Olá!
Confira a resenha do livro Fera, da autora Brie Spangler. Publicado pela Seguinte.
História que nos oferece um panorama da vida em família, e o relacionamento de um jovem com amigos e pessoas próximas. Encontros e desencontros, conflitos e inseguranças presentes em um adolescente em busca de autoconhecimento. É uma figura autêntica de como é ser adolescente, principalmente quando se está apaixonado.
Dylan, 15 anos, é maior que seus colegas da escola. Tem muito pelo por todo o corpo, e isso lhe rendeu o apelido de “Fera”. Suas inseguranças e baixa autoestima fazem dele um solitário.
Tem um amigo(preconceituoso)JP em quem confia, porém, em troca da amizade, usa Dylan para cobrar dos amigos dinheiro que ele empresta a quem precisa. JP é abastado. De vez em quando, presenteia Dylan.
Apesar de Dylan ser brilhante na escola, aquele corpo avantajado leva as pessoas presumirem que ele só pode ser jogador de futebol americano.
“Não é o meu tamanho que assusta. É o que carrego dentro de mim.
Meu Hulk secreto está sempre logo abaixo da superfície, me provocando.
Mas conheço os truques para mantê-lo adormecido”.
Por conta de um acidente doméstico, provocado pelo dito amigo, Dylan escorrega do telhado e quebra uma perna.
No hospital ele confessa sua rejeição ao ortopedista , levando este a presumir que o garoto tem ideias suicidas e o encaminha ao terapeuta.
Na primeira sessão, ele conhece Jamie que o encanta com seu jeito de ser. Dylan se apaixona. Ela tenta ajudá-lo a vencer as inseguranças e conquistar a auto aceitação.
Tudo vai bem até ele descobrir que sua princesa é transgênero. Seu castelo de sonhos se desfaz, desabrochando nele o velho preconceito que o prende em seu mundo pequeno e egoísta.
Ela vai sofrer muito, pois estava certa de que ele a havia aceitado como tal, pois já lhe havia falado sobre sua realidade. Ele que não entendera, pois estava deslumbrado por ela.
Jamie sabe como é a sociedade, mas tenta levar a vida como todas as meninas de sua idade. |Quando aflora a insegurança, usa os recursos da terapia.
“Tudo que dá pra fazer é ser você mesmo e torcer para que alguém entenda.”
Será que Dylan está pronto para refletir sobre a vida, quebrar os velhos preconceitos para encontrar a plenitude da vida e o verdadeiro amor ?
Releitura de um clássico. É um livro que aborda um tema atual (identificação com o sexo oposto àquele em que nasce – transgênero). O caminho percorrido pela personagem, ainda adolescente, nos indica alternativas de como viver uma vida plena e feliz.
Diagramação agradável á leitura. Recomendo.
CAPA, FICHA TÉCNICA, SINOPSE
Fera
Brie Spangler
ISBN: 9788543809373
Editora: Paralela
Número de páginas: 384
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 cm
Ano Edição: 2017
SINOPSE
Dylan não é como a maior parte dos garotos de quinze anos. Ele é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando ele conhece Jamie, em uma sessão de terapia em grupo para adolescentes, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e, ao contrário de todas as pessoas de sua idade, parece não se importar nem um pouco com a aparência dele.
O que Dylan não sabe de início, porém, é que Jamie também não é como a maioria das garotas de quinze anos: ela é transgênera, ou seja, se identifica com o gênero feminino, mas foi designada com o sexo masculino ao nascer. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar, ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração.
Boa leitura
See ya!
Rosana Gutierrez
No Comment