J.K. Rowling – Harry Potter e a Criança Amaldiçoada


HP-crianca-amaldicoada

Olá!

Escrever uma resenha sobre Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é uma honra e uma grande responsabilidade porque, particularmente eu sou uma grande fã da série e também da autora – J.K. Rowling – e na minha cabeça, antes de começar a ler o livro ele já seria perfeito. Mas, vou tentar ser o mais objetiva possível, ignorando um pouco meu lado fã.

Como os demais livros de J.K. Rowling, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é muito bem escrito, porém está em outro formato, já que é o roteiro da peça que estreou em 30 de Julho de 2016 em Londres. Assim, ele tem mais diálogos do que descrições, o que dita outro ritmo a leitura, e confesso, deixa um pouco a desejar em criar aquele ambiente mágico que estamos acostumados a mergulhar quando lemos Harry Potter.

A história não é centrada exclusivamente em Harry Potter e seus amigos Rony e Hermione, apesar deles terem uma participação fundamental, é claro. Junto a eles, conhecemos seus filhos, e a autora usa as aventuras desses jovens para apresentar o ponto de vista de alguns acontecimentos da série original sob a ótica de outros personagens. Além disso nos permite descobrir o que aconteceu com nossos personagens favoritos depois que terminaram seu período em Hogwarts, e como o mundo bruxo ficou após o fim de Voldemort.

Como o livro é um roteiro de teatro, ele é dividido em duas partes e essas subdivididas em atos e cenas. A primeira parte apresenta os personagens e gera a tensão da história, introduz o drama propriamente. Confesso que essa parte é menos empolgante, parece faltar magia em todos os sentidos. No final, fiquei quase decepcionada, realmente não me sentia no mundo bruxo. Vale mais pelos relatos de quem é o que quando adulto.

Porém, a segunda parte oferece uma reviravolta e nos joga de volta ao mundo da magia, tornando a leitura muito mais interessante e envolvente. É na segunda parte também que é revelada a criança amaldiçoada, e como ela pode ser vista como um espelho do que já conhecemos. A forma que a autora liga essa história a série original é quase literal (dizer mais que isso já seria spoiler) apesar dessa fórmula ser bem comum. Mas é no desenrolar dessa ligação que ressurge a grandiosidade característica de J.K. Rowling.

A autora também reforça sua mestria em criar personagens complexos e intensos, do tipo que a gente é capaz de amar em um momento e odiar no momento seguinte, e apesar de serem bruxos, são tão humanos como eu e você. Ela explora emoções conflitantes que faz até o bruxo mais talentoso sentir-se indefeso por não saber o que fazer.

O nome do livro é tão intrigante como “O Enígma do Príncipe” (sexto livro da série), e você tem que ler tudo para realmente entender quem é a criança amaldiçoada e porque ela é amaldiçoada. Na verdade, você vai passar o livro todo caçando quem seria essa criança, como num livro policial, e no final, vai achar que o título é mais um conceito que um personagem propriamente, pois durante todo o desenrolar, parece que a maldição vai de um pra outro.

Eu não vou indicar a leitura porque isso seria desnecessário. Se você ainda não leu nada de Harry Potter, comece pelo primeiro. É sério, você não vai entender nada mesmo. Se você já leu, então esse livro já está entre seus desejos de leitura, isso se você já não o leu, é claro! Mas como toda história que aparece anos depois, ela vem depois de um vácuo, e nos deixa uma sensação nostálgica. Afinal, nos anteriores a gente sempre esperava a próxima parte, nesse a gente fica sonhando com o que já aconteceu.

Mas não vou negar, mesmo que por algumas horas, foi maravilhoso voltar a esse mundo encantado e reencontrar personagens que são quase reais para mim.

Capa, ficha técnica, sinopse

harry potter criança amaldicoada

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

J.K. Rowling

ISBN: 9788532530431
Editora: Rocco
Número de páginas: 352
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21 cm
Ano Edição: 2016

Sinopse

Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Aproveite a leitura!

Previous BASTIDORES LITERÁRIOS - Do Nada A Dois Mil Por Dia... E Mais Sobre O Mercado Editorial
Next Lançamentos @globoAlt @GloboLivros fev 2017

18 Comments

  1. 20/02/2017

    Olá.

    Acredita que ainda não li nenhum livro de HP? Só assistir os filmes e tal. Fico feliz que você tenha gostado do livro e não vejo uma pessoa falando mal dessa leitura. Acho que é uma ótima leitura para quem ama esse universo fantástico. Espero ler os livros em breve e gostar assim como você.

  2. Thaís Oliveira
    20/02/2017

    Oie
    É… não me julguem… HP não me pegou. Li somente os dois primeiros livros da saga e não me interessei pra ler o restante.
    Como já tem um tempo que tentei ler e não consegui, várias amigas me pedem pra eu retomar… vai q agora eu goste, né?
    Ainda estou pensando nisso… vamos ver! rsrsr
    Bjo

  3. Oiii!

    eu confesso que esse não é um livro que eu tenha muita vontade de ler não… Eu já vi muitas criticas (umas exageradamente elogiosas outras nem tanto) mas todas tratavam a obra como OK. Um livro bom mas que não chega aos pés da série mesmo.
    Gostei da sua resenha!

    Beijinhos

  4. 17/02/2017

    Olá, tudo bem? Nossa eu AMO HP mas tenho um terrível medo de ler esse livro. As opiniões estão muito divididas e confesso que não sei o que esperar. As vezes me animo mais ai lembro que é roteiro e eu também não curto, enfim, quem sabe um dia eu tome coragem?!
    Ótima resenha!
    Beijos,

  5. 15/02/2017

    Olá Thayenne

    Fica de olho na Amazon, lá sempre está mais em conta. Quanto às críticas… bom, eu nem as leio, prefiro ler e ter minha opinião, principalmente já sendo fã da série. O livro não é tão magnífico como os outros (para os outros eu daria nota 100), mas tem seu espaço, ao menos pra saber o que acontece com todo mundo depois, e também saber o que se passava no interior de alguns personagens, que só é revelado nesse. Enfim, espero que aproveite a leitura 🙂
    Bjs

  6. 15/02/2017

    Oi Carla
    Espero que aproveite a leitura assim que possível!
    Bjs

  7. 15/02/2017

    Olá Michelle
    Sim, essa é a melhor parte. Por ser o roteiro da peça deixa um pouco a desejar em criar o clima, sabe? Mas pra quem já sabe os diálogos de cor, é fácil recriar toda aquela magia com o pouco que nos é oferecido. 🙂 PS. Acho que a JK salva a história no final 😉

  8. 15/02/2017

    Oi Leticia
    Sim, eu gostei, mas como tudo na vida, gosto cada um tem o seu. Sou fã da série, da autora… Nem li opinião de ninguém, prefiro tirar as minhas próprias. Se você conhece a história pode até entender; os filmes omitem grande parte da história dos livros (como sempre), mas o principal está lá.

  9. 15/02/2017

    Oi Anastacia
    Pois é, como fã vale só por voltar para esse universo, né? Bjs

  10. 15/02/2017

    Oi Beta
    Pois é, como eu. A melhor parte é poder “viver” de novo esse mundo. É difícil não comparar, mas é legal saber o que se passa tanto tempo depois. 🙂

  11. 15/02/2017

    Oi Camila
    Sim, eu fiquei um pouco decepcionada na primeira parte, depois melhora, mesmo não chegando a ser épico como a série clássica. Mas eu sou fã, leria de qualquer forma. 😉

  12. 15/02/2017

    Olá,

    Eu tenho muita curiosidade em relação a esse livro, pois sou bem fã de HP, só que aqui na minha cidade o livro tá por 50 dilmas, e posso desejar o livro como for, mas não estou disposta a pagar esse tanto num livro sabendo que ele pode abaixar a qualquer momento hahaha. Além disso, ouvi umas críticas pesadas ao livro e isso me deu um certo receio.

    Beijos,

  13. 15/02/2017

    Oi Ro!

    Eu ainda não comprei o meu exemplar, por isso ainda não fiz a leitura.
    Preciso comprar o meu, e está aqui na minha lista de futuras compras. Vou comprar, só não sei quando rsrs
    Bjks!
    Histórias sem Fim

  14. 15/02/2017

    Oi Glau!
    Não li a série completa de HP, mas tenho alguns spoilers.
    Acho A criança amaldiçoada deve ser um ótimo livro para os fãs da série, por matar a curiosidade sobre o que aconteceu com todo mundo, depois das coisas terríveis de aconteceram. E também sobre como eles estão como pais e como família.
    Adorei saber também que mais uma vez J.K. acerta a mão da criação de personagens complexos.
    Leitura mais que anotada!
    Bj

  15. 14/02/2017

    Oi, Glau
    Nossa, você gostou mesmo do livro! Já viu que as opiniões sobre estão meio divididas? Enquanto alguns amaram, outros não.
    Não sou fã de HP como você, mas gosto dos filmes. Fico feliz que tenha apreciado a obra, embora eu fosse ficar perdidinha, pois nunca li nada da série.
    Boa dica.

  16. anastaciacabo
    14/02/2017

    Glau sou muito suspeita para falar de HP, porque eu simplesmente amo esse universo. Apesar de ter uma escrita diferente, eu adorei esse livro, curti bastante ver mais do futuro em Hogwarts e com certeza adorei as interações dos filhos da geração que me encantou.
    Bjs

  17. 14/02/2017

    Olá, sou suspeita pra falar de Harry Potter. Este livro está na minha pilha para ser uma das próximas leituras – assim que passar as obrigações profissionais carnavalescas. Estou ansiosa para saber o que acontece e ter a minha opinião! Abraços!

  18. Oi, Glau.
    Estou com esse livro, mas sem coragem para ler!!
    Tenho um medo danado de me decepcionar, mas agora me animei mais!! rs…
    beijos
    Camis

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)