Agatha Christie – Assassinato no campo de golfe @globolivros #resenha


Olá!

Hoje, nosso querido amigo e colaborador Thalles Marques, do blog Our Cup of Tea vai falar sobre terceiro livro publicado pela rainha dos romances policiais, Agatha Christie.

Assassinato no Campo de Golfe é, sem dúvidas, um dos livros de Agatha Christie que mais tem reviravoltas. Segundo livro escrito pela autora com o famoso detetive belga Hercule Poirot, a obra é narrada do ponto de vista do Capitão Hastings, o que é um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo.

Nesta história, Poirot recebe uma carta urgente de um rico empresário que se diz em perigo iminente devido a um segredo guardado e requer a presença do detetive imediatamente. Com seu amigo a tiracolo, o belga se põe rumo à vila francesa onde seu remetente vive.

Já neste momento temos a primeira reviravolta, quando descobrimos que Poirot não conseguiu chegar a tempo de evitar o assassinato de monsieur Renauld, que foi encontrado morto naquela mesma manhã. Porém, claro que o detetive vê aí um mistério ainda mais interessante para suas “pequenas células cinzentas”.

A obra é uma demonstração clássica da forma como Christie consegue “enganar” o leitor durante parte considerável da narrativa, entregando a resolução apenas ao final, o que neste caso é literal. Até as últimas páginas do livro a autora continua a apresentar peças do quebra-cabeças.

É neste ponto que entra o lado positivo da narrativa realizada pelo ponto de vista de Hastings, que serve como um consolo para o leitor, que percebe que nem o próprio amigo condifente de Hercule Poirot acompanha inteiramente o raciocínio do excêntrico belga. Já o ponto negativo da narrativa é o ar extremamente inocente que o capitão ganha, talvez por ainda estarmos no início da construção dos personagens.

Em determinados pontos da investigação, vemos Hastings ainda contestando os métodos de investigação de Poirot. As intervenções do britânico são feitas de forma tal que ainda colocam em cheque a profundidade da relação com o detetive. Mesmo com citações que indicam um convívio já por considerável período de tempo, estes momentos indicam um certo paradoxo na história.

Apesar de ter ficado satisfeito com a história, ainda assim não coloco o livro entre os preferidos que já li da Rainha do Crime. Contudo, com certeza é uma leitura excelente e rápida para quem procura uma forma de ocupar a cabeça e se distrair um pouco.

Confira outras resenhas da Agatha Christie aqui!

Capa, ficha técnica, sinopse

Assassinato no campo de golfe

The Murder on the Links 

Agatha Christie

ISBN: 9786580634293
Editora: Globo Livros
Número de páginas: 296
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21 cm
Edição: 2014

Sinopse

Em um legítimo romance policial, Agatha Christie criou mais um mistério a ser solucionado por Poirot, o principal protagonista de suas histórias. Monsieur Hercule Poirot recebe um desesperado pedido de ajuda de um milionário sul-americano, monsieur Renauld. Imediatamente Poirot e seu inseparável assistente Hastings partem para a cidade onde reside o milionário. Ao chegarem à casa de monsieur Renauld, descobrem que ele foi assassinado naquela noite em um crime brutal: apunhalado pelas costas e estirado ao lado de uma cova no campo de golfe da propriedade.

Poirot terá que manter o sangue-frio para desvendar este mistério que faz um dos mais famosos clássicos de Agatha Christie. A nova edição da obra traz nova tradução de Marcelo Barbão e apresentação de Marcos Peres.

Compre o livro na Amazon

Livro recebido pela parceria com a editora
Previous 1917 #filme #cinema
Next Farol #filme

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)