Quentin Tarantino – Era uma vez em… Hollywood


Livro inspirado no roteiro do filme homônimo, vencedor de duas estatuetas do Oscar 2020

Em 2019, o aclamado e excêntrico diretor Quentin Tarantino lançou o que pra muitos é um de seus melhores filmes; Era uma vez em… Hollywood é uma divertida declaração de amor ao cinema feita pela óptica peculiar de Tarantino, que decidiu focar sua atenção nas loucuras da indústria cinematográfica durante os divertidos anos sessenta. Após o sucesso de crítica e público, a história de Era uma vez… marcou também a estreia do diretor na carreira literária.

Obviamente, não conheço Quentin Tarantino pessoalmente, mas me arriscaria a dizer que ele teve mais prazer ao escrever o livro do que quando gravou o filme. Explico: a óbvia diferença das mídias faz com que o estilo de narrativas seja muito diferente. O livro se aprofunda mais nos personagens, permite maiores divagações e quase sempre é uma obra mais rica e mais detalhada; no caso específico de uma história que se preste a homenagear o cinema, é evidente que todo esse enriquecimento fica por conta de uma incrível contextualização cinematográfica. Títulos de filmes, atores, diretores, estúdios… Tudo que no filme é apenas mostrado ou no máximo mencionado, no livro se estende por páginas e mais páginas nas quais Tarantino pode exibir todo seu vasto conhecimento sobre o assunto.

“Então o livro é chato?”. Não, o livro é feito – e muito bem-feito – para quem tem interesse em conhecer a fundo a história do cinema. Talvez, ele seja, de fato, tudo o que o diretor quis jogar na tela, mas que não caberia no tempo de um único longa-metragem. Sobre a experiência não tão comum de se ler um livro que veio de um filme, digo que é ótimo ler cenas inéditas tendo em mente as atuações brilhantes de Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie.

Por fim, considero a estreia literária de Quentin Tarantino um sucesso, principalmente pela escolha da obra, mas não sei se algum de seus outros filmes tem potencial – e assunto sobrando – pra virar livro. Sugestões?

Capa, ficha técnica, sinopse

Era uma vez em… Hollywood

Quentin Tarantino

ISBN: 978-6555602364
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 560
Encadernação: Capa dura
Formato: 17 X 12 cm
Ano Edição: 2021

Sinopse

Era Uma Vez… em Hollywood revisita a Los Angeles de 1969 onde tudo estava em transformação, através da história do astro de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê de longa data Cliff Booth (Brad Pitt) que traçam seu caminho em meio à uma indústria que eles nem mesmo reconhecem mais. O nono filme do diretor e roteirista conta com um grande elenco e múltiplas histórias paralelas para fazer um tributo aos momentos finais da era de ouro de Hollywood.

A aguardada estreia de Quentin Tarantino na literatura é uma leitura de fôlego, com ritmo de humor e recheada de pérolas sobre a era de ouro do cinema. Em Era uma vez em Hollywood, Tarantino oferece uma vasta gama de detalhes que ampliam o universo dos personagens, criando desfechos inovadores, novos cenários e diferentes possibilidades para o filme vencedor de duas categorias do Oscar 2020 ? uma deles, a de Melhor Ator Coadjuvante para Brad Pitt (Cliff Booth)


Compre o livro na Amazon

Livro recebido parceria com editora
Previous Andrew Michael Hurley - Terra faminta @intrinseca #resenha
Next Fundação Dorina Nowill para Cegos promove oficinas de capacitação de professores

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)