Olá!

Confira a resenha do livro Mundo novo do autor Chris Weitz. Primeiro livro de uma trilogia.

Mundo novo se passa numa NY no futuro. Todos com mais de 18 anos, e os bebês pereceram por conta de uma doença sem cura, o vírus é citado como “o ocorrido”, mas não tem nome. Passados dois anos, os sobreviventes são apenas os adolescentes, que vivem em grupos, num mundo caótico.

Uma sociedade pós apocalíptica, sem leis, só com adolescentes… hum, sim, é o caos.

A narrativa é feita sob dois pontos de vista, a de Jefferson e a de Donna. Jefferson é um cara legal que passa a ser líder do grupo Washington Square Park, depois da morte de seu irmão, Wash. Ele tenta sempre fazer o que é melhor para todos e ainda nutre uma paixonite por Donna. Ela, por outro lado, é uma adolescente típica.

Os capítulos além de alternados entre Jefferson e Donna, tem até as fontes  letras) usadas no texto diferentes. Não só a personalidade das personagens.

Jefferson e o seu grupo tem de lidar não só com problemas típicos adolescentes, mas lutar por comida e com grupos rivais, e ainda tem o problema de chegar aos 18 anos e não sobreviver.

Eles partem em busca de uma possível solução para “o ocorrido” numa missão cheia de perigo, atravessando territórios inimigos e passando por situações no mínimo inesperadas.

Não posso deixar de citar o Crânio, o MacGyver do grupo e Peter e que o grupo se fortalece, estreitando relação ao longo do livro, além de tratar de assuntos típicos adolescentes como sexualidade, amor, inseguranças, tecnologia …

Mundo novo lembra um filme de ação, que é bem a praia do autor, com ritmo rápido e personagens passando de uma situação ruim para outra mais enrolada do início ao fim, com cenas de violência. Chris Weitz mantêm a tensão e o interesse do leitor e nos capítulos finais do livro perguntas continuam em aberto, deixando ainda mais a curiosidade sobre o que vem depois, nos dois próximos livros. Recomendo!

Há rumores que será adaptado para o cinema. 😀

A capa é muito legal, bem mais bonita que a original. A diagramação é agradável à leitura.

Capa, ficha técnica, sinopse

mundo novo

Mundo Novo

The young world

Chris Weitz

ISBN: 9788565765473
Editora: Seguinte
Número de páginas: 416
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano edição: 2014

Sinopse

Depois que um misterioso vírus erradicou toda a população exceto os adolescentes, os jovens dividem-se em tribos para sobreviver. Jefferson, o inseguro líder da tribo da Washington Square, e Donna, a garota por quem ele está secretamente apaixonado, se estabelecem precariamente em meio ao caos. Porém, quando outro integrante do bando descobre uma pista que pode levar à cura da doença, eles partem em uma viagem arriscada para salvar o que restou da humanidade.
Alternando entre os pontos de vista de Jeff e Donna, descobrimos uma Nova York muito diferente: os animais do zoológico do Central Park agora vivem soltos na região, a Grand Central Station virou um enorme mercado… e há tribos inimigas por toda a parte. Enquanto enfrentam todos esses perigos, Jeff tenta criar coragem para se declarar, e Donna luta para entender seus próprios sentimentos — afinal, conforme os dias passam, a adolescência vai ficando para trás e a Doença está cada vez mais próxima.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez