Avaliação

Verão de 1942. Anne tem tudo o que uma garota de sua idade almeja: família e noivo bem-sucedidos. No entanto, ela não se sente feliz com o rumo que sua vida está tomando. Recém-formada em enfermagem e vivendo em um mundo devastado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, Anne, juntamente com sua melhor amiga, decide se alistar para servir seu país como enfermeira em Bora Bora. A ilha, de alguma forma, transforma a vida das pessoas, e este livro certamente transformará você.

8.5
Nota

Olá!

Confira a resenha do livro O bangalô da autora Sarah Jio, que tem outros títulos já resenhados aqui no Livrólogos.

Este é um romance que nos faz refletir sobre o amor, e, por ele, somos capazes de fazer coisas incríveis. É uma história que testemunha a invulnerabilidade do amor e que ele resiste ao tempo.

A narrativa se desenrola sob o panorama da Segunda Guerra Mundial.

Anne terminara o curso de enfermagem  e ia se casar em breve. Pertencia a uma família de alto poder aquisitivo e um noivo que muito a amava. Sua amiga, Kitty, que se formara na mesma turma lhe informa que se inscrevera para trabalhar na Corporação de enfermeiras do exército. Como era período de guerra, onde a devastação e o caos se faziam presentes, Anne cede ao convite da amiga e ambas partem para Bora-Bora (ilha no Pacífico Sul).

O noivo de Anne, apesar de contrariado, promete esperá-la.

Ela sabe que vai enfrentar, naquele lugar, situações inusitadas, porém era seu desejo servir a seu país.

Ao desembarcarem na ilha, presenciam uma multidão de curiosos soldados para recepciona-las.

“Meu coração estava cheio de incerteza, mas os pensamentos se apaziguaram quando o avião começou a sacudir e baixar. Olhei pela pista de pouso (…) um mar verde escuro de uniformes pululavam como vespas. Os mais atrevidos assoviavam.”

Já no primeiro dia, Anne tenta se defender de um soldado bêbado e é, prontamente, socorrida por Westry Green que logo se torna seu amigo e confidente.

Fazendo caminhadas pela praia, descobrem um bangalô abandonado e fazem dele o refúgio secreto para descanso nos dias de folga.

Kitty se mete em confusão, se afastando  da amiga.

Anne se apaixona por Westry. Ao mesmo tempo que ela vive essa paixão, sente o peso da culpa por trazer no dedo o anel de noivado.

Em meio a esse romance, acontece uma tragédia próxima ao bangalô. Anne e Westry são testemunhas oculares, mas calam-se por força das circunstâncias. A partir daí, muda o rumo de suas histórias de vida.

Setenta anos depois, uma carta, de remetente desconhecido, traz o passado de Anne de volta.

Ela retorna à ilha onde segredos são revelados, passando a limpo sua história. Algumas experiências a tornaram mais forte, outras, deixaram cicatrizes, mas o destino trouxe para Anne o final da novela que vida ainda não escrevera.

Capa bonita, diagramação e papel agradáveis à leitura.

CAPA, FICHA TÉCNICA, SINOPSE

 

o bangle

O bangalô

The Bungalow

Sarah Jio

ISBN:9788581638034
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 320
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 cm
Ano Edição: 2015

SINOPSE

Verão de 1942. Anne tem tudo o que uma garota de sua idade almeja: família e noivo bem-sucedidos.
No entanto, ela não se sente feliz com o rumo que sua vida está tomando. Recém-formada em enfermagem e vivendo em um mundo devastado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, Anne, juntamente com sua melhor amiga, decide se alistar para servir seu país como enfermeira em Bora Bora.
Lá ela se depara com outra realidade, uma vida simples e responsabilidades que não estava acostumada. Mas, também, conhece o verdadeiro amor nos braços de Westry, um soldado sensível e carinhoso.
O esconderijo de amor de Anne e Westry é um bangalô abandonado, e eles vivem os melhores momentos de suas vidas… Até testemunharem um assassinato brutal nos arredores do bangalô que mudará o rumo desta história.
A ilha, de alguma forma, transforma a vida das pessoas, e este livro certamente transformará você.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez