Olá
Como é bom pegar um livro totalmente diferente daqueles em que estamos acostumados com o tema e sermos surpreendidos de forma positiva não é verdade?
A Farol literário tem arrasado nos lançamentos dos livros e esse foi mais um que me conquistou e entrou para os meus favoritos.
Confira a resenha de O nome em seu pulso, de Helen Hiorns.
Enquanto a maioria das pessoas procura por sua cara metade, “tenho certeza que esse é o sonho da grande maioria”, a autora fez o contrario com esse romance a partir da ideia de uma “alma gêmea”. Eu sempre achei muito romântico o conceito de alma gêmea apesar da grande dor que pode vir a causa quando o imprevisto vem à acontece. Confesso que o fato dela trabalhar de forma tão diferente neste livro eu gostei muito de ler algo assim.
Em vários momentos tive uma sensação de impotência inevitável ao longo da história e eu percebi que Corin sabia como seu futuro estava para virar do avesso e logo de inicio eu tinha aceitado o fato de que não havia nada que pudesse fazer para mudar isso.
Geralmente eu não gosto de ler ficção distópica, fico deprimida quando vejo o quanto os personagens são manipulados e quase sempre eu sei o que vai acontecer, me revolto por não poder fazer nada para mudar, mesmo sabendo que é uma leitura. A liberdade individual é arrebatada. Há perigos em volta de tudo e em quase todas as decisões que eles venham a tomar a partir de certa altura, decisões essas que podem mudar ou detonar com cada um deles. No caso de Corin a decisão que ela tem que vir a tomar, vai provavelmente ser detonada. A autora deixa bem claro no livro que a ideia de almas gêmeas não é a que geralmente é apresentada na literatura romântica, mas algo muito mais sombrio do que se pode imaginar.
Corin é uma personagem complexa, porém eu gostei dela desde o inicio porque ela se apresenta com um espirito livre e uma natureza corajosa com grande uma esperança por algo melhor não somente para ela. Ao se projetar em uma missão para enganar o mundo ao seu redor Corin está rompendo com a imagem imposta de uma adolescente, e, portanto, lutando contra a inevitabilidade do seu futuro que paira sobre ela e isso é muito bom pois faz com que enxerguemos tudo sob uma nova perspectiva.
Helen criou cuidadosamente cada um dos personagens de modo que a forma como eles reagem com a protagonista faz com que a leitura fique completamente fascinante. Cada um deles conquista de forma diferente e unica e cria um certo grau de familiaridade ao decorrer da leitura.
A autora também apresenta muitos outros temas importantes no livro como o suicídio, depressão, auto-mutilação e questionamento de identidade que entram em jogo continuamente e não só eleva o romance em si, mas uma leitura para leitores de todas as idades. Ela também apresenta um final mais realista e isso para mim foi um choque por conta de ser um YA mas adorei o trabalho apresentado.
Recomendo a leitura com certeza.
Capa, ficha técnica, sinopse
O nome em seu pulso
Helen Hiorns
ISBN:9788582770894
Editora: Farol Literário
Número de páginas: 255
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21 cm
Ano Edição: 2015
Sinopse
Corin é uma adolescente cheia de conflitos que, sentindo-se uma estrangeira diante da própria realidade, tenta construir a imagem de apenas mais uma garota comum e prefere passar o tempo reclusa em seu quarto, na companhia dos livros que baixa na internet. Essa fuga, no entanto, não impede que ganhem força os questionamentos e a desconfiança com que ela encara o destino que lhe foi reservado: e se você nunca encontrar a pessoa predestinada? Ou se encontrar e simplesmente não amá-la? E se a última coisa que você quer é ser encontrado?
Boa leitura
Valery
No Comment