Este livro relata, com uma profunda riqueza de detalhes, um conturbado relacionamento entre Helena e sua filha Mariana.
Ao se perceber grávida, decide, antes mesmo de ser mãe, fazer uma análise, uma revisão de seu papel de filha, e tentar compreender o que é ser mãe. Para isso, ela faz um retrospecto minucioso da vida em família, com passagens reveladoras sobre seu comportamento.
Na infância, confusa com as atitudes da mãe em relação à educação dela e de seu irmão Gustavo (Guga) sente-se incompreendida, começa a se isolar em seu próprio mundo, fazendo de seu pai um verdadeiro amigo e confidente.
“ E era em meu pai que eu buscava o refúgio sentimental de que tanto sentia falta”.
Ela e seu irmão Guga se entendiam muito bem, apesar de “ter certeza” de que a mãe gostava muito mais dele. Isso a incomodava muito.
Com o passar do tempo, os problemas familiares se avolumando, o convívio no lar vai ficando cada vez mais difícil. A relação, mãe e filha, se transforma em total rejeição e culpa.
“ E foi assim, entre tantos desencontros, que descobri que existiam duas Marianas: a filha da minha mãe e eu”.
Os pais se separam. Guga vai estudar Oceanografia na Austrália . As coisas não melhoram para Mariana. Ela já é adolescente, mas, em casa, mãe e filha são como duas estranhas incapazes de demonstrar qualquer sentimento. A palavra final era sempre da mãe. Mariana queria sua amizade sem magoá-la. Mas como? Ela preferia a amizade do pai,despertando ciúmes na mãe
Questionava o amor de sua mãe, mas que amor ela oferecia?
“De repente, tudo pareceu tão simples…Era fato o amor que existia entre mãe e filha, mas os caminhos escolhidos para demonstrá-lo não tinham sido os mesmos”.
A capa é bonita, a diagramação é bem agradável a leitura. Um livro sensível e emocionante.
Capa, ficha técnica e sinopse
A filha da minha mãe e eu
Maria Fernanda Guerreiro
ISBN:9788563219152
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 256
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2012
Também em eBook
Sinopse
Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.
Book Trailer
Boa leitura
See ya!
Rosana
Livros sobre relacionamentos em familia, são sempre bons para refletir sobre algumas coisas, já li algumas coisas sobre o livro mas essa é a primeira resenha que leio sobre ele, parece ser bem emocionante, Novo conceito sempre com ótimos livros, acho que com essa leitura não será diferente.
O relacionamento entre mãe e filha nem sempre é fácil! Gostei bastante do livro por trazer esse tema. Com certeza deve ser uma história emocionante de aprendizado. Só espero que no final tudo acabe bem! 😉
Quero muito ler esse livro!! Uma amiga tem ele, mas ainda acabou de ler , mas esta gostando bastante, então não vejo a hora de lê-lo