Fundação Dorina Nowill para Cegos disponibiliza acervo em plataforma internacional do Accessible Books Consortium, da OMPI
Parceria exclusiva com a Fundação Dorina no Brasil, possibilita que pessoas cegas e com baixa visão tenham acesso a mais de 67 mil títulos em formatos acessíveis de bibliotecas de diversos locais do mundo
A Fundação Dorina Nowill para Cegos, membro do Accessible Books Consortium (ABC), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), amplia o acesso de todo o seu acervo digital na recém-lançada plataforma do ABC, em prol da distribuição de livros acessíveis. O aplicativo ABC Global Book Service é gratuito e conecta o catálogo internacional de formatos acessíveis de bibliotecas de diversos locais do mundo.
Com mais de 67.000 títulos no momento, as coleções disponíveis são de bibliotecas da França, Nova Zelândia, Canadá e Suíça, e agora, passar a ter o conteúdo do acervo digital da Fundação Dorina.
Para essa parceria, a Fundação Dorina contribui com cerca de 1.300 materiais variados, como livros em Braille, audiolivros, Daysi e e-Pub (formato específico para livros digitais). Além disso, a instituição fará a aprovação de usuários brasileiros – pessoas cegas e com baixa visão – interessados em acessar o acervo disponível na plataforma, por meio de cadastro no site do ABC Book Service.
“A Fundação Dorina nasceu, há 75 anos, com o objetivo de ampliar o acesso, promover a autonomia e inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, e segue atuando o legado de Dorina Gouvêa Nowill. Possibilitar que o Brasil faça parte desta plataforma multicultural de acesso à cultura e informação é mais uma conquista e contribuição para que as produções de materiais inclusivos estejam acessíveis mundialmente, diminuindo barreiras”, conta Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Accessible Books Consortium (ABC), da OMPI
O Accessible Books Consortium (ABC) é uma parceria público-privada liderada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) que reúne organizações que representam pessoas cegas, com deficiência visual, autores, editores, organizações, bibliotecas e outras entidades.
O ABC foi criado em junho de 2014 para implementar as metas do Tratado de Marraqueche. Por meio de uma aliança internacional, o ABC busca ampliar o número de livros e distribuir em todo o mundo em formatos acessíveis – como Braille, áudio, entre outros. Atualmente, conectam cerca de 93 bibliotecas.
Informações sobre a nova plataforma estão disponíveis no site https://www.accessiblebooksconsortium.org/news/en/2021/news_0006.html
Mais detalhes sobre a fundação: https://www.fundacaodorina.org.br.
No Comment