Lucy Foley – A última festa @intrinseca #resenha


Olá

Confira a resenha do livro A última festa da autora Lucy Foley. Publicado pela ed Intrínseca.

Um grupo de amigos de longa data vão passar o Ano Novo juntos como é a tradição deles. Mas ao invés de ser entre o burburinho e luzes londrinas, desta vez, será em uma propriedade isolada nas Terras Altas, Escócia.

A neve, o isolamento, o local idílico que deveria ser uma reconexão e boas lembranças dos tempos da faculdade entre essas pessoas que aparentemente se conhecem tão bem, acaba por ser o cenário de um assassinato. Logo de início já sabemos que um deles morre.

A princípio tudo parece bem, mas o que está abaixo da superfície, segredos e inseguranças, vem a tona. 

A trama é narrada entre flashbacks e intercalada sob a perspectiva de vários personagens, inclusive Heather e Doug funcionários da propriedade e que guardam segredos de seus passados. E a nevasca que chega, prende todos, inclusive o assassino. 

O confinamento destaca que apesar do tempo, dos empregos e experiências que cada um viveu, os dramas dos tempos da faculdade logo ressurgem.  

 A autora não se aprofunda muito nas personagens e acaba não provocando grande apego a qualquer um deles. A trama é ligeira, sem muita enrolação e mostra as nuances e camadas nos relacionamentos – nas amizades.

No centro do drama, Miranda a abelha rainha, manipuladora, ela é bem desagradável com seu marido Julien, que é muito parecido com ela, e também com sua melhor amiga, Katie que sempre viveu a sombra de Miranda – apesar de agora ser advogada bem sucedida. E Emma – a intrusa.Veio para o círculo de amigos por causa do relacionamento com Mark. Ela organizou a viagem e tudo mais e ainda não é muito bem aceita. Os quatro são narradores e entre suas histórias, ficamos sabendo que Miranda tinha um stalker na faculdade.

Os personagens que são mais simpáticos mas não narram: Giles o engraçado e Samira – antes a festeira – que estão com sua bebê de seis meses Priya. O casal Nick e seu namorado Bo e por último Mark – melhor amigo de Julien, que sempre precisa segurar seu temperamento. Ele não é muito simpático e nutre uma adoração por Miranda. 

A autora soube criar uma atmosfera realista e assustadora, num ambiente desolado e torna fácil para o leitor entender a paranoia dos personagens ao saberem do assassinato. Pois o assassino está ali confinado com eles, pode ser qualquer um. Tem algumas reviravoltas, muito vinho, um pouco de drama. Um livro interessante e agradável de se ler.

Capa, ficha técnica, sinopse

A última festa

Lucy Foley

Sinopse

Todo ano, nove amigos comemoram o réveillon juntos. Desta vez, apenas oito vão voltar para a casa depois da festa. Programado para acontecer em um cenário idílico, o réveillon que Miranda, Katie e os outros amigos que conheceram na faculdade passarão juntos este ano promete refeições deliciosas regadas a champanhe, música, jogos e conversas descontraídas. No entanto, as tensões começam já na viagem de trem — o grupo não tem mais nada em comum além de um passado de convivência, feridas jamais cicatrizadas e segredos potencialmente destrutivos. E então, em meio à grande festa da última noite do ano, o fio que os mantém unidos enfim arrebenta. No dia seguinte, alguém está morto e uma forte nevasca impede a vinda do resgate. Ninguém pode entrar. Ninguém pode sair. Nem o assassino. Contada em flashbacks a partir das perspectivas dos vários personagens, a história deste malfadado encontro é um daqueles mistérios de assassinato cheio de tensão e de ritmo perfeito. Com uma trama assustadora e brilhantemente construída, A última festa planta no leitor a semente da dúvida: será que velhos amigos são sempre os melhores amigos?

Boa leitura

See ya

Rosana Gutierrez

Compre o livro na Amazon

Previous Eu, Elton John @planetalivrosbr #resenha
Next A batalha das correntes #filme

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)