Leïla Slimani – Canção de Ninar @planetalivrosbr #RESENHA


cancao-ninar

Olá!

No final de dezembro de 2017 convidei minha querida amiga, Camila, do blog Leitora Compulsiva para participar de um evento na Editora Planeta para apresentação dos próximos lançamentos e fomos surpreendidos com um super presente: uma prova do livro Canção de Ninar, da autora Leïla Slimani, que será lançado em fevereiro pelo selo Tousquets. Esse livro ganhou um dos maiores prêmios de literatura da França em 2016 .

Veja o que ela achou do livro!

 

“Canção de Ninar” conta a história de um casal francês de classe média, que decide contratar uma babá para cuidar de suas crianças e acaba sendo vítima de um terrível pesadelo: aquela que deveria cuidar de seus filhos decide matá-los.
O bebê está morto. Bastaram alguns segundos. O médico assegurou que ele não tinha sofrido. Estenderam-no em uma capa cinza e fecharam o zíper sobre o corpo desarticulado que boiava em meio aos brinquedos. A menina, por sua vez, ainda estava viva quando o socorro chegou. Resistiu como uma fera.(…)
Adam está morto. Mila não vai resistir.”

E é assim que começa toda essa história. Logo de cara já ficamos sabendo que a babá matou as crianças. O que nos resta é entender como tudo isso aconteceu…
Myriam, uma advogada franco-marroquina, decide que está na hora de voltar a trabalhar. Durante muitos anos, tudo o que ela fez foi cuidar da casa e dos filhos, Mila e Adam, mas uma oportunidade de trabalho surgiu e ela não quer abrir mão. Ela e seu marido Paul entrevistam várias mulheres e acabam encontrando Louise, a candidata perfeita.

Com a chegada de Louise, Myriam não precisa mais se preocupar. As crianças estão sempre limpas, alimentadas e até mesmo mais bem comportadas! A casa nunca esteve tão limpa e as roupas bem cuidadas. Louise é um sonho e todos acham que Myriam e Paul são muito sortudos por terem encontrado uma mulher tão dedicada e carinhosa. Mas Louise não é essa mulher perfeita que todos imaginam.

Em capítulos que se alternam entre o ponto de vista de família e o de Louise, a história vai sendo construída diante de nossos olhos e o resultado é de arrepiar!

“Canção de Ninar” é um thriller psicológico muito bem construído e excepcionalmente bem escrito. Tem uma estrutura bem diferente, porque já começamos a leitura sabendo que a babá matou as crianças… Não há nenhum mistério nisso. E mesmo assim o suspense desse livro é viciante. O que realmente instiga nossa curiosidade é saber como e porque essa mulher fez isso!

Assim como é comum aos autores franceses, a narrativa da autora é crua, sem rodeios e de uma forma curiosamente imparcial. Os fatos são apresentados de maneira direta e o julgamento das ações cabe exclusivamente aos leitores. Não há rótulos em relação aos personagens e, mesmo que a gente saiba que a babá matou as crianças, ela não é apresentada como a vilã, tampouco os pais como pobres vítimas.

Quando nos deparamos com um horror como esse, é normal a gente se perguntar: Como é que ninguém suspeitou? Como ninguém viu os sinais?! E são essas as perguntas que Slimani responde nesse livro. As informações estão lá e que cada leitor que tire suas próprias conclusões…
O livro tem previsão de lançamento para esse mês de fevereiro e será publicado pelo selo Tousquets, da Planeta de Livros. É uma história de volume único e com pouco menos de 200 páginas (pelo menos na prova), então os fãs de thrillers e suspenses não tem desculpa para fugir desse livro!! Vale muito a pena!!

Sobre a autora e seus outros livros…

Leïla Slimani é uma autora franco-marroquina e uma das mulheres mais influentes na França. Slimani nasceu no Marrocos e aos 17 anos foi para Paris para estudar ciências políticas e estudos de mídia. Após sua graduação, considerou uma carreira como atriz, mas começou a trabalhar como jornalista da revista Jeune Afrique. Em 2014, publicou seu primeiro romance, chamado Dans le jardin de l’ogre (“No Jardim do Ogro”) e recebeu o prêmio literário marroquino La Mamounia. Dois anos depois, escreveu o thriller psicológico Chanson Douce (Canção de Ninar), que rapidamente se transformou em um best-seller. Em 2016 o livro foi premiado com o  Prix Goncourt. (Fonte: Wikipedia)

 

Capa, ficha técnica, sinopse

cancao-ninar

Canção de Ninar

Leïla Slimani

Sinopse

Apesar da relutância do marido, Myriam, mãe de duas crianças pequenas, decide voltar a trabalhar em um escritório de advocacia. O casal inicia uma seleção rigorosa em busca da babá perfeita e fica encantado ao encontrar Louise: discreta, educada e dedicada, ela se dá bem com as crianças, mantém a casa sempre limpa e não reclama quando precisa ficar até tarde. Aos poucos, no entanto, a relação de dependência mútua entre a família e Louise dá origem a pequenas frustrações – até o dia em que ocorre uma tragédia. Com uma tensão crescente construída desde as primeiras linhas, Canção de ninar trata de questões que revelam a essência de nossos tempos, abordando as relações de poder, os preconceitos de classe e entre culturas, o papel da mulher na sociedade e as cobranças envolvendo a maternidade.

Boa leitura

Camila

blog Leitora Compulsiva

 

Compre o livro

Amazon

Previous Carnaval com Nora Roberts Brasil
Next [Bastidores Literários] Como a indústria “de curtidas” pode atrapalhar o escritor iniciante?

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)