Olá!
Convidei a minha querida amiga Pat, do blog Lendo e Escrevendo para nos contar o que achou do livro A Nuvem, de Neal Shusterman . Publicado pela Seguinte.
Quase um ano se passou desde os acontecimentos de O Ceifador e agora Citra e Rowan encaram as consequências de seus atos e das escolhas feitas no final do primeiro livro da trilogia.
Agora conhecida como a Ceifadora Anastácia, Citra entende cada vez mais o que é ser uma ceifadora e as responsabilidades que acompanham o cargo, por isso ela opta por uma metodologia nada convencional para fazer seu trabalho, como consequência ela precisa lidar com os mais conservadores da Ceifa que não aprovam muito seus métodos, com a admiração dos mais jovens e com a corrupção que se infiltra cada vez mais na organização e levanta cada vez mais questões morais e éticas, bem como o papel da Nimbo Cúmulo em tudo o que acontece em torno dos personagens.
Rowan por sua vez assume uma nova identidade e se infiltra cada vez mais em um mundo sombrio que envolve os membros da Ceifa. Além disso, com seu status de fugitivo ele precisa se manter daqueles com quem se importa se quiser mantê-los seguros. Dessa forma, Rowan e Citra precisam lidar com um passado que insiste em atormenta-los, com um presente incerto e com novos personagens que podem ou não ajuda-los em tudo isso.
Se em O Ceifador tivemos contato majoritário com o ponto de vista dos ceifadores e um livro que levanta muitas questões morais e ótimas oportunidades de debate quando analisado mais a fundo, em A Nuvem temos um contato maior com o ponto de vista da Nimbo Cúmulo que mostra que a omissão em determinadas situações podem ter consequências catastróficas. Além disso, as questões politicas apresentadas neste livro, mostram que até mesmo uma sociedade “perfeita” tem seus defeitos.
Em alguns aspectos o livro lembra bastante os acontecimentos de A Rebelião das Máquinas em O Exterminador do Futuro, já que em A Nuvem, a Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados assume controle sobre basicamente todos os aspectos da vida na Terra, após erradicar doenças, criar mecanismos de cura e estender indefinidamente a vida humana, cabe a ela julgar as ações dos seres humanos. Entretanto, não contamos com o aspecto sanguinolento gerado pelas máquinas no filme, pois a IA age como uma presença onipresente apenas observando e agindo quando necessário, mesmo assim sem interferir com o trabalho dos ceifadores, mas não se engane, o mal e a corrupção não foram totalmente erradicados, e contamos com atitudes bem questionáveis de alguns ceifadores e uma reviravolta digna de deixar os leitores extremamente ansiosos pelo próximo volume, afinal Neal Shusterman já mostrou que consegue criar finais impressionantes que deixam qualquer um com agua na boca.
Capa, Ficha Técnica e Sinopse
A Nuvem
Neal Shusterman
ISBN:9788555340543
Editora:Seguinte
Número de páginas: 496
Encadernação: brochura
Formato: 15 x 22 cm
Edição: 2018
Sinopse
No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade.
Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.
Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?
Boa Leitura
Compre o livro na Amazon