Bastidores Literários – O WATTPAD E A DÚVIDA: SERÁ QUE VAMPIROS ESTÃO MESMO FORA DE MODA? Parte 1 de 2


Por Gianpaolo Celli, consultor do ALITERAÇÃO SERVIÇOS EDITORIAIS

 

Esta semana eu estava dando uma olhada numa noveleta minha chamada REVENANT no Wattpad, pois não só ela havia ultrapassado as mil leituras (na verdade esta semana ela não só chegou a mil e quatrocentas leituras, como nestes últimos sete dias teve mais cem leituras) e, conversando com outro profissional do mercado editorial, ele me questionou o que eu faria se a história e sua continuação, que se tornará um romance, pois já está mais de vinte páginas e a história mal começou, chamasse a atenção de uma editora. Recordo-me que comentei que achava que, ao menos no momento a possibilidade era pequena, pois ela estava para lá do 700o lugar dentro do gênero Vampiros do Wattpad e que se alguma editora fosse se interessar, como tem acontecido lá fora e aqui no mercado editorial nacional, ela buscaria alguma história melhor cotada.

Foi então que duas coisas me vieram à mente: dar uma olhada nas histórias melhores cotadas no gênero e, depois de ver quantas leituras e curtidas elas tinham, a dúvida que me levou a escrever esse artigo: FALA SÉRIO! Será que vampiros estão fora de moda mesmo?
Bom, para meu espanto eu descobri que só em português no Wattpad, entre as primeiras colocadas praticamente todas as histórias possuem mais 60 mil leituras. E não só isso, pois as curtidas, e vamos considerar que o leitor só curte quando gosta do que está lendo também ultrapassam muito as mil por história. Na verdade das cinco apresentadas na lista das melhores além de uma ter 1,4 milhões leituras e 129 mil curtidas, as demais têm 227mil leituras e mais de 19 mil curtidas, quase 96 mil leituras e mais de 15 mil curtidas, mais de 83 mil leituras e mais de 8 mil curtidas e quase 63 mil leituras e mais de 7 mil curtidas. Ou seja, será mesmo que vampiros estão fora de moda? Porque estes números não só são superiores ao que o mercado considera um best-seller como são o sonho de muita editora, mesmo as de grande porte.

Esse questionamento me fez querer saber um pouco mais a respeito dos mais vendidos de alguns gêneros temáticos dentro do Wattpad e o que eu descobri foi o seguinte:
Entre os mais lidos de Fantasia temos uma história com 240 mil leituras e mais de 20 mil curtidas; em Ficção Científica, gênero considerado complicado no mercado editorial nacional, tem uma história com um milhão de leituras e quase 30 mil curtidas (FALA SÉRIO! Um milhão!)
Nos mais lidos de terror um deles tem 699 mil leituras e mais de 54 mil curtidas;
Dentro do tema Lobisomens, também complicado, 422 mil leituras e mais de 44 mil curtidas;
Já em Aventura, 354 mil leituras e mais de 25 mil curtidas;
E finalmente (porque eu só peguei uma amostragem, não todos os gêneros), Mistério e Suspense, onde se encaixa a malfadada literatura policial, outra com pouca representatividade nacional, uma das histórias tem 940 mil leituras e mais de 42 mil curtidas.

Assim, ao invés de responder a questão eu terminei levantando outra. Porque não é que “vampiro não vende”, como se está dizendo no meio editorial, mas FALA SÉRIO! COMO CHAMAR ATENÇÃO DESTES INÚMEROS LEITORES de vampiro, lobisomem, terror, ficção cientifica, fantasia ou mesmo mistério/suspense (policial) QUE, AO INVÉS DE BUSCAR LIVROS NAS LIVRARIAS ESTÃO LENDO MATERIAL ONLINE?

Previous BASTIDORES LITERÁRIOS - O POLITICAMENTE CORRETO CHEGA ÀS EDITORAS
Next Liane Moriarty - Até que a culpa nos separe @intrinseca #resenha

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)