Roberta Spindler – Heróis de Novigrath @suma_br #resenha


Roberta Spindler

Olá!

Confira o que o Thales, meu querido amigo, do Blog Our Cup of Tea, achou de Heróis de Novigrath, da autora Roberta Spindler

Heróis de Novigrath foi um livro que me fez pagar língua por ter julgado antes de iniciar sua leitura. Ao ler a sinopse, por ter assistido ao filme Jogador N. 1 recentemente, cheguei a pensar que a história acabaria sendo parecida, mas não podia estar mais enganado e isso foi incrivelmente bom!
Em HdN, Roberta Spindler utilizou da febre dos eSports para trabalhar a ideia de um encontro entre os mundos real e virtual, e mostra as consequências terríveis que um enfraquecimento das divisas entre eles.

Já de início, o leitor é apresentado a Pedro Gonçalves, ou EpicShot (ou apenas Epic), um ex-proplayer do game que é sucesso mundial e dá nome ao livro. Epic passa por um período muito conturbado, vivendo em situação precária, mal conseguindo pagar suas contas, ainda sofrendo as consequências de sua derrocada no eSport.

Epic é o primeiro a tomar conhecimento dos eventos que ameaçam a estrutura social e que começam a tomar forma no mundo virtual de Heróis de Novigrath, quando um dos personagens (campeões, como são chamados no livro), o lanceiro Yeng Xiao aparece fisicamente em seu apartamento. A princípio, Epic fica assustado e tentar rechaçar Xiao, mas depois de alguma insistência do campeão, aceita escutar o que ele tem a dizer.
Yeng Xiao expõe para Epic que a facção dos Filhos de Asgorth descobriram uma forma de atravessar do mundo virtual para o real, e que tem recrutado forças, principalmente entre os programadores do jogo, para dominar o planeta Terra. A proposta do lanceiro é que Epic forme um time de jogadores para que assim tentem combater as forças inimigas, que acabam de ganhar um novo campeão, anunciado na convenção do jogo.
Segundo Xiao, o novo campeão dos Filhos de Asgorth, um monstro horrendo, similar a um dragão, todo preto e peludo, batizado de Zorrath, além de desbalancear o jogo para o lado dos Filhos, também começa a sugar energia dos jogadores, aumentando seu poder. A única esperança de evitar que o monstrengo atravesse para o mundo real é montando uma equipe extremamente boa que seja capaz de chegar até a final do Campeonato Mundial de HdN e derrotar uma das melhores equipes de proplayers, os também brasileiros Espartanos, que são a principal fonte de energia da facção dos Filhos.
Aceitado o desafio, Epic segue as instruções de Xiao para encontrar cinco jogadores, já selecionados pelo lanceiro, e convencê-los a participar da nova equipe, com a história de que seriam patrocionados por um investidor secreto. Assim, ele vai em busca do primeiro jogador, Cristiano “Fúria” Santos.

Apesar de ser um jogador dedicado e com uma ótima desenvoltura no jogo, Fúria é um adolescente machista, arrogante e que pensa ser capaz de alçar voo sozinho, sem a ajuda de uma equipe. Ele é o primeiro a ser recrutado por Epic, coincidentemente no mesmo dia em que consegue chegar ao Top 10 dos melhores jogadores do servidor brasileiro de HdN. O maior problema que Epic encontra é convencer os pais de Cristiano a permitir que ele viaje para São Paulo com a promessa de uma carreira como proplayer, algo que especialmente o pai do garoto desaprova veementemente.

A segunda jogadora a ser recrutada é Samara Rodrigues, ou simplesmente Titânia. Apenas dois lugares abaixo de Fúria no ranking nacional, Sam é uma garota marcado pelo trauma de ter perdido os pais em um acidente de ônibus e atualmente mora com a avó, a personagem mais adorável e que me deixou triste por não aparecer um pouco mais, dona Clô. Quando recebe a visita de Epic, Titânia fica com um pé atrás, desconfiando da oportunidade, mas no fim das contas aceita ir também.

Adriano e Pietro Rodrigues (LordMetal666 e Roxy), irmãos gêmeos que são vidrados em HdN e que não poderiam ser mais diferentes, são os penúltimos a serem chamados por Epic. Com um pouco de insistência, convencem sua mãe, dona Sandra, a autorizá-los participar da equipe.
O caso mais difícil, por ser a personagem mais introspectiva e envergonhada do livro, é Aline Sung, ou NomNom. Line é filha única de um casal coreano-brasileiro, mega inteligente, mas que vive a vida planejada pelos pais e não o que realmente deseja. Achando a princípio que se tratasse de uma piada, NomNom não consegue acreditar nos e-mails que recebeu de Epic através do jogo. Porém, toma coragem e vai à reunião marcada em um shopping com todos os membros da equipe.

Acho que as nuances mais interessantes, em especial pelo relacionamento entre os personagens, são as de Fúria e Titânia. Inicialmente os membros da equipe que mais implicam entre si, Sam acaba sendo essencial para fazer com que Cris deixe de lado seu jeito arrogante e passe a enxergar como aquela atitude pode prejudicar a ele mesmo e a toda a equipe. Claro, essa transição acontece bem aos poucos, com algumas brigas entre os dois, em alguns casos chegando próximo ao desmembramento do time.
Spindler conseguiu criar personagens bem marcantes, como LordMetal, um adolescente roqueiro que possui o dom de fazer situações tensas ficarem mais leves. Em contrapartida, seu irmão gêmeo, Roxy, é o sujeito mais sério, focado em fazer as coisas darem certo. Titânia é o tipo de personagem que você tem vontade de abraçar e falar que tudo vai ficar bem, especialmente pelo pano de fundo de sua história, a perda dos pais e o trauma, mas que é fácil perceber que é alguém muito forte e capaz de alcançar grandes conquistas. Já NomNom é a garota que acha que não tem nada além de inteligência, que coloca algo que deveria ser uma qualidade incrível como uma maldição, pois acha que as pessoas só se aproximam dela por interesse. Fúria nada mais é do que um garoto pré-adolescente louco por conseguir a aprovação e orgulho dos pais, mas quer fazer isso sendo bem-sucedido em algo que realmente gosta de fazer, não pelo mainstream. E Epic, por fim, é o personagem que busca a redenção por erros cometidos no passado e que o assombram ainda no presente.

Muito mais do que um simples livro de aventura envolvendo um jogo de computador, Heróis de Novigrath une as histórias de seis personagens que as vidas parecem finalmente fazer algum sentido apenas quando se encontram. É um livro ótimo para quem adora jogos, mas também é para quem se interessa pouco pelo assunto. Com uso moderado de expressões gamers, que são explicadas a medida que aparecem, a leitura é fácil e rápida.

Capa, ficha técnica, sinopse

herois de novigrath

Heróis de Novigrath

Roberta Spindler

ISBN: 9788556510594
Editora: Suma
Número de páginas: 292
Encadernação: brochura
Formato: 16 x 23 cm
Edição: 2018

Sinopse

Em uma épica luta do bem contra o mal, Roberta Spindler escreve partidas emocionantes, batalhas arrasadoras e personagens cativantes. Heróis de Novigrath é um livro original e apaixonante, para quem gosta de boas aventuras. Heróis de Novigrath é mais do que um jogo de computador. É um esporte. Uma paixão mundial que atrai milhões de torcedores fanáticos para estádios, banca equipes famosas e leva seus jogadores do chão ao topo ? e vice-versa. Pedro sabe bem como uma carreira pode desabar de uma hora para a outra. Heróis de Novigrath ainda é seu grande amor, mas seus dias de glória terminaram. Ou é o que ele pensa, até receber a visita de Yeng Xiao ? seu herói favorito do game. Quando o guerreiro se materializa em sua casa, Pedro acha que perdeu o juízo, mas a verdade é que HdN é mais real do que ele poderia imaginar. Ao redor do mundo, jogadores alimentam o game com sua paixão e, sem saber, com sua energia vital. Agora, os monstros da terra de Novigrath estão a um passo de invadir o nosso mundo, e os Defensores de Lumnia precisam de um time que possa restaurar a força do lado dos heróis. Pedro já deixou que sua ambição o derrubasse uma vez, mas Xiao tem certeza de que ele é a pessoa certa para montar o novo time. Por todo o país, cinco jovens mal imaginam a missão que os aguarda. Heróis de Novigrath é muito mais do que um jogo ? é o futuro de todos eles.

 

Compre o livro na Amazon

 

Este livro foi recebido pela parceria com a editora
Previous Ana Holanda - Como se encontrar na escrita @editorarocco #resenha
Next Khaled Hosseini - A memória do mar @globolivros #resenha

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)