Hoje o texto é da querida Cintia do Fotos e livros.
Quando a Rô me convidou para escrever algo para o Especial de Natal do Livrólogos fiquei pensando sobre o que, ou qual livro falar, e ‘matutei, matutei’ e acabei não escolhendo um único livro ou filme, vou falar sobre o Espírito Natalino e algumas tradições que os americanos e ingleses têm e que adoro…
Em países de língua inglesa, que leem muito mais do que nós brasileiros os autores costumam lançar, à partir de setembro/outubro de cada ano, livros com o tema Natal. O primeiro que li neste estilo foi Only Us de Susan Mallery, uma autora que me conquistou e aguardo ansiosamente mais livros dela no Brasil, principalmente a série Fools Gold. Ainda no ano passado, li Dom de Natal da diva-mor Nora Roberts e falei sobre ele, sobre o encanto das duas histórias. Amo tanto Nora Roberts que quase comprei (era pré-lançamento) novamente, em inglês, Holiday Wishes (a reedição).
Este ano comprei, minha primeira compra na Amazon Brasil, um livro com histórias de autoras, tais como Lori Foster e outras, e já estou lendo, li apenas a primeira história que é de Lori e fala sobre um detetive, Parker, que anda meio tenso, mal humorado, pelos stress da vida policial e pelo fato de ter uma vizinha, bem mais nova que ele, que mexe muito com seu coração e seus pensamentos, Lily.
Ando meio ‘Grinch’ atualmente, o espírito de Natal não anda me emocionando tanto como antigamente, acho que entramos numa onda de consumismo exacerbado e esquecemos o verdadeiro significado do Natal… o curtir os amigos, a família… e algumas tradições que me comovem dos ingleses/americanos não temos por aqui.
Uma das tradições destes Natais e que eu acho super romântica é o ‘Kiss under the mistletoe’ ou ‘Beijo debaixo do Azevinho’… que sempre vejo em livros com o tema Natal ou que tenha decoração de Natal, noite de Natal…
Na época do Natal uma jovem sob um enfeite de Azevinho, brilhantemente aparados com sempre-vivas, fitas e ornamentos, não pode recusar-se a ser beijada. Esse beijo pode significar romances ou amizade duradoura e boa sorte. Se a menina permaneceu sem ser beijada, ela não pode esperar se casar no ano seguinte.
Leia mais em The Holiday Spot
E eu adorei uma música e clipe de Lady Antebellum com o tem ‘Mistletoe’, vejam:
Cintia
Li poucos livros com temas natalinos, infelizmente.
Ah eu amo livros com temas natalinos e tradições inglesas e americanas. São lindos!!
Tomara que lancem esse livro da Susan Mallery em português, 😉