Andy Weir – Artemis @editoraarqueiro #resenha


Artemis

Artemis. Da mitologia grega, filha de Zeus; deusa da vida selvagem e da caça. Do escritor Andy Weir, a primeira e – até o presente relato – única cidade lunar, lar da anti-heroína Jazz Bashara. Em seu segundo livro, o autor de Perdido em Marte, ex-engenheiro de softwares, gasta seus óbvios conhecimentos em ciências exatas para construir um relato preciso do que seria a vida nessa terra fictícia; tanto para a sonhadora e esforçada Jazz, quanto para os ricaços moradores de bairros – ou bolhas – destinados a serem extensões dos bairros chiques de nosso planeta. Porém, engana-se quem pensa que os conhecimentos prévios do autor tornam a leitura densa ou incompreensível para a galera de Humanas (como este que vos fala). As especificidades destiladas no livro servem apenas para dar corpo e ares de realismo a uma história de suspense, aventura e até mesmo crítica social muito bem amarrada.

Jazz Bashara é uma jovem nascida na Arábia Saudita, moradora de Artemis nas condições mais insalubres possíveis, contrabandista e guia turística para ganhar algum dinheiro a mais, que se envolve em uma operação pra lá de perigosa e (no mínimo) imoral para mudar de vida. Nada, como se pode notar, muito diferente das vidas de milhões de pessoas reais. O mérito de Weir, no entanto, é contar esse pequeno drama da vida real com roupagem de uma ficção científica carismática e incrivelmente detalhista!

Outro mérito, aliás, é a aproximação feita entre leitor e protagonista através de um relato em primeira pessoa, linguagem simples, humor, ironia fina e até o recurso de palavrões aqui e acolá, transformando o livro em um grande e interessantíssimo bate-papo entre Jazz e nós.

Por fim, Artemis é um livro obrigatório para quem gosta de ficção científica; mas que absolutamente não se contenta com isso e agrada aos amantes de vários outros gêneros! Preciso, divertido, envolvente, engraçado e incrivelmente bem escrito, é o tipo de obra que alavanca a carreira de qualquer autor e justifica os prêmios recebidos até o momento. Aqui ou na Lua, não importa! Leia!

Capa, ficha técnica, sinopse

Artemis

Andy Weir

ISBN: 9788580419191
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 304
Encadernação: Brochura
Formato: 23 x 16 cm
Edição: 2019

Sinopse

Jazz Bashara nunca desejou ser uma heroína. na verdade, ela é uma criminosa, uma pequena contrabandista.

A vida em Artemis, a primeira e única cidade na lua, é difícil se você não for um turista ou um empresário rico, ainda mais se está com dívidas e seu trabalho mal cobre o aluguel.

Por isso, quando surge a oportunidade de ganhar uma enorme quantia cometendo o crime perfeito, Jazz não consegue recusar. A questão é que esse delito é apenas o começo de seus problemas, pois a fará cair no meio de uma conspiração pelo controle de artemis.

Impulsionada pela narrativa sarcástica da protagonista, ambientada em uma cidade imaginária, mas extremamente familiar, Artemis é outra mistura irresistível de ciência, suspense e humor de Andy Weir, o autor de Perdido em Marte.

Compre o livro em

Amazon

Previous Mistério no Mediterrâneo - #filme
This is the most recent story.

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)