Olá!
Confira a resenha do livro Um hotel na esquina do tempo, de Jamie Ford. Edição comemorativa do bestseller. Publicado pela Editora Globo.
A Seatle de 1941 é palco de um amor oriental, entre o garoto chinês Henry Lee e a menina japonesa Keiko Okabe. Entretanto, o romance é diretamente afetada pelo ataque japonês a Pearl Harbor, e pelas truculentas ações das tropas militares do Presidente Roosevelt, e principalmente pelo desumano plano de realocação da comunidade asiática dos EUA.
A guerra acirrou as diferenças entre os povos asiáticos, e mesmo encerrada, deixou marcas profundas, que só foram verificadas a fundo por Henry muitos anos depois, quando, já viúvo e aos 56 anos de idade, em visita a um Hotel, ele presencia a comoção diante dos pertences encontrados de 37 famílias japonesas. Ele se lembra das histórias de seu pai e da hostilidade sofrida na escola por ser oriental, embora não japonês; se lembra também de suas origens e no meio desse mar de sentimentos negativos, mas fragilizado por questões familiares recentes, surge a brecha para lembranças de um amor puro, que nada tinha a ver com guerra, xenofobia ou política.
Por fim, um livro humano, capaz de mostrar as flores que sobrevivem aos campos de batalha, e toda a sensibilidade do autor Jamie Ford.
Capa, ficha técnica, sinopse
O hotel na esquina do tempo
The hotel on the corner of bitter and sweet
Jamie Ford
Sinopse
Mais do que uma história a respeito de um casal que luta para ficar junto apesar da oposição de suas famílias – que, após imigrarem para o Novo Mundo, resgatam rixas ancestrais entre japoneses e chineses – e das atrocidades da Segunda Guerra Mundial, Um hotel na esquina do tempo é um romance inesquecível sobre os danos causados por um dos mais bárbaros conflitos criados pelo homem. A trama, porém, ultrapassa os já tão conhecidos infortúnios dos campos de batalha para mostrar as dores causadas nos corações e nas almas das pessoas comuns, que tentam sobreviver, encontrar a felicidade e amar apesar de todas as adversidades.
“Uma história de Romeu e Julieta entre famílias chinesas e japonesas durante a Segunda Guerra que vai além de todos os clichês e se tornou um clássico moderno”.
The Seattle Times
Compre o livro na
No Comment