Olá!
confira a resenha do livro Química Perfeita, da autora Simone Elkeles. Primeiro livro da trilogia da família Fuentes – Perfect Chemestry .Publicado pela Globo Alt.
Química Perfeita
- Química perfeita – Perfect Chemistry
- Rules of attraction
- Chain Reaction
Mais uma vez a autora acerta em cheio em sua narrativa, falando de situações comuns ao se tratar de adolescentes. Pode até ser clichê, mas é um bom, é o bad boy latino de uma gangue e a princesa do colégio, mas mostra o que há por trás deles – retrata o envolvimento de garotos latinos com gangues em bairros que moram – para sua própria sobrevivência e proteção, também a garota linda e perfeita por fora, com uma família que projeta a riqueza e beleza, mas que exige perfeição e uma irmã com paralisia cerebral que “quebra essa perfeição”.
Brittany projeta a perfeição, mas é para esconder o lado imperfeito da família, como mencionei, a irmã com paralisia cerebral. Quase ninguém sabe da existência dessa irmã, Shelley, que tem o amor incondicional de Brittany, ao contrário do que recebe da mãe que parece só pensar na perfeição e o pai que faz da casa quase um hotel, pois nunca para lá.
Do outro lado temos Alex ( Alejandro) Fuentes, o bad boy, que dá medo, tem uma atitude ruim, não confia em ninguém. Mas isso é reflexo de seu sofrimento. Viu o pai ser assassinado em uma tenra idade, 6 anos. E para manter a família – mãe e dois irmãos mais novos – protegidos e longe das gangues, entrou para Latino Blood.
A narrativa é bem fluida. A autora mostra uma cidade divida em dois lados, os pobres e os ricos, mas não é só a parte econômica , é um preconceito cultural também. Muito forte.
As aulas de química com a senhora Peterson são muito interessantes, pois ela dividiu a sala por ordem dos nomes e Brittany ao invés de ser par com o namorado, o capitão time de futebol americano, Colin , foi parar com Alex e os dois se provocam o tempo todo. E Brittany não é a riquinha mimada e cabeça oca, ela usa o cérebro e Alex é também muito inteligente, então os embates são muito bons.
As personagens secundárias tem alguns destaques como o melhor amigo de Alex, Paco que é uma figura e de fato, amigo. também há Isabel que é latina e fica próxima a Brittany.
Claro que depois de tanta briga, eles se tornam um casal. Mas nada é fácil para eles. Há momentos muito tensos , principalmente na reta final.
A autora acerta em cheio ao abordar por trás de um romance adolescente, a problemática socioeconômica, problemas familiares e preconceito cultural que existe, nesse caso, com os latinos, nos EUA. Mas que pode ser muito semelhante em qualquer lugar do mundo, só mudando alguns pequenos detalhes.
Estou muito curiosa para saber sobre os próximos livros que são dos irmãos de Alex.
Recomendo!
Capa, ficha técnica, sinopse
Química Perfeita
Perfect chemestry
Simone Elkeles
ISBN: 9788525064363
Editora: Globo ALT
Número de páginas: 428
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 cm
Edição: 2017
Sinopse
Brittany e Alex são de mundos opostos: ela é a menina perfeita com um futuro brilhante pela frente, ele o membro de uma gangue perigosa que não tem nada a perder. Os dois não teriam nenhum contato um com o outro, se não tivessem sido forçados a ser parceiros nas aulas de química do último ano. Alex sabe que qualquer relação que Brittany tenha com ele pode colocar em risco sua reputação impecável de boa aluna e namorada dedicada e, por orgulho e diversão, aposta com os amigos que consegue fazer com que ela saia com ele. No entanto, quanto mais se aproximam, mais fica evidente que eles têm algo em comum que ninguém parece perceber: nenhum dos dois é o que se esforça tanto para ser.
Boa leitura
See ya!
Rosana Gutierrez
No Comment