Tick, tick… Boom!


Andrew Garfield é, provavelmente, um dos rostos mais carismáticos de Hollywood atualmente e no último mês tem sido notícia frequente devido ao estrondoso sucesso de Homem-Aranha: sem volta para casa, o que pode fazer com que alguns passem batido por tick, tick… Boom!, que está disponível na Netflix e vem recebendo muitos elogios.

Para quem não conhece a história, trata-se de um filme-biografia sobre Jonathan Larson, compositor premiado que faleceu precocemente, mas não sem antes finalizar o musical Rent, um dos maiores sucessos da Broadway em todos os tempos. Suas angústias, perdas e a busca incessante pelo reconhecimento compõe essa narrativa musical emocionante que talvez seja o papel mais exigente vivido por Garfield até hoje.

Praticamente falido às vésperas de completar 30 anos e vendo o tempo passar cruelmente enquanto sua carreira parecia estagnada, Larson tentava se equilibrar entre o otimismo do sonhador (inerente a qualquer artista) e o canto da sereia de uma vida mais estável, sem as cores das artes, e que em nada o realizaria.

Andrew Garfield captou o espírito da coisa, soltou a voz e deu vida a um protagonista sensível, emotivo e muito, muito fácil de se fazer querido pelo público. Infelizmente, jamais tive a oportunidade de ver uma entrevista do Larson verdadeiro, mas creio que o próprio teria aprovado sua representação.

Falando não mais do protagonista, o filme do diretor Lin-Manuel Miranda é muito bem-feito, embora inicialmente a narrativa me pareça um pouco atribulada – ritmo que se acerta gradativamente. Os números musicais também são um espetáculo à parte, o que não chega a surpreender tendo em vista a profissão do personagem abordado.

Tick, tick… Boom! é um drama emocionante e um belíssimo musical que chega forte para buscar algumas premiações no Oscar 2022, consagrando o ator que curiosamente está em cartaz com outra megaprodução, que provavelmente será ignorada pela Academia.

Tick, tick… Boom!

Direção: Lin-Manuel Miranda

Roteiro original: Jonathan Larson

Elenco: Andrew Garfield, Vanessa Hudgens, Alexandra Shipp, Robin de Jesús, Judith Light.  

12 de novembro de 2021 na Netflix

1h 55min

Musical/Drama

Sinopse

Não recomendado para menores de 14 anos

Em Tick, Tick…Boom!, Jon (Andrew Garfield) é um jovem compositor de teatro que trabalha como garçom em Nova York, enquanto sonha em escrever um grande musical que vai o levar ao estrelato. 

Dias antes de apresentar seu trabalho em uma performance decisiva, Jon está sentindo a pressão de todos os lugares: de sua namorada Susan (Alexandra Shipp), que sonha com uma vida para além da cidade de Nova York e de seu amigo Michael, seu colega de quarto, que aceita um emprego corporativo em busca de uma vida de segurança financeira, e está prestes a se mudar.

Próximo ao seu aniversário de 30 anos, Jon é tomado pela ansiedade de que seu sonho é irreal e não vale a pena continuar lutando. Com o relógio correndo, Jon está em uma encruzilhada e enfrenta a pergunta com a qual todos devem lidar: o que devemos fazer com o tempo que temos?

Previous Free Guy
Next Caça-Fantasmas: mais além

1 Comment

  1. Ahh… Acho que é a primeira vez que eu leio uma crítica aqui de um filme que eu já assisti (porque eu sou sempre a mais atrasada no rolê do cinema! kkkk) E curiosamente eu assisti esse filme nessa segunda feira e achei a atuação do Garfield muito boa!! A produção toda é tocante e mesmo quem não tem ideia de quem seja John Larson, é capaz de enxergar a beleza da história dele!
    Beijos
    Camis

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)