Obras de Edgar Allan Poe – Box


Ok, eu admito que demorou, mas finalmente fechei uma das maiores – talvez a maior delas! – lacunas em minha biografia enquanto leitor: Edgar Allan Poe. Acredite ou não – e eu mesmo não acredito – eu jamais tinha lido sua obra, que me foi parcialmente apresentada através de um lindo box, lançado pela Pandorga, com três livros reunindo alguns de seus maiores e mais soturnos escritos. Soturno, aliás, serve pra definir a obra do escritor já pelo aspecto da coletânea: uma caixa preta, áspera e envelhecida artificialmente, com um corvo desenhado na capa, numa óbvia referência a The Raven, seu poema mais célebre e certamente um dos mais famosos já feitos.

Evidentemente, não cabe a mim julgar a qualidade da obra de Poe, mas achei interessante observar que dentre os contos de que mais gostei, não estão alguns de seus mais conhecidos trabalhos, como o já mencionado O Corvo; O Poço e o Pêndulo e Os Assassinatos da Rua Morgue. Geniais, com certeza, mas meus favoritos foram A Máscara da Morte Vermelha, A verdade sobre o caso do Senhor Valdemar e O Escaravelho de ouro – nesse último, destaque-se o interesse do autor por criptografia. Além deles, citaria também o quase alegre Pequena conversa com a Múmia, e o macabro Gato Preto. O único de que definitivamente não gostei foi Ligeia. Pode ser que não o tenha entendido, mas o fato é que foram as únicas páginas que demoraram a passar.

E assim conheci o sombrio Edgar Allan Poe. Uns classificam como terror, outros como suspense. Penso que ele tem um pouco dos dois. Até sua morte aos 40 anos, por razões até hoje desconhecidas, e sua agitada biografia pendem entre ambos os gêneros. Aliás, em nenhuma de suas histórias o narrador é identificado. Teria sua assustadora obra algo de autobiográfico?

Capa, ficha técnica, sinopse

Obras de Edgar Allan Poe

ISBN: 9788584422807
Editora: Pandorga
Livro 1 O corvo e outros contos : 120 páginas
Livro 2 O escaravelho de ouro e outras histórias:123 páginas
Livro 3 Gato preto e outros histórias extraordinárias: 120 páginas
Encadernação: Brochura
Formato: 15 x 22 cm
Edição: 2018

Sinopse

Numa ilha próxima à Carolina do Sul, um mistério se desenvolve com a descoberta surpreendente de um escaravelho de ouro. Enquanto William Legrand, seu criado e um amigo saem em busca de respostas, o inesperado pode acontecer, em uma aventura recheada de fortes emoções e suspense. Às bordas da sanidade ou loucura, o escaravelho os guiará em uma mensagem secreta até algo inimaginável. Esse é o conto principal no livro você encontrará outras histórias. ‘O Gato Preto e Outras Histórias’ Um homem, que durante toda a vida recebeu críticas por ter um bom coração, termina por apegar-se mais aos animais do que aos humanos. Entre todos os bichos um gato preto chamado Plutão é o seu favorito. Com o passar dos anos, a afeição que antes sentia pelo gato transforma-se em raiva, e com ela surge no homem o gosto pela violência e pelos maus tratos. Em certo momento, tomado pelo ódio, o homem mata o gato. ‘O Corvo e Outras Histórias’ O enredo versa sobre os delírios de um homem após a morte de sua amada, Lenora, e trata sobre a dor da perda, a falta de esperança e a angústia da existência. O narrador sem nome está folheando um livro antigo em uma noite escura de dezembro quando ouve uma batida. Quando abre a janela, um misterioso corvo pousa sobre o busto de Pallas Atena, e o narrador começa indagar-lhe sobre vários assuntos, sempre obtendo a mesma resposta.

Compre o box na Amazon

Previous Casagrande - Travessia #resenha @globolivros
This is the most recent story.

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)