História de tantos casamentos
Era óbvio que o casório entre a Viúva Negra e o Kylo Ren ia terminar em guerra, não é mesmo? Piadas nerds a parte, que coisa comovente as atuações de Scarlett Johansson e Adam Driver em História de um Casamento; adorável comédia romântica – que não tem nada de comédia e nem de romântica – que nos conta o triste fim de um casamento, revelando os piores e mais obscuros lados das partes envolvidas e a podridão de quem lucra com a infelicidade alheia, encarnada com maestria por Laura Dern irretocável na pele de uma advogada completamente desprovida de sentimentos.
Se o roteiro do diretor Noah Baumbach é ágil ao nos fazer tomar partido quase que imediato de Charlie, marido que claramente quer se resolver com a esposa, ele também entende que no fim de uma relação, todas as partes realmente envolvidas sofrem e os papéis de mocinhos ou vilões cabem muito mais a quem está de fora do que a quem está sofrendo e pode, através de impulsos e incertezas tomar decisões erradas, ou mesmo delegar decisões pessoais a terceiros.
Sim, a grande vilã da história, Nora, foi introduzida por Nicole, que, de fato, começou a guerra com o marido, mas em algum momento, alguém, além da advogada e seus rivais nos tribunais, pareceu feliz? Melhor: o fim do casamento se pareceu em algum momento com fim de amor?
Talvez o olhar pessimista do filme seja de que apenas o amor não é o suficiente numa relação, ou de que num ato de desespero e tristeza, muitos não hesitariam em tornar um inferno a vida de quem amam. Ou talvez essa seja apenas uma, mais uma, dentre tantas e tantas histórias de casamentos que vemos todos os dias. Poucas, no entanto, interpretadas com tamanha emoção e veracidade quanto essa.
Ficha técnica, sinopse
Direção
Noah Baumbach
Elenco
Scarlett Johansson, Adam Driver, Laura Dern e outros
Sinopse
Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido Charlie (Adam Driver) estão passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson).
Distribuição Netflix
No Comment