Por Thais Averaldo

Estava navegando pelas resenhas do blog e percebi que a série ainda não tinha sido resenhada então resolvi suprir a lacuna e falar sobre ela. Começo dizendo que só vou falar do livro, outro dia posso fazer um paralelo livro X série de TV, mas preciso primeiro falar somente do livro e desse magnífico reino criado por George R. R. Martin (ou seriam Sete?).

A história começa com alguns Patrulheiros da Noite, homens que juram defender a muralha ao norte dos Sete Reinos a cima de tudo e até a morte, que estão numa missão para além da muralha e se encontram com criaturas que se acreditava existir nos contos das Velhas Amas.

Depois somos deslocados um pouco para o castelo do Norte, Winterfell, onde o senhor do castelo Eddard Stark recebe a notícia que irá receber seu grande amigo, quase irmão de criação, Robert Baratheon, o rei que ele ajudou a colocar no trono. Robert vai até Ned para que ele assuma o cargo de Mão do Rei, pois o cunhado de Ned e antiga Mão acaba de falecer.

Mas terá mesmo falecido de causas naturais o antigo Mão? Ou assassinato? É aí que tem início toda a trama repleta de intrigas do livro, pois a partir do momento que Ned aceito o cargo de Mão do Rei nada será como antes!

Parece clichê dizer mas a capital do poder Porto Real é um antro de corrupção e intrigas. Mas o que podemos esperar de um reino onde o rei só pensa em fornicação e bebedeiras? É aí que vemos o “Calcanhar de Aquiles” dos Sete Reinos, a paz em Westeros é ameaçada pelos vícios de seu próprio rei.

Antes de sair dos Sete Reinos preciso falar de Tyrion, o Duende, irmão caçula da rainha Cersei, e não consigo compreender a lealdade do personagem. E é exatamente por isso que ele é um dos mais profundos e interessantes personagens do livro. Imaginem você colocar sua vida nas mãos de um mercenário, imaginando que o dinheiro sempre fala mais alto? Essa é só uma das facetas de Tyrion.

Enquanto o pessoal agita nos Sete Reinos somos apresentados a Daenerys Targaryen, filha da Tempestade. Daenerys é a moeda de troca de seu irmão, Viserys, que deseja mais do que tudo retomar o trono que foi de seu pai e para isso casa a moça com Khal Drogo, senhor dos dothraki, que promete um exercito para a causa de Viserys. Daenerys começa o livro como uma adolescente amedrontada e no decorrer da história toma conta da ação e deixa qualquer um de queixo caído.

É impossível no decorrer da narrativa deliciosa de George não nos envolver nos dramas e na lealdade de cada personagem, é assim que cada um deles te conquista e outros logo conquistam seu ódio mortal. Um conselho de quem leu o primeiro livro e já ouviu muita gente comentando os outros: NÃO SE APEGUE A NENHUM PERSONAGEM! George R. R. Martin é capaz de matar o mais improvável dos personagens, portanto deixo meu conselho.

É impressionante a riqueza de detalhes com que o autor narra a história, os detalhes são tantos que vocês imagina cada cena (tudo bem eu assisti a série de TV antes, mas mesmo se não teria sido capaz de enxergar com exatidão cada cena). A narrativa é ótima e envolvente, mesmo o livro tendo quase 600 páginas é impossível conseguir deixar o livro de lado de boa vontade, da minha parte só dois fatores me impediram de ler o livro em pouco tempo: 1º) tamanho das letras e fonte – míope e astigmática conseguir ler por muito tempo depois de passar o dia todo na frente do computador uma letra tão pequena? Certeza de enxaqueca; 2°) saber o que iria acontecer – conforme fui chegando ao fim do livro ia sentindo um aperto no peito, saber o que acontecerá com alguns personagens me fez postergar o fim do livro o máximo que consegui.

Esse é um livro que você sente necessidade de fechar com uma quote do livro que representa tudo até onde li da série.

Quando se joga a Guerra dos Tronos, você vence ou morre!” (Rainha Cersei para Ned Stark)

Capa, ficha técnica e sinopse

A Guerra dos tronos

As Crônicas de Gelo e Fogo – Vol. 1

George R. R. Martin
ISBN:  9788562936524
Editora:  Leya Brasil
Número de páginas: 592
Encadernação: Brochura
Formato: 17 X 24 cm
Ano Edição: 2010

Também disponível em eBook

Sinopse

Em A guerra dos tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin – considerado o

Tolkien americano – cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer. Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas deste livro, agora também um blockbuster da HBO!

Você pode comprar o livro no link abaixo e ainda ajudar o Livrólogos 🙂

Submarino

Saraiva

Livraria da Folha