Bonnie Garmus – Uma questão de Química


Elizabeth Zott é brilhante, desajeitada e focada em seus estudos na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mas nem seus colegas homens nem as outras mulheres no campus a levam a sério. Ela é uma química genial no início dos anos 1960,mas nessa época, mulheres não tinham carreiras científicas.

No entanto, Elizabeth insiste em contrariar a tradição, frustrando as regras escritas e não escritas. Violência e abuso de poder atrapalham seus planos, forçando a sair do seu PhD e ir para um outro lugar.

Quando ela se apaixona e se envolve com um colega cientista, Calvin Evans que é o único que a vê pelo que ela é. Ela é rotulada e demitida de seu emprego quando engravida fora do casamento. Tanto seu cérebro quanto seu gênero foi considerado como desafios às normas científicas e sociais da época.

Ela desafia todas as hierarquias, regras e sistemas que pode. Ela nunca tenta se encaixar, mas não conseguiria mesmo que quisesse

A séria Elizabeth, lutando para sobreviver, consegue um emprego – apresentar um novo programa de culinária – Hora do Jantar. Na minha cabeça já veio Julia Child desossando um frango e dizendo Bon Appétit.

Embora nunca tenha planejado ser mãe, sua filha, Madeline, é uma alegria, e Elizabeth é excepcionalmente brilhante como mãe e elas, e o cachorro, encontram apoio em lugares improváveis.

O programa se torna um sucesso, amado por todos. Sua cozinha é revolucionária, imersa em ciência. Ela não se vê como cozinheira. Zott é e sempre foi um cientista, pronta para perseguir uma determinada teoria.

O livro é muito gostoso de se ler e mostra um período da história que mulheres não podiam escolher seus lugares e Elizabeth mostra e ensina às mulheres daquela época a pensarem.

Capa, ficha técnica, sinopse

Uma questão de química

Bonnie Garmus

ISBN: 978-6555652888
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 384
Encadernação: brochura
Formato: 16 x23 cm
Edição: 2022

Traduzido para 35 idiomas, Uma questão de química conta a história de Elizabeth Zott, uma brilhante cientista que vê sua vida mudar quando se torna a estrela de um programa de culinária na televisão.

Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Infelizmente, no início dos anos 1960, a comunidade científica não tem uma visão muito igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam diariamente. Parecem todos determinados a ir às últimas consequências para atrapalhar sua carreira.

Todos menos um. Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, é o único que vê Elizabeth além das aparências e a trata como igual. Contrariando todas as expectativas, ele se apaixona pela inteligência dela, e a química que surge entre eles é avassaladora.

Mas a vida é imprevisível como a ciência. Por isso, alguns anos depois, Elizabeth se vê criando a filha pequena com a ajuda apenas de seu cachorro e de uma vizinha. E, por um capricho do destino, se torna a maior estrela do programa de televisão mais visto e adorado dos Estados Unidos, Hora do Jantar.

Sua abordagem incomum da culinária se mostra revolucionária e ela acaba virando o grande fenômeno da nação. Porém nem todos estão felizes com seu sucesso, porque, no fundo, Elizabeth não está apenas ensinando a cozinhar, mas desafiando as mulheres a pensar ? e a transformar seu papel no mundo.

Compre na Amazon

Previous Rhys Bowen - O caso da princesa da Baviera
Next Rhys Bowen - A caçada real

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)