Ernest Cline – Jogador nº 2 @intrinseca #resenha


Jogador nº 2: ainda mais real!

Todo mundo sabe que há uma hora pra parar; de comer, de beber, de jogar; e, em geral, quando algo dá errado, é bem fácil de se lembrar qual o momento da decisão  ruim. Em Jogador nº 2, de Ernest Cline, óbvia continuação de Jogador nº 1, já nas primeiras páginas, narradas por Wade Watts dias após vencer a disputa pelo Easter-egg de Halliday e se tornar dono da plataforma OASIS, nosso herói descobre que o criador e antigo proprietário da empresa havia guardado mais um segredo antes de morrer: o disposto INO, que, em linhas gerais, transformava sua riquíssima realidade virtual em… Realidade! Sim, uma maçã comida no jogo, faria o usuário real sentir gosto de maçã na boca. Um mergulho? Faria um o usuário sentir seu corpo na água. Sexo? Certo, todos, já entendemos.

É claro que Wade e seus amigos não puderam resistir à tentação de lançar o novo produto e logo a outrora revolucionária OASIS se tornou obsoleta. O INO ganhou até rede social própria em que usuários poderiam postar suas experiências e assim outros conseguiriam senti-la. Perdeu um show da sua banda favorita? Só procurar a postagem de alguém que foi, pra curtir a sensação. Aliás, pra que levantar do sofá, não é mesmo? As possibilidades ilimitadas do INO eram tão maravilhosas quanto assustadoras e, claro, cobraram seu preço, levando ao questionamento de se não teria sido a OASIS a última dose ou a derradeira jogada antes de abandonar a mesa.  

Sinceramente, acho pouco provável que os fãs do primeiro livro não gostem desse, já que Ernest Cline manteve o estilo da escrita, o ritmo e a temática. Apenas deixou a imaginação fluir mais e talvez, agora sim, eu também posso sucumbir à ideia de tascar o bom e velho “futuro pós-apocalíptico” pra falar de seus livros. Infinitamente mais do que seu antecessor, Jogador nº 2 aborda o antigo e fundamental debate sobre ética cientifica e comercial, o que, de forma alguma, fez dele uma leitura chata – muito pelo contrário!

Gostou do livro de estreia de Ernest Cline? Leia esse; certeza que vai gostar! Não gostou? Nem perca seu tempo com a sequência. De qualquer forma, daqui a pouco deve sair alguma adaptação feita por Steven Spielberg.

O livro também ganhará uma adaptação cinematográfica, com roteiro do autor.

Capa, ficha técnica, sinopse

Jogador nº 2

Ernest Cline

ISBN: 978-6555601602
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 416
Encadernação: Capa dura
Formato: 16 x 23 cm
Edição: 2021

Sinopse

Na aguardada sequência do best-seller Jogador Número Um, uma tecnologia revolucionária e inimigos poderosos põem em risco o destino da humanidade

Dias após o fim do concurso lançado pelo fundador do OASIS, Wade Watts faz uma descoberta bombástica. Escondida no cofre de James Halliday, há uma tecnologia capaz de alterar a natureza da existência humana para sempre ? e talvez piorar ainda mais as coisas.

Chamado de Interface Neural OASIS, ou INO, o dispositivo permite que o usuário use os cinco sentidos no ambiente virtual e controle seu avatar apenas com o pensamento. Também é possível gravar suas experiências no mundo real e que outras pessoas consigam revivê-las. Ainda que revolucionário, o INO torna o OASIS mais viciante e perigoso do que nunca.

Começa assim uma nova missão, uma caça ao último Easter egg deixado por Halliday, com um misterioso prêmio em vista. Ao longo dessa jornada, Wade e seus amigos enfrentarão um inimigo inesperado e extremamente poderoso ? disposto a matar milhões para conseguir o que quer ?, revelações do passado conturbado de Halliday e até mesmo múltiplas versões do cantor Prince. A vida de Wade e o futuro do OASIS estão em risco outra vez, mas a humanidade pode ser a maior vítima dessa guerra cada vez mais real.

Com uma narrativa criativa e eletrizante, repleta de referências à cultura pop dos anos 1980 e ao universo nerd que consagraram o primeiro volume da série, Jogador Número Dois dá continuidade ao legado de sucesso de seu antecessor e lança os leitores em uma nova aventura futurista e surpreendente.

livro recebido pela parceria com a editora

Compre o livro

na Amazon

Previous Ernest Cline - Jogador Nº 1 @intrinseca #resenha
Next Sorteio Livre - EL James

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)