A Máfia reunida!
Quando Martin Scorsese anuncia um filme logo se cria uma enorme expectativa. Se for de máfia, então, a ansiedade bate no teto. Mas e quando o próximo filme sobre máfia de Martin Scorsese tem no elenco monstros – e mestres no estilo – como Robert de Niro, Al Pacino e Joe Pesci? Mais que isso: sua estreia seria após o diretor comprar uma briga com os filmes de super-heróis, atuais queridinhos do público e das produtora$. Pois muito bem! Por todas essas razões, O Irlandês chegou à Netflix já como um clássico e as pouco mais de 3,5 horas mostradas no display da televisão apenas aumentaram a expectativa para aquele que poderia ser “o maior filme de máfia de todos os tempos”.
De fato, mesmo que tivesse um roteiro e/ou um diretor ruim – o que absolutamente não é o caso – só o talento de seus três protagonistas salvaria qualquer produção. Entretanto, a experiência do quarteto no gênero excessivamente explorado acabou por fazer desse filme, embora caprichosamente realizado, uma produção pouco original e que em muitos aspectos se assemelha a Goodfellas (1990), também de Scorsese e também com De Niro e Pesci.
Então é um filme ruim? De forma alguma! A maneira como se desenvolvem as relações entre os três, e as próprias nuances de personalidades que os aproximam, são feitas com raro esmero, por atores que dominam totalmente a cena. Da segurança gélida, mas por vezes tristonha do chefão interpretado por Joe Pesci, à escalada ambiciosa de De Niro, passando pela doce firmeza do personagem de Al Pacino, tudo ali é um show! Talvez para alguns a narrativa seja lenta, truncada ou o filme tenha uma duração superior à necessária. A esses eu lembro que cinema – ou Netflix – é, antes de mais nada, um entretenimento; uma obra de arte a ser apreciada, sem pressa. Realmente, O Irlandês não é nem de longe meu filme de máfia favorito, e nem acho que tenha trazido grandes inovações ao gênero – excetuando, é claro, as técnicas de rejuvenescimento digitais utilizadas. Porém, quem ama cinema não pode e nem deve perder a oportunidade de ver De Niro, Pacino e Joe Pesci fazendo o que sabem de melhor; ainda mais, sendo dirigidos por Martin Scorsese!
Ficha técnica, sinopse
Irishman
Direção
Martin Scorsese
Elenco
Al Pacino, Robert De Niro, Joe Pesci e outros
Sinopse
Não recomendado para menores de 16 anos
Conhecido como “O Irlandês”, Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.
Produção/distribuição – Netflix
No Comment