Faz exatos 20 anos que ouço falar em Velozes e Furiosos e até o ano passado nunca tinha visto nenhum. Nada pessoal, mas a temática não me atraia, até que, durante a pandemia, decidi ver vários filmes que aparentemente só eu não conhecia e, assim, conheci a franquia, que até me divertiu em alguns momentos. Mesmo nos mais recentes em que os corredores marginalizados foram promovidos a potenciais 007 houve momentos em que realmente consegui me distrair. Não dessa vez.
Velozes e Furiosos 9 não é um filme de ação, não é um filme para amantes de carros e sequer é um filme para quem acompanha a saga desde 2001. Trata-se apenas de um emaranhado de cenas absurdas, com personagens sem função, roteiro… Que roteiro?
A história parece ter sido cuspida em alguma conversa aleatória e escrita em meia a rezas para que ninguém percebesse o quão ridícula ela era. Ok, não que a franquia seja um estandarte da profundidade cinematográfica, mas não há como negar que há momentos capazes de entreter.
Nesse novo capítulo, no entanto, tentaram encaixar um segredo do passado do protagonista Dominic Toretto, remendaram pessimamente com voltas absolutamente desnecessárias de personagens antigos e, por fim, amarraram tudo com algumas das cenas mais absurdas e inexplicáveis da história do cinema. Notem: eu não falei em maluquices premeditadas, ou absurdos cômicos. Falei em coisas descabidas, que desafiam qualquer limite do bom senso.
“Ah, mas os efeitos são animais”. Caros leitores, o mínimo que eu exijo de um filme com um orçamento de 200 milhões de dólares é que seus efeitos sejam “animais”. Se for uma fantasia, como um filme de super-heróis, ou ficção científica, juro que minha tolerância tende a ser maior, mas não me peçam pra aceitar as sequências de cenas iniciais e finais desse Velozes.
Por fim, mesmo não sendo um fã do estilo – aliás, bem longe disso – posso dizer que assisti a todos os filmes da franquia que começou com corredores de rua e terminou (até agora) com agentes secretos viajantes do espaço. Vinha melhor do que eu esperava, até o dispensável episódio 9, que só o ator e produtor Vin Diesel parece ter levado a sério
Velozes e furiosos 9
F9 The Fast Saga
Direção
Justin Lin
Roteiro
Daniel Casey, Justin Lin
Elenco
Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster
2h 23min / Ação
No Comment