Olá!
Confira a resenha do livro Caçadas de vida e de morte, do autor João Gilberto Rodrigues da Cunha. Publicado pela editora arqueiro.
Caçadas de vida e de morte resgata a história da colonização do Triângulo Mineiro, no final do Império e primeiros anos da República, e seus reflexos na vida sócio-política daquela região.
A narrativa mostra a cruel realidade da vida de seus personagens, em um texto cheio de suspense, fanatismo, traição, paixão, cenário propício a todo tipo de decisão certa ou não.
Tonho (apelidado Tonho Pólvora), por conta das vendas que fazia pelas terras mineiras, conhecera muita gente, muitas terras a serem exploradas. Econômico e trabalhador, resolve sair da pacata Oliveira em busca de um futuro melhor.
Com suas economias e um adiantamento de herança deu entrada na compra da Fazenda Alvorada, distrito do Desemboque. “Ele já se sentia o Tonho Pólvora do Desemboque.” Ali é palco da história da colonização do Triângulo Mineiro.
Confiava na venda dos produtos que traria de Oliveira. Confiava na força do braço para explorar a terra e prosperar. Parte, então, com sua comitiva rumo à nova morada.
Seu entusiasmo era alimentado, principalmente, por dois companheiros de jornada: Zé Brilino e Zé Anjo.
Ali começa a explorar a terra e prosperar. Era homem bom, trabalhador.
Em paralelo, José Antônio, foragido de São Paulo, após desfalque na empresa onde trabalhara, foi estabelecer-se na Província de Minas Gerais, distrito do Desemboque.
Quis, porém, o destino que Tonho Pólvora e José Antônio se encontrassem.
Amizade passageira que se transforma em desconfiança, dúvidas e, nessa atmosfera, um drama se desenvolve que, juntado a outros mais, vira intrigas, evoluindo em outros desencontros e desafios, magistralmente construídos pelo autor.
Ao longo da narrativa, acompanhamos o desabrochar do comportamento peculiar de cada personagem, seus segredos, seus anseios e projetos de vida.
Cada morador da pequena Desemboque parece guardar um passado de perdas, ou aspiração, ou alguma história que os fez buscar nesse lugarejo esquecido e ali se estabelecer. Talvez buscar a paz ou o fim da caçada.
Neste romance intenso, o autor celebra espíritos indomáveis de personagens tão vívidos, capazes de conquistar até mesmo os mais incrédulos.
Capa, ficha técnica, sinopse
João Gilberto Rodrigues da Cunha
ISBN: 978-6555650945
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 400
Encadernação: Brochura
Formato: 23 x 16 cm
Edição: 2021
Sinopse
No final do século XIX, o sertanejo Tonho Pólvora compra a fazenda Alvorada, no interior de Minas Gerais. Com trabalho duro e falando a língua da terra, ele faz o lugar prosperar e se torna uma das lideranças da região.
Na mesma época, em São Paulo, o jovem contador José Antônio dá um golpe na empresa onde trabalha e se lança, em fuga, para o interior do país, atrás de um lugar seguro para se estabelecer.
O primeiro é uma presença inspiradora que tem o dom de extrair o melhor das pessoas. O outro só pensa nos próprios interesses e causa destruição por onde passa.
Quando essas duas forças antagônicas se cruzam, o resultado é uma teia de intrigas que se estende em todas as direções e enreda tudo pelo caminho.
Tendo como pano de fundo a colonização do Triângulo Mineiro desde o fim do Império até os primeiros anos da República, Caçadas de vida e de morte é uma história de obsessão e vingança, um épico sertanejo único que reflete a sensibilidade das narrativas de Guimarães Rosa e Graciliano Ramos.
Boa leitura
See ya!
Rosana Gutierrez
Compre o livro
No Comment