Olá!
A resenha de hoje é de Onde lua não está, de Nathan Filer
Este livro aborda, de maneira realista, os transtornos comportamentais resultantes de uma inesperada perda familiar.
Inspirou um curta-metragem dirigido por Udo Prinsen, disponível aqui.
É a história de Matthew que perde seu irmão mais velho, Simon, portador da Síndrome de Down. Os meninos saem à noite, às escondidas, mas Simon não volta com vida.
O tempo passa e Matthew não supera a dor da perda. Sente-se culpado.
“Simon não se importaria se eu brincasse com seus brinquedos…Mas eu não brincava e o motivo era óbvio. Eu me sentia culpado demais.”
Matthew deixa a escola e a mãe cuida dele em casa.
Dez anos se passam e ele vai morar sozinho em Bristol, Inglaterra. Ouve vozes, sente a presença de seu irmão. À beira da esquisofrenia, é internado em uma instituição psiquiátrica (não é a primeira).
Em uma das visitas, a avó, Nanny Noo, lhe oferece uma máquina de escrever.Ele começa a contar sua história que são, na verdade, trechos de vida sofridos, e sua luta para entender o que aconteceu com Simon naquela noite e com ele mesmo a partir do inesperado acontecimento. O fato é que através da escrita Matthew aproxima Simon de sua vida.
Estratégia ou não, é um belo exemplo de esforço de superação através de suas verdades e convicções.
Capa, ficha técnica e sinopse
Onde a lua não está
The Shock of the Fall
Nathan Filer
ISBN: 9788532528810
Editora: rocco
Número de páginas: 272
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21 cm
Ano Edição: 2014
Tradução: Ryta Vinagre
Sinopse
Numa viagem de férias em família, dois irmãos saem numa aventura infantil no meio da noite, mas apenas um deles volta a salvo para casa. Finalista do Costa Book Awards,Onde a lua não está é o elogiado romance de estreia de Nathan Filer, enfermeiro da área de saúde mental e poeta performático britânico.
Permanentemente assombrado pela morte do irmão, portador da Síndrome de Down, Matthew nunca desistiu de tentar entender o que aconteceu na fatídica noite e acredita ter descoberto uma maneira de trazê-lo de volta, neste comovente romance de formação que inspirou um curta-metragem dirigido por Udo Prinsen.
Boa leitura
See ya!
Rosana Gutierrez
Compre o livro em um dos links abaixo
A capa não me chamou muito a atenção quando vi, mas a sinopse me prendeu de tal forma que queria imediatamente ler o livro.
Até onde um acontecimento do passado pode influenciar nossa vida? Vemos que mudou completamente a vida de Matthew, deve ser emocionante acompanhar ele tentando se recuperar e escrevendo sobre o passado, seu irmão, um livro que nos leva a refletir.
Nossa, esse livro parece ser muito lindo! To doido pra comprar, mas minha lista de livros ja ta enorme, rsrs…
Sem contar que essa capa é absolutamente perfeita!
[…] saiba mais sobre o livro na resenha, aqui […]
Adorei a resenha!Estou ouvindo falar muito bem desse livro…estou louca pra ler!
E essa capa? linda! ?