Os Novos Mutantes: tanto tempo pra isso?
Quem gosta de filmes de super-heróis ouve falar de Os Novos Mutantes há mais ou menos 2,5 anos. Desde que o espetacular Logan encerrou cronologicamente a épica e confusa saga dos X-Men no cinema, com o protagonista sendo sepultado por um grupo de jovens mutantes, um filme que abordasse a história da geração posterior aos alunos do professor Xavier ganhou a simpatia do público antes mesmo de seu lançamento; porém, os constantes adiamentos e as excessivas lendas em torno de sua conclusão, fizeram do longa motivo de piada entre os fãs, até que, para a surpresa geral, Novos Mutantes chegou aos cinemas em outubro de 2020, curiosamente, quando salas não podiam ter lotação máxima, devido à pandemia.
Vamos ser diretos? Culpar o vírus pela eventual má bilheteria da produção seria uma atitude no mínimo covarde. A história é inexistente e gasta quase uma hora e vinte com um pseudoterror psicológico que não assusta ninguém e não se aprofunda em nada em seus seis (é, seis) personagens que até parecem interessantes e poderiam oferecer alternativas caso o roteiro permitisse. Falta de material humano? Jamais! A Doutora Reyes, responsável pelos mutantes, é interpretada pela ótima brasileira Alice Braga, e mesmo entre os jovens há excelentes valores, como Charlie Heaton, que brilhou em Stranger Things; e principalmente Anya Taylor Joy, protagonista impecável da recente O Gambito da Rainha.
A falta de ação é um incômodo constante no filme, e quando ela finalmente ocorre, nos minutos finais, eu preferia que não tivesse ocorrido. O potencial dramático é deixado de lado, e o terror psicológico é risível. Sobre os X-men? Uma menção aqui, outra acolá, que em nada, absolutamente nada, ligam a produção ao excelente e longínquo filme X-Men, de 2000, ou mesmo ao recente e já mencionado Logan. Mesmo o terrível Fênix Negra, do ano passado, pelo menos apresentava personagens clássicos em ação. Em Os Novos Mutantes o que vemos são apenas cinco adolescentes com superpoderes – que sequer ficam claros quais são – trancafiados num casarão com uma médica para tomar conta. E apenas isso. Agora é esperar que após recuperar os Vingadores para o cinema, a Disney e a Marvel recuperem também os mutantes.
Ficha técnica, sinopse
Os novos mutantes
The New Mutants
Direção: Josh Boone
Elenco: Maisie Williams, Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton
Lançamento: 22 de outubro de 2020
Duração: 1h 33min
Distribuidor Fox Film do Brasil
Ano de produção 2020
Tipo de filme: longa-metragem
Idioma: Inglês
Nacionalidade: EUA
Gênero: Terror, Suspense, Fantasia, Ficção científica
Sinopse
Cinco jovens mutantes (Maisie Williams, Blu Hunt, Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton e Henry Zaga) descobrem o alcance de seus poderes e lidam com traumas do passado. No entanto, eles são mantidos presos contra a vontade em uma instituição controlada pela Dr. Cecilia Reyes (Alice Braga). Enquanto a médica promete controlar as habilidades do grupo, nada é o que parece.
No Comment