Não, não é necessário ter assistido aos oito filmes da saga de Harry Potter para adentrar na história pregressa de Animais Fantásticos; porém, é necessário, sim, ter visto aos dois primeiros episódios para entender o que se passa em Os Segredos de Dumbledore, o qual eu considerei o mais interessante dos três longas-metragens lançados até agora.
Mais interessante na medida em que a sede de poder e os preconceitos do vilão Gellert Grindelwald conduziram a história para acontecimentos grandiosos, o que permitiu tratar de questões sócio-políticas históricas de maneira simples e acessível a todas as idades. Um roteiro simples, que não inventou, mas soube trabalhar muito bem com os elementos que tinha em mãos, além de sequenciar a história construída.
Os grandes méritos são, claro, da direção de David Yates, em seu 7º trabalho na franquia Harry Potter, com o que foi certamente seu filme mais complicado até o momento. Primeiro, pelo óbvio atraso nas filmagens devido à pandemia. Depois houve a saída de Johnny Depp, por causa de seus problemas na justiça com a ex-esposa, Amber Heard.
Não que trocar um ator fundamental não seja sempre complicado, mas a verdade é que Mads Mikkelsen fez um trabalho infinitamente melhor na pele do vilão Grindewald; ao passo que Depp, que é excelente ator, havia entregado uma das atuações menos inspiradas de sua carreira, mas o grande problema veio de trás das câmeras.
Com novas provas no caso, a possibilidade de que a demissão de Johnny Depp tenha sido injusta é grande, o que está fazendo com que muitos fãs boicotem o filme. Com se tudo isso já não bastasse, Ezra Miller, um dos principais nomes do elenco, segue se envolvendo em seguidas e cada vez mais graves confusões e parece que dificilmente conseguirá terminar a franquia – maldosamente, acrescento que é interessante ver como ele interpreta melhor o perturbado Aurelius Dumbledore do que o heroico Flash, seu outro grande papel.
Entre mortos e feridos, no entanto, salvam-se todos. O filme tem muito mais méritos do que defeitos (ainda mais se levarmos em conta os problemas) e deixa a expectativa para os dois próximos capítulos da franquia e como ela se ligará ao início das aventuras de Harry.
Aliás, vale observar o impressionante trabalho que o ator Jude Law vem fazendo, já que seu personagem é a versão jovem do professor Dumbledore ele realmente faz parecer que é o mesmo ator que o interpretou já no fim da vida. Ah, e não falei sobre a nossa Maria Fernanda Cândido, pois acho que qualquer análise sobre um papel de duas falas é, no mínimo, injusta.
Animais Fantásticos: os Segredos de Dumbledore é um bom presente para os fãs do Mundo Mágico dos Bruxos, que amam o Harry Potter, ficaram curiosos com a história pregressa, mas se decepcionaram com a parte II dela. Esse 3º capítulo vale, podem confiar!
Animais Fantásticos: os Segredos de Dumbledore
Direção: David Yates
Roteiro: J. K. Rowling, Steve Kloves
Elenco: Eddie Redmayne, Jude Law, Ezra Miller, Dan Fogler, Alison Sudol, William Nadylam, Callum Turner, Jessica Williams, Poppy Corby-Tuech, Victoria Yeates, Katherine Waterston, Mads Mikkelsen, Maria Fernanda Cândido.
15 de abril de 2022 nos cinemas
2h 23min
Fantasia, Aventura
Sinopse
Não recomendado para menores de 10 anos
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é a sequência das aventuras de Newt Scamander (Eddie Redmayne), um magizoologista que carrega em sua maleta uma coleção de fantásticos animais do mundo da magia descoberta em suas viagens.
Dessa vez, ele é convocado por Albus Dumbledore (Jude Law) na luta contra o vilão Grindelwald (Mads Mikkelsen). A trama mostra por que o célebre bruxo de Hogwarts, que sabe da busca por controle de Grindelwald e é incapaz de detê-lo sozinho, confia no magizoologista para liderar uma equipe de bruxos, bruxas e um bravo padeiro trouxa em uma missão perigosa.
Ao longo do enredo, eles encontrarão velhos e novos animais fantásticos, além de enfrentar a crescente legião de seguidores do vilão. Mas o que o grupo de Scamander não sabe é que Grindelwald colocará o Mundo Mágico em uma luta contra o mundo dos trouxas. Enquanto o universo da magia fica mais dividido, Dumbledore deve decidir por quanto tempo ele ficará à margem da guerra que se aproxima.
No Comment