Olá!
Para quem ainda não conhece, visite nossa seção exclusiva – Livrólogos Gourmet . Lá há dicas, receitas, resenhas , todas com foco em gastronomia.
Recebi da Rocco o livro Nutrindo seus sentidos, da autora Laura Pires e faço um convite, por uma semana, alimente-se de maneira mais saudável. Isso é possível e sem ser comidas chatas ou pratos mirabolantes de serem feitos.
No livro a autora nos ensina receitas Ayurvédicas, que são super saudáveis e gostosas, coloridas e simples de serem elaboradas.
Não vou entrar na parte filosófica, vou focar na receita em si.
“De acordo com este sistema, cada pessoa é influenciada por três doshas: Vata, Pitta e Kapha. A maior intensidade de um ou outro acaba interferindo na maneira de agir, nos desequilíbrios que se manifestam, assim como regulam todas as funções do nosso organismo e auxiliam na respiração, circulação, batimentos cardíacos, entre outros.”
No canal Livrólogos, vou postar vários vídeos elaborando as receitas, mas aqui separei uma simples de ser feita.
Ah, a Ayurveda recomenda o consumo de laticínios e derivados de leite. Mas já que é para ser simples e não assustar ninguém , logo de cara, escolhi outro tipo de leite. Um vegetal.
Quero lembrar também, que a recomendação da Ayurveda não é o uso de leite que vem caixinha, ou em pó, é o leite saudável, sem ser industrializado ( eu gosto de duas marcas, leite A da Xandô e o Paulista). E também não adianta usar leite de grãos, mas industrializado. ë possível fazer em casa, vários, como leite de coco, amêndoas, castanha do Pará… Então vamos ao que escolhi e faz parte do livro.
Leite de Castanha do Pará
Indicado para Vata, Pitta
Ingredientes
1/2 xícara de castanha do Pará
1 Litro de água
Preparo
Bata bem a castanha e a água no liquidificador, até desmanchar completamente. Em seguida coloque em um recipiente. Não é necessário coar.
Eu gosto de armazenar em recipiente de vidro. Por conta desses resquícios da casca, acaba ficando uns pontinhos escuros que sobem quando você deixa o leite descansar. Não tem problema, eu uso assim.
No livro não fala nada sobre deixar de molho. Fiz exatamente como está na receita. Depois deixei gelar e coloquei chocolate em pó. Ficou muito bom!
O livro é uma delícia. Bem diagramado, com bastante fotos e receitas simples de se elaborar. Recomendo
Capa, ficha técnica, sinopse
Nutrindo seus sentidos
Laura Pires
ISBN: 9788568696392
Editora: Bicicleta Amarela
Número de páginas: 216
Encadernação: brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2016
Fotografia: Diego Cagnato
Sinopse
Depois de apresentar os princípios básicos da Ayurveda no bestseller O sabor da harmonia, indicado pelo apresentador Rodrigo Hilbert como seu livro favorito em matéria no jornal O Globo recentemente, Laura Pires volta a dividir com os leitores sua experiência com esse sistema de saúde e bem-estar milenar e os convida a descobrir novos hábitos e a levar mais cor, sabor, saúde e vida às suas refeições. Com cerca de 200 receitas, Nutrindo seus sentidos é um verdadeiro guia para alcançar um novo patamar de saúde e consciência, não só em relação ao próprio corpo, mas a tudo o que nos rodeia.
Bon Appétit !
Rosana Gutierrez
Olá!
Estou em um fase de reeducação alimentar, então essa sua dica foi super válida para mim, que estou achando dificuldade em vários momentos para comer de maneira saudável. Bom saber que tem receitas fáceis de serem feitas!
Beijos.
Oie!!
A Alimentação infelizmente é algo que eu nao estou me prendendo muito, tanto que eu nem conhecia esse livro da Rocco. Adorei a capa e a ideia da autora, mas, infelizmente não é o tipo de livro que eu leria ou compraria.
beijos
Livros & Tal
Oi Tammy, por ser um leite vegetal, o sabor é bem diferente. Mas fica bom com chocolate em pó, e para usar em receitas onde possa haver substituição. Eu, particularmente, não achei enjoativo. Experimente e depois me conte. Bjs
Oi Rosana, sua linda, tudo bem?
Qualquer dica para melhorar a qualidade de vida e nossa saúde é válida. Gosto muito de ler sobre esse assunto sempre aprendo algo novo. Estou curiosa com as receitas que disse que vai postar. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
Confesso que não é meu tipo de leitura, porém ando precisando me cuidar sobre alimentação, quem sabe eu leia para poder adquirir uma filosofia nessa parte da minha vida.
Achei maravilhosa a ideia desse livro. Amo um prato bem colorido. Fiquei com uma dúvida. O leite da receita não fica enjoativo pela castanha do Pará? Altera muito o sabor?
Bjim!
Tammy
Oi
Gostei muito da dica, mas confesso que não sou ligada muito na minha alimentação, mas a minha mãe ADORA ler qualquer material que propõem uma dieta melhor e já vou procurar esse livro para dar no aniversário dela, tenho certeza que ela vai gostar e me forçar a comer melhor!
Abraços
Eu tenho tentado me alimentar de forma mais saudável ultimamente e achei que esse livro pode me ajudar nessa minha missão pessoal. Ainda mais porque as receitas ão super fáceis e rápidas de fazer, o que é ótimo!
Abraços.
Oi, Rô.
Adorei a proposta do livro e realmente é super importante cuidarmos da nossa alimentação!
Estou ansiosa para acompanhar as suas receitas no canal!
beijos
Camis
Olá, acho legal um livro com receitas saudaveis, e que bom que no seu canal você irá trazer algumas. Vou acompanhar de pertinho.
Nem falo nada porque você sabe que sou um caso digno de intervenção. Depois que organizar outros setores da minha vida, vou criar coragem e me aventurar na cozinha 😉
Olá,
Achei a proposta do livro bem interessante e fiquei curiosa para conhecer um pouco mais sobre a filosofia por trás disso e também mais receitas.
Confesso que já inventei de fazer leite de aveia e leite de arroz em casa e não consegui me adaptar! Mas fiquei curiosa para experimentar esse de castanha que ensinou aqui e vou tentar.
Oie!
Eu até tento seguir uma vida saudável, mas logo perco a paciência e volto a tudo o que eu como normalmente rsrs
Ro, eu não conhecia esse livro, mas traz uma ideia bem interessante.
Bjks!
Histórias sem Fim
Olá
Que interessante, eu tenho um relacionamento sério com a comida, já tive anorexia e 2 recaidas ao longo dos meus 33 anos, e hoje em dia tenho medo de dietas e restrições e acabar surtando novamente, mas eu gosto de ler livros com receitas e ajuda com alimentação equilibrada