Antony Beevor – O dia D @planetalivrosbr #resenha


dia-d

O dia 6 de junho de 1944 é um marco na história da humanidade, a ponto de ter dado origem a uma expressão ainda bastante utilizada: o Dia D não apenas marcou a derrocada nazista na França, quatro anos após os país ter sido invadido pelas tropas de Hitler, como se tornou um dos momentos cruciais para o fim da Segunda Guerra Mundial. Vale observar que, naquele momento, muitos nazistas já tinham morrido ao tentar invadir a União Soviética, o que significava um avanço soviético em direção ao ocidente. Assim, o desembarque de tropas inglesas e norte-americanas na Normandia, nordeste francês, mais do que uma expulsão, foi um posicionamento político.

Os números desse desembarque são frequentemente debatidos, mas em O Dia D, o historiador e ex-militar inglês Antony Beevor apura que cerca de 130 mil homens atravessaram o Canal da Mancha em direção à França, mas, mais do que números – que serão sempre conflitantes – o texto se propõe a analisar o aspecto humano de tal operação, como a sensação dos soldados de estarem vivendo um momento histórico, mesmo sem entende-lo completamente, e o temperamento e consequentes ações dos líderes envolvidos. É óbvio que a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma operação dessas proporções é definido por detalhes, e assim torna-se fundamental conhecer o perfil psicológico dos envolvidos. O presidente norte-americano, Franklin Roosevelt, por exemplo, não se intimidou ao autorizar bombardeios em áreas civis; mais uma dentre as tantas atrocidades que são cometidas em uma Guerra, mesmo por quem, em tese, está do “lado dos mocinhos”.

Dentre os inúmeros livros que contemplam cada momento da Segunda Guerra, O Dia D, de Antony Beevor, se destaca pela atenção ao perfil psicológico de seus protagonistas, algo que muitas vezes é desprezado quando se analisa acontecimentos históricos dessa magnitude.

Capa, ficha técnica, sinopse

O dia D

A batalha que salvou a Europa

Antony Beevor

ISBN: 9788542215014
Editora: Crítica
Número de páginas: 608
Encadernação: Capa dura
Formato: 16 x 23 cm
Edição: 2019

Sinopse

O dia que mudou a história da Segunda Guerra Mundial Best-seller em vários países onde é considerado um clássico sobre o tema, O dia D – A batalha que salvou a Europa recebe uma nova edição no Brasil. Historiador renomado mundialmente, Antony Beevor mostra em detalhes como foi a invasão à Normandia e a libertação de Paris do domínio nazista. Ele começa na noite anterior ao Dia D com os preparativos para o lançamento de mais de 5 mil navios aliados às costas da França, numa operação considerada a maior da história. É um dos únicos livros que descreve as experiências das tropas de americanos, britânicos e canadenses, mas também a luta desesperada dos soldados alemães, o sofrimento dos franceses que estavam no meio de tudo e as tensões dos comandantes dos dois lados. Beevor pesquisou em arquivos de vários países, ouviu sobreviventes e leu as entrevistas feitas por historiadores logo após o conflito. O resultado é um livro fascinante que leva o leitor a sentir o medo da guerra.

Boa leitura

Previous Capitã Marvel #filme #cinema
Next Markus Zusak - O construtor de pontes

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)