Olá!
“O Livro da Loucura e das Curas” é uma narrativa prazerosa sobre Gabriella Mondini, que é uma médica que possui poderes extraordinários de cura que vão além do conhecimento científico. No século XVI, uma mulher médica, e com a sensibilidade de Gabriella, era um disparate inaceitável. Precisava ter o aconselhamento de um homem. Gabriella tinha o pai, porém ele tinha deixado a família há dez anos. “Ele era meu telescópio, minha lente de aumento, gentil instrutor e médico austero.” Ele partira em busca de informação para o Livro das Doenças que estava escrevendo, bem como praticar curas inimagináveis pela Europa do século XVI , cheia de crendices populares, superstições e magias.
Gabriella escrevia , em paralelo , sem que o pai soubesse, outra enciclopédia sobre as doenças. Intrigada com o desaparecimento dele, Gabriella parte ao seu reencontro acompanhada de dois servos fiéis: Olmina e o marido Lorenzo. Ela precisa saber aonde, e por que o pai se fora. “Quantas centenas de quilômetros teremos de percorrer? Olmina chorava baixinho, enquanto cavalgava, mas Lorenzo sorria feliz.” A viagem segue as pistas deixadas nas cartas que escrevia à filha. Gabriella percebe que a saúde mental dele está comprometida. Determinada a encontrar o pai (principalmente por essa razão), ela atravessa os Alpes Suíços e os campos da Alemanha. Vasculha as capitais europeias, sem deixar de escrever para enriquecer seu conhecimento, e completar o Livro das Doenças. Visita jardins e plantações com todo tipo de ervas.
Em suas reminiscências infantis fala da mãe que não a deixava só por muito tempo, com receio de que ela apresentasse sinais das “ obsessões” do pai.
Gabriella encontra-se com grandes médicos da Europa e aprende muito com eles. Não se abstém de conhecer cidades e vilarejos até chegar a Marrocos. Alguns viajantes leem sobre os locais que visitam, outros leem obras das celebridades que moravam nesses municípios,porém Gabriella lê e relê as enigmáticas cartas do pai. Sabe que o pai está doente. E que não é acesso de raiva ou inconstância. “Quando, verdadeiramente, sua mente pode ter afrouxado?”
Em Tubingem, o dr Rainer Tucks, professor de Botânica, entrega a ela o óculos do pai e mostra-lhe uma carta recebida do dr Mondini com visíveis sinais de perturbação mental.
O Livro das Doenças que Gabriella está escrevendo tem o objetivo de incluir enfermidades muito negligenciadas pelos médicos, especialmente, aquelas relacionadas à mulher.
Surpreende-se quando lhe devolvem o baú de medicamentos que ela havia perdido no Lago Costentz. Encontra-se, em Edimburgo, com Dr Hamish . Beijam-se.”Um encantamento e depois a separação, pior que a separação original; seria medo da felicidade?” Parte para Montpellier. Deixa para Hamish uma carta de despedida.”Lembrava-me das nossas conversas, seu corpo quente…”
Gabriella escreve o tempo todo. Quer terminar a enciclopédia . Reflete sobre a busca pelo pai e acha que isso está se transformando em obsessão. “Andei por onde ele havia andado. Rastreei os ambientes como um cão de caça segue uma pista.” Sente que o ânimo está enfraquecendo; são escassas as notícias. Pensa em voltar, mas ainda faltam Espanha e Marrocos. “ Não esgotei ainda as regiões por onde meu pai passou.”
Agora está só. Um urso matou Lorenzo, Olmina desistiu de prosseguir e retorna a Veneza. Chega às suas mãos uma carta de Edimburgo; é do dr Hamish Urquhart. Na noite, antes da partida para a cidade espanhola de Algeciras, lê a carta do pai marcada de Taradante. Segue para lá. Começa a decifrar os enigmas dessa longa aventura.
Para a aquisição dos saberes da Ciência ela enfrenta, com determinação, não só as trilhas da geografia, mas também aquelas que lhe revelariam o segredo de sua família.
Leia um trecho do livro AQUI
Capa, ficha técnica, sinopse
O livro da Loucura e das Curas
Regina O´Melveny
ISBN: 9788581630427
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 352
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Também em eBook
Sinopse
Após o desaparecimento repentino de seu pai, Gabriella Mondini enfrenta uma crise: sem o seu aconselhamento, ela não pode mais praticar a medicina. Então, junto de seus dois fiéis servos, Olmina e Lorenzo, ela explora toda a Europa para descobrir para onde — e por que — ele se foi.
Seguindo pistas das ocasionais e enigmáticas cartas do pai, ela vasculha as capitais europeias expandindo os horizontes de seu mundo e acrescentando conhecimentos ao imenso livro das curas que está escrevendo.
No entanto, ela não conhecerá apenas os limites físicos do continente, mas, também, os mistérios do amor, da perda e da mortalidade. Mistérios que estão no coração de cada alma viajante, especialmente na alma de seu pai.
Book Trailer
Boa leitura.
See ya!
Rosana Gutierrez
Você pode comprar o livro nos links abaixo e ainda ajudar o Livrólogos
Resenha linda ein, minha prima leu e disse que era bom, mais eu nunca tinha me interessado. Agora até me deu vontade ler kkk
Acho muito bom quando a personagem principal é forte, porque estou muito, muito cansada de mil livros com as menins bobinhas no papel principal. e saber que ela ainda por cima tem poderes de cura é muuuuito bom! A trama parece ser bem inteligente, e estou doida para ler agora!
O próximo da fila para ler… Adorei, a história parece ser bem interessante!
No começo, o livro não chamou muito minha atenção. Mas lendo o restante da resenha, percebe-se que ele pode ser um livro maravilhoso!
Muito interessante a sinopse. Prendeu-me completamente. Gosto muito de mulheres/personagens fortes, que não se abatem, principalmente quando o autor as coloca com uma inteligência privilegiada, o que me chamou a atenção na descrição de Gabriella Mondini.
E com certeza com esses três ingredientes, os mistérios do amor, da perda e da mortalidade, tem tudo para ser uma história que nos vai prender do início ao fim.
Me chamou a atenção essa história…
já entrou na minha lista!!
🙂
Eu não tinha me interessado por esse livro, mas mudei de opinião, parece ser muito bom, o enredo parece ser muito bom.
Tão legal esse livro! Achei bem diferente, muito inteligente essa ideia. E pelo visto a trama vale a pena, gostei de ver. É um que queria muito ler e já animou!