Olá!
Dando continuidade a #SemanaEspecialORegresso, vou falar um pouco das Semelhanças e diferenças entre o Livro e o Filme O regresso
Hugh Glass por se tratar de uma lenda, a história toda por si só já é um tanto fantasiosa. Os fatos e a verdade estão misturados em folclore. Mas o autor Michael Punke pesquisou a fundo a história do caçador, e diz que o ataque do urso, ter sido deixado a morte, e o desejo de vingança é real. O resto faz parte da ficção.
Sem dúvida o livro supera o filme em muitos pontos, pois o leitor está “dentro da cabeça” de Glass, e tudo que aparece e vai acontecendo, envolve e surpreende, no filme a perspectiva fica diferente, além de ser direcionada pela idéia de quem dirige a cena, do roteirista, da fotografia etc…
O filme também mostra evidências corretas sobre a história de Glass, ele realmente era um explorador de pele de animais e exímio caçador, mas não há nenhuma prova de que ele tenha vivido com índios, ou casado com uma e tido um filho. Isso é colocado no roteiro para dar mais impacto.
Assim como no livro, o filme mostra a expedição real de 1823, do qual Glass se inscreveu, comandada pelo General William Henry e o ataque do urso e o abandono à morte.
Mas no filme, para dar força ao sentimento de vingança e mais emoção e movimento à trama, é inserido um personagem que não há no livro – um filho. Após o ataque do urso, o capitão Henry paga dois homens, Fitzgerald e Jim Bridge, para permanecerem com Glass até sua provável morte e enterrá-lo. Só que Fitzgerald (Tom Hardy) tortura Glass (Leonardo DiCaprio) e mata seu filho. Essa tortura,o filho e seu assassinato nunca existiram. A vingança no livro é por ter sido deixado para morrer, sem sua arma e faca, ou seja sem proteção.
Glass volta de sua quase morte para vingar a morte do filho. O que é bem diferente do livro.
Os detalhes e toda ação, com a incrível interpretação de Leonardo DiCaprio, você pode conferir no filme O regresso. E a narrativa visceral e estar dentro da cabeça de Glass, você pode conferir no livro publicado pela Intrínseca, de Michael Punke.
O Regresso
The revenant
Inspirado em eventos reais, O Regresso é uma experiência cinematográfica imersiva e visceral que capta a épica aventura de um homem por sobrevivência e o extraordinário poder do espírito humano. Em uma expedição pelo desconhecido deserto americano, o lendário explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é brutalmente atacado por um urso e deixado como morto pelos membros de sua própria equipe de caça. Em uma luta para sobreviver, Glass resiste à dor inimaginável, bem como à traição de seu confidente, John Fitzgerald (Tom Hardy). Guiado pela força de vontade e pelo amor de sua família, Glass deve navegar um inverno brutal em uma incessante busca por sobrevivência e redenção. O Regresso é dirigido e co-escrito pelo renomado cineasta, vencedor do Oscar, Alejandro González Iñárritu (Birdman, Babel).
Diretor: Alejandro G. Iñárritu
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson, Will Poulter, Lukas Haas
Trailer
Bom divertimento
See ya!
Rosana Gutierrez
Obrigada pela visita, Alessandra.
Também fiz nessa sequência livro-filme.
O legal do filme é a ver a história sob outra perspectiva, uma interpretação diferente, aproveitar tb para ver o Leo e o Tom Hardy 🙂
Sou suspeita pois amo cinema também.
Rosana
olá. Seu texto colocou em palavras o que achei sobre o livro/filme. Primeiro li o livro e só após a conclusão é que assisti ao filme. Quase nem assisto porque o livro é tão detalhista e por isso pensei que não teria estômago para ver o filme. Mas, o que vi foi uma história com alterações, pontas soltas para quem não leu o livro. A única coisa que de fato gostei no filme, foi o final épico que senti falta no livro. Mas, julgando apenas o filme, independente de livro, sim, o filme é bom e recomendo, assim como recomendo a leitura do livro após o filme.
Oi, Rô.
Obrigada pelo post.
Estava mesmo querendo saber qual a diferença entre o filme e o livro!!
Beijos
Camis