soa_banner_1

A sexta temporada da série girou em torno do objetivo maior de Jax desde antes de ser eleito presidento dos Sons of Anarchy: tirar o clube dos negócios ilícitos. E com a prisão de Clay na season finale da 5ª temporada o problema para que isso aconteça fica sendo a relutância do IRA em confiar em Jax. Sem tirar que a ideia do Presidente do MC é passar o comando da distribuição das armas dos Irlandeses aos negros, comandados pelo sucessor de Pope.

O clima tenso em SoA esteve presente desde a premiere com um massacre numa escola e a mais nova tentativa de uma Promotora tentar incriminar os membros do clube, auxiliada pelo irmão da enfermeira assassinada por Otto. Tivemos ainda atentado com bomba na sede dos Sons of Anarchy e toda a tentativa de Tara de tirar os filhos do ciclo vicioso em que a família de Jax enfrenta.

Clay foi deixado um pouco de lado e mesmo assim quando aparecia mostrava que ainda assim participava o jogo entre o MC e o IRA que ocorria do lado de fora. Se havia uma morte em que não acreditava acontecer tão cedo na série essa era a dele, houve muitos momentos para que tal fato acontecesse que eu acabei achando que nunca chegaria esse momento. Mas aconteceu e Jax conseguiu a “vingança” tanto pela morte do pai, como a morte da esposa do melhor amigo e, obviamente, o atentado a vida de Tara.

Jax fala desde que me lembro que seu objetivo é legalizar os negócios do MC, mas como o ditado é certo “de boas intenções o inferno está cheio” e a realidade é bem diferente do que o moço imagina. Ele não tem simplesmente que conseguir substitutos que possam aumentar o lucro de seus fornecedores, ele tem que contornar preconceitos históricos e, pior, agora que, aparentemente, conseguiu sair dos negócios do contrabando de armas parece que a volta da velha rivalidade entre as gangues irá retornar por conta de os negros agora terem o controle das armas que circularão pela área. E esse lado terá o apoio de Nero, que descobriu por Juice que Jax o mandou matar a mãe do garoto atirador e agora, pelo que parece, está decidido a cortar relações aqueles ligados aos Sons, inclusive Gemma que não quis fugir com ele e por isso levou um pontapé na bunda! Mas esse demorou para ver que ao lado de Gemma e do MC ele só atrairia problemas para si e seu negócio, nem enfrentando uma acusação falsa de assassinar uma de ‘suas garotas’ o fez perceber.

E por fim Tara, que pelo que parece é a pessoa mais lúcida e que vê que Jax não é mais o mesmo homem por quem ela se apaixonou e aceitou ficar ao lado mesmo sabendo do lado obscuro. Mas se no começo do relacionamento ela somente tinha que pensar em si mesma, agora ela tem que colocar os filhos em primeiro lugar e formular um plano para tirá-los de perto de todo a violência que estão sujeitos perto dos Sons. 

O plano formulado por Tara era inteligente, mas contava com um ponto fraco que era Wendy e depois ainda tinha Wayne, que não consegue esconder as coisas de Gemma. Mesmo com o plano descoberto eu pessoalmente não tinha dúvida que Jax acabaria entendendo os motivos de Tara e a perdoaria, porque tudo o que ela fez foi por amor aos filhos e por não conseguir mais conviver com as escolhas de Jax, que vai deixar o MC nem mesmo por ela, mesmo o amando.

A conversa do casal no parque me fez chorar e depois tivemos a virada do jogo com JAx fazendo um acordo com a Promotoria para enfrentar sozinho as acusações por fornecimento da arma usada no massacre  tudo para salvar seus dois grandes amores.  Mas como estou falando de Sons of Anarchy e sempre que você espera um final feliz algo ruim acontece no season finale então não seria diferente! E é aí que uma atitude impensada de Gemma, para salvar o filho sim mas isso não justifica, que ela acredita que foi entregue por Tara em troca de proteção para que conseguisse tirar Abel e Thomas de perto do pai e dela. A cena em que ela, enlouquecida, usa um garfo de churrasco para matar a nora ainda não sai da minha cabeça. Agora espero que dessa vez Gemma não seja blindada por todos como se fosse inocente e pague pelo crime que cometeu, pois ela não tirou simplesmente a vida de Tara, se o acordo de Jax se mantiver seus tão amados netos não só terão perdido a mãe.

 

Essa foi uma das melhores temporadas da série, se não a melhor, na minha opinião. Tivemos três mortes na série que podem traçar contornos completamente diferentes na próxima, e muito provavelmente última, temporada da série. O difícil agora será esperar quase um ano para o retorno da série!