Simplesmente Zico


Arthur Antunes Coimbra, o Zico, foi um dos maiores e mais aclamados jogadores da história do futebol; claro, jogar por tantos anos em um time com torcida tão grande quanto a do Flamengo ajuda, mas, acima de tudo, ele foi um gênio. Dono de uma habilidade descomunal, liderou o clube nos anos mais vitoriosos de sua história, encantando, não apenas a sua torcida, como as adversárias. Mesmo a traumática derrota da Seleção na Copa de 1982 não o impediu de ser lembrado como uma lenda no Brasil e talvez até maior no Japão, onde foi peça fundamental no crescimento do esporte.

Há muitas maneiras de contar a história do Galinho, mas e se ela fosse contada, ao menos uma vez, por sua imensa galeria de admiradores? Assim, nasceu Simplesmente Zico, lançado em 2014 pela Editora Contexto e escrito pela jornalista Priscila Ulbrich; o livro consiste em um rico apanhado de depoimentos de ex-companheiros, jornalistas, torcedores, músicos, jogadores que o tiveram como técnico, e basicamente qualquer pessoa que pudesse ajudar a contar como aquele garotinho franzino do bairro do Quintino se tornou ídolo da nação rubro-negra e praticamente uma unanimidade quando se fala dos grandes gênios do futebol mundial.

Claro que muita gente vai ler e dizer “nossa, só tem gente falando bem dele”? Sim, e sejamos francos, biografias, de qualquer estilo, falam mal do biografado desde quando? Claro que nem todas as histórias são divertidas, nem todas são gostosas de se ler, até porque nem todo mundo tem boas histórias e nem todo mundo sabe contar as que tem, mas o livro serve – e muito – para se compreender a magnitude do que Zico representa.  

Capa, ficha técnica, sinopse

Simplesmente Zico

Priscila Ulbrich

ISBN: 978-8572448413
Editora: Contexto
Número de páginas: 208
Encadernação: Brochura
Formato: 22,6 X 16 cm
Ano Edição: 2014

Sinopse

Quem é Zico? Como o garoto franzino, nascido Arthur Coimbra, transformou-se em um dos maiores jogadores de todos os tempos e o maior ídolo da história do Flamengo? Neste livro – por meio de depoimentos de colegas como Adílio, Júnior e Roberto Dinamite, de técnicos como Joel Santana e Valdir Espinosa e até de “fãs” mais recentes como Neymar e Alex –, o leitor vai conhecendo a carreira, a vida e os bastidores que contribuíram para formar esse jogador tão especial. Zico ganhou tudo com o rubro-negro. E se não ganhou uma Copa do Mundo, é como disse Edu César: “azar da Copa”.

Compre o livro na Amazon

Previous Scarlet Peckham - O lorde que eu abandonei
Next Cruella

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)