aos vendedores de livrarias é algo que os autores têm de fazer, não algum funcionário da editora. Na verdade, boa parte do marketing do livro passa pelas mãos do escritor, que deve estar pronto para participar de eventos, mesas-redondas, noites de autografo, encontros de escritores…
O que quero dizer é que na verdade publicação é só parte do negócio do autor, isso, pois muito mais do que livros, a editora se interessa por autores, pois os editores sabem (e FALA SÉRIO!, você também deveria) que para cativar seu público o autor tem de escrever uma série de livros, pois os leitores que gostaram do primeiro irão atrás do segundo, os do segundo chamaram o leitor pra o terceiro, assim como os leitores deste que ainda não conheceram as obras anteriores do autor, também as buscarão se houverem gostado do terceiro livro.
FALA SÉRIO! Mesmo quando você ganha um concurso literário é necessário considerar o que fazer com (ou após) isso. Afinal de contas, no fundo o que a editora espera é que o mesmo talento e capacidade que fizeram com que ganhasse o concurso continuem em outros livros. E você, por sua vez, deve pensar do mesmo modo, considerando uma carreira. Isso é, se realmente estiver pensando em se tornar um escritor profissional.
Agora, com um livro escrito (mesmo ainda não publicado) e não tem ideia do que fazer a seguir? Então entre em contato com nossos profissionais para fazer serviços básicos como Leitura Crítica, Assessoria de Imprensa ou mesmo Agenciamento Literário. Como já disse em cursos e palestras: o mercado está se profissionalizando, e quem não fizer o mesmo vai ficar para trás!
Muito informativo este texto os novos autores tem mesmo de correr atrás e promover