John Boyne – A casa assombrada @cialetras #resenha


casa-assombrada - john boyne

Olá!

Confira a resenha de A casa assombrada, do autor John Boyne. Mesmo autor de O menino do pijama listrado.

Não é nenhum spoiler dizer que o livro é de arrepiar, já que o próprio título já remete a isso, A casa assombrada. O que deixa ainda mais sombrio é a época em que se passa, 1867, a atmosfera criada, o frio intenso, as brumas, a própria Londres ,as cidades mais do interior envolvidas, e a narrativa fantástica do autor que mantém um fio tenso no ar, além da parte psicológica que ele descreve das personagens.

O pai de Eliza Caine, um aficionado por Charles Dickens e insetos – ele é entomologista – veio a falecer após uma apresentação, onde o próprio Dickens lê uma de suas obras. Nesse dia uma chuva horrível e ventos levam a piora de sua já frágil saúde , e ele sucumbe no dia seguinte.

A jovem Eliza, agora sem seu pai e não tendo nada mais em Londres, apenas seu trabalho como professora de uma escola de meninas, em seu luto, responde a um anúncio de emprego que leu no jornal, para trabalhar como governanta no condado de Norfolk. Ela é aceita sem perguntas, tudo é sinistro desde o início do livro.

Chegando ao seu destino, na estação de trem, Eliza, em meio a uma névoa densa quase sofre um acidente fatal.

Ao chegar na casa Gaudlin Hall, conhece as duas crianças que ficarão sob seus cuidados, Eustace e Isabella. Ambos se comportam de maneira estranha. Onde estão seus pais? Há somente um zelador muito mal educado e tosco, o sr. Heckling.

Em 12 meses várias governantas passaram por lá e a última, esbarrou com Eliza na estação de trem, e caiu fora sem falar nada.

Tudo é sombrio, sinistro, cheio de suspense. As pessoas na cidade ao saberem onde ela trabalha, olham de soslaio e passam a tratá-la diferente, e se esquivam de responder as suas perguntas. Muitos mistérios pairam sobre a secular Gaudlin Hall.

Ninguém responde nada de concreto sobre a casa ou sobre a família. Em vários momentos me lembrou do filme Os Outros, por conta da atmosfera.

Eliza vai ao escritório do advogado que cuida de toda parte financeira da família, sr. Raisin, pois todos fogem de dar respostas. Ele também acaba não esclarecendo muita coisa, a priori.

Várias coisas estranhas acontecem na casa. Alguma coisa maligna quer Eliza longe de lá, mas também há algo que a protege, apesar dos acidentes que acontecem.

A cada dia, Eliza está mais perto de descobrir um grande segredo, mas também mais perto de um grande mal que parece assombrar Gaudlin Hall, ou é tudo apenas imaginação de uma moça sozinha?

A narrativa prende. Quando pensamos que o autor revelou algo, tudo muda, como deve ser um bom livro de suspense. Há reviravoltas e muitas coisas inesperadas vão acontecer.

Eu como fã do gênero e muito observadora, arrisquei alguns palpites, mas a história surpreende. Recomendo.

Capa, diagramação e o papel amarelo tornam agradável à leitura.

leia um trecho – aqui

Capa, ficha técnica, sinopse

a casa assombrada

A casa assombrada

This house is haunted

John Boyne

ISBN:  9788535925265
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 296
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21 cm
Ano Edição: 2015
Tradução: Henrique de Breia Szolnoky

Sinopse

O autor best-seller John Boyne faz sua primeira incursão no mundo das histórias de fantasma com um romance que ecoa clássicos da literatura vitoriana, como A volta do parafuso, Jane Eyre e os contos de Charles Dickens.

Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior.
Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.
A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio-tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer…

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro no

Submarino

Previous O Último Amor de Mr. Morgan #filme #dica
Next O presente do meu grande amor - Doze histórias de Natal @intrinseca #resenha

2 Comments

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira
    01/03/2015

    Olá, Rosana!

    A Eliza entrou numa enrascada, porque pensou que seria a Mary Poppins de algumas crianças e encontra uma casa assombrada e vizinhos que não querem contar nada. Será que seria só assombração ou também seria conspiração.
    Aliás, o John Boyle prova ser um autor bem versátil, indo do drama da 2ª Guerra até o terror psicológico.

    Um abraço!

  2. Any
    21/02/2015

    Olá, Rosana!
    Nunca li nenhum livro desse autor, mas assisti a adaptação de O Menino do Pijama listrado e chorei com o final, o que com certeza aconteceu com a maioria das pessoas que assistiu ou o leu.
    Assisti ao filme Os Outros e amaeei, se esse livro ti lembrou esse filme com certeza vale a pena ler A casa Assombrada! Li o trecho e gostei bastante da narrativa do escritor.
    A Elisa com certeza é muito corajosa, pois se fosse comigo eu teria ido embora desde o começo rsrs. Mocinha corajosa, ou seria curiosa?!
    Bjos,
    Elidiane.

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)