Olá!
Confira a resenha do livro João e Maria do autor Neil Gaiman, com ilustrações de Lorenzo Mattotti.
Eu já disse algumas vezes aqui no Livrólogos que adoro contos de fadas, todas versões, a dos irmãos Grimm, da Disney e agora de Neil Gaiman.
Neil Gaiman é um contador de histórias magistral. Não é o fato de ser fã dele há … ops, melhor nem dizer para não denunciar a idade, que me fez mais uma vez cair de amores por um livro dele. É a narrativa, o toque poético do autor em sua escrita.
João e Maria é uma história bem conhecida, um casal de irmãos perdidos na floresta, uma casa de doces, bruxa, etc. Porém aqui, a bruxa não é uma velhinha e não há uma madrasta e sim a mãe das crianças. Neil Gaiman optou por uma das muitas versões onde não usam uma bruxa.
Assim como nas primeiras versões é uma história cheia de simbolismo e, no fim do livro, há um texto que fala sobre isso. Sobre os irmãos grimm e as variantes e transformações da história ao longo dos séculos.
Eu prefiro o nome original das crianças, mas imaginem Hänsel e Gretel, ficaria bem difícil a pronúncia, entendimento e empatia, então, João e Maria.
O lenhador e sua esposa, viviam a beira de um rio na floresta. Eles tiveram um casal de filhos, João e Maria. Eram humildes, mas sobreviviam, porém com a guerra, houve escassez de alimentos e a fome dominava tudo. A mãe, com sua lógica idiota, convence o marido a abandonar os filhos na floresta para ter duas bocas a menos. Na primeira vez, João foi deixando pedrinhas ao longo do caminho e conseguiram voltar. passado mais um tempo, novamente deixados na floresta, João havia usado pedacinhos de pão, mas foram comidos pelos animais na floresta.
Mortos de fome, acabam sentindo cheiro de pão de mel recém feito, correram atrás desse aroma divino e se depararam com uma casa feita de pão de mel e doces. Literalmente começaram comer um pedaço da casa e uma velhinha aparece de dentro da casa, os convida a entrar e comer. Mas a comida tinha sonífero e todo mundo sabe o que vem a seguir!
Um clássico com o toque do mestre da fantasia. Imperdível.
Durante a narrativa, há várias ilustrações feitas por Lorenzo Mattotti, em preto e branco que dá um tom mais sombrio e complementa a trama.
O acabamento é lindo, em capa dura, e a parte interna do livro, do texto, é com folhas com gramatura maior ( mais grossas ) . A Intrínseca caprichou.
Em 2007, Mattotti criou as ilustrações de João e Maria para celebrar a encenação da obra exibida pelo Metropolitan Opera. A arte de Mattotti serviu de inspiração para o conto de Neil Gaiman, autor com mais de 2 milhões de seguidores no Twitter.
Recomendo!
Capa, ficha técnica, sinopse
João & Maria
Hansel & Gretel
Neil Gaiman – Lorenzo Mattotti
ISBN:9788580577761
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 56
Encadernação: capa dura
Formato: 18 x 25 cm
Ano Edição: 2015
Sinopse
Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti lembram o horror e o fascínio que sentiram quando leram João e Maria, dos irmãos Grimm. Agora, escritor e ilustrador se unem nesta brilhante releitura de um dos maiores clássicos de todos os tempos. Seja forte, corajoso e prepare-se: Gaiman e Mattotti vão levar você para um passeio nas profundezas da floresta.
Boa leitura
See ya!
Rosana Gutierrez
Compre
Eu estou doida pra ler esse livro. Não sou da época de Sandman, mas li O Livro do Cemitério e me apaixonei. Agora quero ler todos os livros dele rs
Beijinhos
Oi Camis, é muitooooo bom o livro. Eu amo conto de fadas e quanto mais sombrios, melhor 😀
Tenho certeza que vc vai adorar.
bjks
Rô,
Ganhei um exemplar desse livro nesses dias e estou doida para ler!
Já está na lista de próximas leituras!!!
Beijos
Camis